Se 2016 foi o ano da crise, 2017 será o ano da sobrevivência, segundo especialistas ouvidos pelo UOL.
O consumo deve continuar em baixa, e o desemprego deve aumentar. O cenário faz com que o empreendedorismo vire uma alternativa de renda para muitas pessoas, mas também aumenta o risco do negócio.
Quem pretende abrir uma empresa em 2017 precisa estar atento ao noticiário econômico e acompanhar as tendências do mercado. Quem afirma é o consultor do Sebrae-SP Vitor dos Santos e o professor de empreendedorismo e estratégia de negócios da FGV (Fundação Getúlio Vargas) Alberto Ajzental.
Abaixo, os dois especialistas dão cinco dias para quem pretende iniciar um negócio em 2017:
1. Não invista muito
Os clientes estão com menos dinheiro e buscam soluções mais simples e baratas: produtos de marcas inferiores, consertos em vez de comprar um item novo e assim por diante.
Além disso, quanto menor for o investimento, menor será o prejuízo se a empresa não der certo. “Não invista todo o seu dinheiro, arrisque menos e mantenha uma reserva financeira”, diz Alberto Ajzental, da FGV. Começar com empréstimo nem pensar: os juros bancários estão muito altos, e é melhor buscar um sócio com capital, dizem os especialistas.
2. Aposte no que você já conhece
Não adianta querer entrar em um negócio porque dizem que “dá dinheiro”. Ter experiência no setor, conhecer a concorrência e fazer algo em que é bom e de que gosta são fatores que contribuem para o sucesso, segundo Vitor dos Santos, do Sebrae-SP.
3. Faça um planejamento financeiro
Coloque no papel quanto vai investir, quando pretende ter o retorno do investimento, de quanto precisa para renda familiar e assim por diante.
“O planejamento financeiro detalhado é essencial para o sonho do negócio próprio não virar pesadelo”, diz Santos.
4. Busque parcerias
Manter uma estrutura enxuta é uma forma de diminuir os custos da empresa. Busque parcerias com outras empresas, seja para conseguir comprar matéria-prima a um preço menor, por exemplo, ou para terceirizar uma parte dos seus processos.
“Ter parceiros com experiência em outras áreas é positivo, pois permite que você foque no seu negócio principal”, afirma Ajzental, da FGV.
5. Atenda uma necessidade básica do cliente
Em épocas de crise, as pessoas compram apenas por necessidade. Quanto mais básica for a necessidade do cliente, menor será a dúvida dele na hora da compra.
“Os empresários precisam entender realmente qual é a necessidade do cliente. Não é entender do seu produto, e sim da necessidade que ele atende. Focar nisso é um ótimo argumento de vendas”, diz Santos, do Sebrae-SP.
Fonte: UOL