No Fórum de Cidadania Financeira, gerente do Sebrae defende valorização das cooperativas de crédito

Realizado pelo Banco Central e o Sebrae, o Fórum de Cidadania Financeira terminou nesta quinta (5), em Brasília, com a apresentação de propostas para promover a inclusão financeira dos pequenos negócios – uma relação ainda insatisfatória, mas que vem melhorando. Um dos resultados é a criação de dois grupos de trabalho na Unidade de Acesso ao Mercado e Serviços Financeiros do Sebrae: um será voltado para os tomadores de crédito tradicional e o outro, para microcrédito.
“É a resposta do Sebrae à percepção trazida pelas pesquisas de que há um déficit de capacitação desse público no que diz respeito ao relacionamento com as instituições financeiras”, explicou Alexandre Comin, gerente de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae, ao fazer uma síntese dos trabalhos na oficina de inclusão financeira dos pequenos negócios. Nela, foram apresentadas cinco pesquisas com dados inéditos sobre o relacionamento das micro e pequenas empresas com os bancos.

Além dos grupos de trabalho, o Sebrae seguirá trabalhando com o Banco Central na busca da publicação de uma taxa de juros diferenciada para os pequenos negócios e de um pacote básico de tarifas para os microempreendedores individuais. Outras propostas são agilizar a regulamentação das cooperativas de garantia de crédito e a harmonização das políticas de crédito para pequenos tomadores.

Durante debate no auditório principal, o gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Bruno Quick, incentivou os representantes das cooperativas brasileiras e o Banco Central a criarem atrativos para os pequenos negócios. “As cooperativas de crédito são uma rede importante de atendimento aos empreendedores, mas apenas 7% deles as usam. Temos um vazio, é preciso fortalecer essa ponte”, apontou.

Participaram da mesa, além de Bruno Quick, Roberto Rodrigues, embaixador especial da FAO/ONU e ex-presidente da Associação Cooperativa Internacional (ACI); Márcio Lopes de Freitas, presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB); e o consultor Marden Marques Soares, coautor do livro “Rumos do Cooperativismo Financeiro no Brasil”. A mediação ficou a cargo da jornalista Mara Luquet. Presentes em quase todo o país, as cooperativas de crédito podem ser uma solução para a dificuldade de acesso ao crédito pelas micro e pequenas empresas, na opinião do gerente do Sebrae.

Em dois dias de atividade, o fórum contou com autoridades do Banco Central, Febraban, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Associação Brasileira de Bancos (ABBC).

Fonte: Nova capacitação ajudará empreendedor a se aproximar de bancos – Empreendedor

Transforme a Gestão do Seu Negócio

Nossas soluções simplificam a administração da sua empresa e promovem seu crescimento.

CANAIS DE VENDA ONLINE