AS OPORTUNIDADES DE MIAMI PARA OS EMPREENDEDORES BRASILEIROS
Xavier Gonzales, CEO do eMerge, conta por que os investidores da cidade norte-americana estão de olho nas startups do Brasil
A cidade de Miami (EUA) é conhecida por ter belas praias, uma animada vida noturna e por ser um bom lugar para se fazer compras. Mas esse destino pode oferecer ainda mais aos empreendedores. É o que garante Xavier Gonzalez, CEO do eMerge Americas, evento de tecnologia criado para conectar os ecossistemas de empreendedorismo da América Latina, América do Norte e Europa.
“Atraímos centenas de investidores que vem ao evento para se conectar aos empreendedores em toda a região. É uma grande oportunidade para alavancar mercados emergentes. Não trata-se apenas de Miami, mas também de investidores que vem de Nova York, Vale do Silício, Europa e outras partes da América Latina”, diz o executivo.
Para Gonzalez, os investidores estão especialmente interessados em startups do Brasil, pois os empreendedores do país são hoje vistos como “muito qualificados” e têm negócios com “soluções inovadoras”.
O que você pensa sobre as startups e empreendedores brasileiros. Por que vocês estão interessados nos negócios daqui?
Temos contato com os empreendedores brasileiros desde que lançamos o eMerge em 2014. Eles são inovadores e têm negócios bem desenvolvidos. Alguns têm uma perspectiva global, outros estão focados no mercado nacional. Há uma grande vantagem se consideramos o tamanho e as oportunidades do mercado brasileiro, apesar de existirem desafios em níveis macroeconômicos que muitos brasileiros precisam enfrentar.
A razão para estarmos tão interessados em negócios da América Latina e, particularmente, do Brasil, é porque há uma onda de empreendedores muito qualificados, com empresas inovadoras que estão desenvolvendo ótimas soluções e olhando cada vez mais além de seus países. Temos percebido um interesse muito grande nesses mercados, não apenas dos investidores, mas também das grandes empresas de tecnologia que buscam soluções inovadoras.
E o que o eMerge Americas e Miami podem oferecer aos brasileiros?
eMerge é uma conferência de tecnologia para conectar a América Latina a América do Norte e a Europa. Atraímos centenas de investidores que vem ao evento para se conectar aos empreendedores em toda a região. É uma grande oportunidade para alavancar mercados emergentes.
Não trata-se apenas de Miami, mas também de investidores que vem de Nova York, Vale do Silício, Europa e outras partes da América Latina. Por exemplo, o 500 Startups um fundo de investimentos muito ativo na América Latina, que está abrindo um escritório em Miami.
Além disso, há uma grande quantidade de empresas de tecnologia que tem escritórios para América Latina aqui em Miami. Empresas como a Cisco, IBM, Microsfot, Twitter, Google e Uber estão instaladas aqui e estão olhando para o mercado latino-americano, especialmente para o Brasil. Então, há muitas oportunidades quando você vem a Miami, onde o ecossistema é muito aberto para ajudar os empreendedores a terem sucesso.
O que você considera essencial para uma startup brasileira ter sucesso em Miami?
Acho que uma das coisas essenciais para se conectar aqui em Miami e em mercados emergentes é ter uma boa noção dos diferentes atores e organizações que estão ajudando os empreendedores. Há uma quantidade significativa de atividades e suporte que está sendo oferecido. A Knight Foundation, por exemplo, tem ajudado diferentes programas de empreendedorismo por meio do ecossistema de Miami. A cidade está muito diferente do que era há cinco anos.
Os investidores estão aqui novamente, como a 500 Startups. Há alguns outros investidores que também estão vindo para esse mercado, especialmente quando falamos em investidores anjo, de Série A e Série B. Acho que é muito importante entender a diversidade que existe aqui, não apenas em relação a diferentes nacionalidades das pessoas que vivem e trabalham aqui, mas também nos conhecimentos técnicos que essas pessoas tem e suas especialidades.
Os investidores estão procurando startups de algum setor especifico?
Isso depende do investidor. E também do estágio da empresa. Mas eu diria que Miami é um hub para comércio, logística, serviços financeiros e de mídia. Essas são algumas das áreas chaves que vemos, ao menos para os empreendedores baseados em Miami.
* O eMerge Americas será realizado nos dias 23 e 24 de abril no Miami Beach Convention Center.