Check-up Mercadológico, disponibilizado gratuitamente pelo Sebrae, ajuda o empresário, por meio de um jogo, a identificar correções necessárias para tornar seu negócio mais competitivo
O Check-up Mercadológico possui 60 perguntas, divididas por temas, e cada resposta vale uma pontuação. Dependendo dos pontos obtidos, o empreendedor receberá uma avaliação, dicas e orientações a respeito de sua gestão mercadológica, que envolve: gestão de produtos e marcas, preços, relacionamento com fornecedores, concorrentes e clientes, canais e composto promocional. O e-book explica conceitos, sugere vídeos e direciona para os cursos e consultorias do Sebrae mais indicados para fortalecer a empresa no que ela mais precisar. A iniciativa faz parte do Sebrae Mais, que reúne produtos de capacitação e consultoria para empresas de pequeno porte – as que faturam anualmente entre R$ 360 mil e R$ 3,6 milhões.
“Os questionários são próximos às realidades das pequenas empresas brasileiras”, afirma Carlos Alberto Veríssimo, dono de uma pequena empresa de consultoria e treinamento do Rio de Janeiro. “Ao fazer o diagnóstico da minha empresa, percebi nitidamente que poderei aumentar o índice de competitividade do meu negócio. Ele é de extrema valia para milhões de pequenos empresários brasileiros que atravessam momentos conturbados e carentes de dicas de gestão”, acrescenta. Um dos pontos fortes da ferramenta, segundo o empresário, é a flexibilidade no uso. “É possível interromper o processo e prosseguir quando quiser, já que tudo fica registrado e permite ao usuário voltar de onde parou”, afirma.
Como baixar o aplicativo:
– Acessar com o celular ou tablet a página do produto no portal do Sebrae ou no portal de Educação a Distância do Sebrae.
Quem tem aparelhos com sistema operacional iOS deve clicar na opção de baixar o Check-up Mercadológico e, em seguida, acessar o arquivo pelo iBooks. No caso do sistema Android, é necessário primeiro baixar o app Adobe Digital Editions. Em seguida, deve fazer o download do Check-up Mercadológico no link mencionado anteriormente. O conteúdo do e-book poderá ser acessado, então, pelo aplicativo Digital Editions.
Fonte: Empreendedor