Ségolène Royal afirmou em entrevista ao Canal+ que o produto contribui para o desmatamento

Ministra francesa pede que as pessoas parem de comer Nutella para preservar a natureza Nutella/Divulgação

A ministra do Meio Ambiente da França, Ségolène Royal, pediu à população que pare de comer Nutella — creme de avelã com cacau e leite produzido pela Ferrero. Ela alega que o produto, que é feito de óleo vegetal extraído da palma, contribui para o desmatamento na Ásia.

Nutella ou Paçoquita cremosa? Infográfico revela preferência dos brasileiros

Em entrevista à emissora de televisão francesa Canal+, Ségolène diz que Nutella deveria ter outros ingredientes. Segundo a ministra, a planta da qual é extraída a matéria-prima do creme é cultivada na Indonésia e na Malásia, países que sofrem com o desflorestamento.

— Nós temos que replantar várias árvores por causa do desmatamento massivo, que também contribui para o aquecimento global. Nós deveríamos parar de comer Nutella, por exemplo, porque é feito de óleo de palma — disse ela à emissora local.

De acordo com o jornal inglês The Guardian, a Ferrero — marca italiana que produz o creme Nutella — se pronunciou sobre o assunto. Contudo, não se referiu especificamente ao pronunciamento da ministra.

A empresa afirmou que está consciente dos desafios ambientais e que assumiu compromissos de utilizar o óleo de palma de forma responsável. Sobre a extração na Ásia, a Ferrero diz que obtém quase 80% de seu óleo de palma da Malásia. O resto do seu abastecimento vem de Papua Nova Guiné, Indonésia e até mesmo do Brasil.

The Guardian ainda lembra que há pouco mais de dois anos, senadores franceses tentaram impor um imposto de 300% sobre o óleo de palma, dizendo que seu cultivo era perigoso para o meio ambiente. A proposta, no entanto, foi derrotada.


Área de exploração da palma, na Malásia

Fonte: Ministra francesa pede que as pessoas parem de comer Nutella para preservar a natureza – Mundo – A Notícia

Transforme a Gestão do Seu Negócio

Nossas soluções simplificam a administração da sua empresa e promovem seu crescimento.

CANAIS DE VENDA ONLINE