Ex-jogador compra operação da Octagon no país e já representa Gabriel Medina e Neymar
O ex-jogador de futebol e hoje empresário Ronaldo está de volta ao mercado de marketing esportivo e publicidade. Sem fazer alarde, depois de fechar a 9ine em meados de 2016, por causa de desentendimentos com o sócio Marcus Buaiz, o Fenômeno comprou a operação da americana Octagon no Brasil.
O escritório, recém-inaugurado na Rua Helena, na Zona Sul de São Paulo, já tem entre os clientes atletas e empresas de peso, como a Ambev e a Nike. O principal contrato da agência está para ser assinado, segundo fontes próximas a Ronaldo, e é com o jogador Gabriel Jesus, atacante do Manchester City e também da seleção.
A Octagon Brasil vai cuidar da gestão da imagem dos atletas e, no caso de Jordan, fará a promoção de produtos específicos. No site da empresa, as informações ainda estão desatualizadas, o endereço é o da gestão anterior da companhia, que está há dez anos no país, os telefones informados não funcionam, e os e-mails para contato voltam.
O GLOBO teve acesso ao material de divulgação da agência, o mesmo entregue aos potenciais clientes para tentar atraí-los. A gama de serviços oferecidos pela agência é enorme: desde a criação de plano estratégico de comunicação, relacionamento com a imprensa, gestão de redes sociais, prospecção e negociação com patrocinadores, criação até o posicionamento de marcas dos atletas.
A Octagon Brasil sob o comando de Ronaldo terá, ainda, uma divisão chamada Family Office R9, que administrará do planejamento patrimonial, fiscal e de aposentadoria até a administração de orçamento e a gestão de serviços de investimento. Conforme os folders promocionais da agência, a imagem de Ronaldo estará sempre presente, reforçando o peso da marca.
Essa é a segunda investida do ex-jogador no mercado de marketing esportivo. A primeira começou em 2011, com a fundação da 9ine em parceria com Marcus Buaiz e a gigante britânica da comunicação WPP — que controla empresas de publicidade como JWT, Young & Rubbican e Ogilvy. Ronaldo deixou o dia a dia da operação da 9ine em 2013, para integrar o Comitê Organizador da Copa de 2014, e tentou um retorno em meados de 2016.
Foi quando encontrou uma empresa diferente da que havia deixado. Sob o comando de Buaiz, a 9ine se voltou para a gestão de imagem de celebridades, como a cantora Claudia Leitte, a atriz Paolla Oliveira, e até o personal trainer Marcio Atalla, que havia ajudado Ronaldo a emagrecer em um quadro do Fantástico, da TV GLOBO. O ex-craque tentou retomar o controle da empresa e redirecioná-la para o marketing esportivo, negociou longamente com a WPP, mas não houve acordo.
No início do segundo semestre do ano passado, Ronaldo foi ao mercado garimpar oportunidades. Foi quando encontrou a Octagon, que já está há dez anos no Brasil e atua em outros oito países, de acordo com seu site global. Em nota, a assessoria de Ronaldo esclarece que o Fenômeno assumiu o controle da operação brasileira em janeiro deste ano, por acreditar “no potencial brasileiro e sonhar em colocar o marketing esportivo em outro patamar, apostando em novos setores e formatos”.
O comando da Octagon Brasil nessa nova etapa estará a cargo de Gabriel Lima, que já era o diretor-geral da agência antes de Ronaldo assumir o controle. Ao lado do ex-jogador, estarão os investidores Alexandre Leitão e Fred Pollastri, que já eram investidores na franquia brasileira da Octagon.
Ronaldo comentou o negócio em sua conta no Instagram: “Foi com a 9ine que entrei em campo pela primeira vez. Foram cinco anos aprendendo, crescendo e amadurecendo com os erros e acertos de uma empresa nova e uma equipe entusiasmada, pela qual tenho respeito e gratidão. Dou início agora a um novo capítulo como empresário, à frente de uma agência com dez anos de estrada”, disse.
Segundo fontes próximas ao ex-jogador, Ronaldo sempre quis retomar o modelo de negócio com foco no marketing esportivo — ferramenta usada na gestão da imagem de Anderson Silva que contribuiu para que ele ganhasse popularidade no país.
Assim, pretende voltar a atrair para seus clientes patrocinadores do porte de Nike e Burguer King. O trabalho da 9ine com o ex-campeão de MMA concentrou-se em construir a imagem de um atleta carismático e ligado à família — Anderson Silva é pai de cinco filhos —, diferenciando-o dos outros competidores da modalidade.
A 9ine criou para Anderson uma conta no Twitter que ganhou cerca de 500 mil seguidores em tempo recorde. Ronaldo acredita que foram esses valores que fizeram o lutador tão popular e atraíram outros clientes do universo do UFC para aquela agência, como Vitor Belfort e Junior “Cigano” dos Santos.
Já Buaiz, ainda em meados de 2016, quando o fim da 9ine ainda começava a definir-se, anunciou a abertura de sua nova agência, a ACT10N. Em junho daquele ano, os parceiros comerciais da 9ine foram notificados sobre mudanças na agência.
A assessoria de imprensa da Octagon informa que não há contrato com Medina e Neymar. A agência esclareceu ainda que seus principais clientes são empresas e que seu foco de atuação são planejamentos estratégico e criativo, gestão de projetos e execução de experiências.
Fonte: PEGN