Uso de tecnologia ajudou empreendimento em Brasília a atrair 150 clientes e ampliar em 8% a receita em apenas um mês
A crise afetou bastante o setor de food service nacional, com quedas anuais de até 20% no faturamento dos restaurantes. Segundo dados apresentados no painel de consumo da consultoria Nielsen, na feira da Associação Paulista de Supermercados, a Apas Show, 22% dos brasileiros compraram menos em 2016, mas mantiveram as marcas preferidas, e 7% reduziram alimentação fora de casa e lazer. “O cenário que se imaginava de um 2017 mais próspero foi rapidamente quebrado por um resultado em janeiro e fevereiro ainda pior do que nos anos anteriores. O remédio para enfrentar esse momento econômico é investir onde realmente o empreendedor consegue medir e sentir o resultado, como as ferramentas e mídias sociais, uma ação de marketing local e voltada ao consumidor da vizinhança”, explica o especialista em marketing e CEO da SumOne, Lucas Prim.
Feedback dos clientes
O monitoramento das informações dos consumidores em tempo real é outra medida que traz bons resultados aos varejistas. Márcio Stelato, fundador do T-Bone Steak & Burger, de Porto Velho (RO), ressalta a importância de possuir uma plataforma de relacionamento com os clientes e que levou ao aumento do ticket médio da loja em 55%, passando de R$ 29 para R$ 46. “Queríamos, primeiro, implementar um programa de fidelidade de fácil gestão, que tivesse um grande apelo para nossos consumidores, e abrir um novo canal de comunicação com eles, com feedbacks e divulgação das novidades e promoções, por exemplo. Inclusive, frequentemente encontro clientes que me dizem que o Bonuz foi uma ótima ideia e que passaram a frequentar o T-Bone mais vezes após a implantação das ferramentas”, explica.
Fonte: Empreendedor