Daniel Caldeira lançou a Brotto Brasil, empresa que não usa ingrediente de origem animal

Daniel Caldeira, proprietário da Brotto Brasil (Foto: Divulgação)

Muitas pessoas optam por cosméticos que não fazem testes em animais. Outras adotam opções veganas, que além de não fazer testes, não admitem qualquer ingrediente de origem animal. O químico Daniel Caldeira é uma delas. Depois de conhecer a causa, ele resolveu empreender no setor e lançou a empresa de cosméticos veganos, Brotto Brasil.

Caldeira já trabalhava na indústria de cosméticos há 13 anos. Em 2010, conheceu a culinária vegana e sentiu dificuldade em encontrar restaurantes que fossem adeptos a este tipo de alimentação. “Percebi que não era fácil encontrar empresas que investissem no estilo de vida vegano. E, apesar de não ser especialista em alimentos, tenho muito conhecimento na área de cosméticos e isso me levou a criar a Brotto Brasil”, diz Caldeira.

De início, haveria somente dois produtos veganos: shampoo e condicionador isotônicos que seriam vendidos em academias. “Comecei a desenvolver o conceito da marca com esse objetivo. Contudo, percebi que não existia uma linha completa de cosméticos veganos no país e resolvi aumentar o número de produtos da empresa”, conta Caldeira.

Em 2011, o químico registrou a Brotto Brasil e desenvolveu os primeiros protótipos da linha. Hoje, a marca produz máscara capilar, shampoo, fixador de maquiagem, desodorantes íntimos, entre outros. A empresa substitui substâncias como a queratina, de origem animal, pela glicerina vegetal, em seus produtos.

Os produtos custam entre R$ 37 e R$ 114. “Foram três anos de estudo e testes para chegar aos melhores resultados. Somente em 2015 conseguimos o resultado final: um produto de alta tecnologia sem derivados de animal”, diz Caldeira. O investimento total para lançar a marca foi de R$ 1 milhão.

O foco da empresa começou no uso profissional em salões de beleza, mas Caldeira pretende expandir este público. “Apesar das vendas serem para o atacado, muitos consumidores diretos também compravam nossos produtos nos cabeleireiros”, diz o empreendedor, que percebeu a necessidade de vender para o varejo. Hoje, a Brotto Brasil terceiriza a produção em fábricas localizadas em Mairiporã (SP) e em Palmeira (PR).

Ainda neste ano, a Brotto Brasil estará em perfumarias de todo o Brasil. “Nosso forte é no Norte e Nordeste do país”, conta Caldeira. Inicialmente com outros dois sócios do setor químico que não revelam suas identidades. Em dois meses de lançamento, a Brotto Brasil já paga suas despesas fixas e espera faturar R$ 1 milhão até o fim do ano.

Fonte: PEGN

Transforme a Gestão do Seu Negócio

Nossas soluções simplificam a administração da sua empresa e promovem seu crescimento.

CANAIS DE VENDA ONLINE