Órgãos de registro de pessoas jurídicas já possuem algumas funcionalidades da rede, que ajudarão a agilizar os processos e a reduzir a burocracia

Desde o mês de agosto, o ato de inscrever, alterar e dar baixa em empresas ficou mais fácil para o empreendedor brasileiro de diversos Estados: foi realizada com sucesso uma primeira fase de integração da RedeSIM com os cartórios de registro de pessoas jurídicas, e o Serpro teve participação ativa nesta melhoria. No momento, são possíveis a consulta de CPF e CNPJ, e a consulta de solicitação de inscrições e deferimentos.

A RedeSIM (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios) foi criada pela lei nº 11.598/07 para permitir que o cidadão abra ou regularize seu negócio de forma simplificada e sem burocracia. É administrada por um comitê gestor composto por membros dos governos federal, estadual e municipal, e já funcionava em parceria com as Juntas Comerciais de Estados como Goiás, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Na prática, significa dizer que os órgãos responsáveis pelo registro e legalização de empresas atuarão de forma interligada, permitindo a realização de todo o processo por meio de entrada única de dados na internet. Andréa Martins, do Serpro, ressalta que a integração, que foi desenvolvida pela empresa, ajudará a simplificar processos.

“Com ela, as solicitações de cadastro nos cartórios podem ser concluídas sem necessidade de comparecimento na Receita Federal, para a realização da finalização relacionada aos deferimentos e indeferimentos das solicitações”, detalha Andréa, que é coordenadora de negócios relacionados ao CNPJ e à RedeSIM.

A integração utiliza tecnologias já velhas conhecidas do Serpro, como o framework Demoiselle, e também novas, como o Tibco BW, uma plataforma para interconexão de serviços e sistemas.
Fonte: Comunicação Social do Serpro

Transforme a Gestão do Seu Negócio

Nossas soluções simplificam a administração da sua empresa e promovem seu crescimento.

CANAIS DE VENDA ONLINE