A Latin NCAP, organização não governamental que faz testes de segurança com carros de passeio vendidos na América Latina, retirou as três estrelas que o Renault Clio tinha no quesito proteção de adultos. O motivo da mudança na avaliação do modelo é que na linha de produção que a Renault mantém na Colômbia, o compacto é produzido sem airbag para passageiro e não tem o item nem como um equipamento opcional.
Após o teste com a versão 2013, o modelo foi avaliado com zero estrela e a Renault se comprometeu a instalar o dispositivo. A Latin NCAP voltou a avaliar o modelo com a versão feita na Argentina, que traz airbag de série para motorista e passageiro e o resultado atingindo foi de três estrelas _ o ranking máximo é de cinco. É dessa linha de produção que vem o Clio que abastece o mercado brasileiro.
Como a fabricante não cumpriu o prometido, o Clio agora foi rebaixado. Em nota, a Renault se comprometeu a começar oferecer o Clio feito na Colômbia com o dispositivo a partir de fevereiro de 2016, mas até lá o Latin NCAP diz que manterá o rebaixamento do modelo para proteção dos ocupantes adultos.
No Brasil, a versão de entrada do Clio, a Expression, já traz airbag duplo e freios ABS por R$ 31 mil (preço divulgado no site da montadora nesta quarta-feira, dia 24). Contudo, há dois anos, quando alguns modelos eram vendidos por R$ 22.990, na mesma versão, airbags e freios ABS não estavam inclusos no pacote.
Fonte: “Renault Clio” vendido na Colômbia é reprovado em teste de segurança – Joinville Motor