Ferramenta irá ajudar na elaboração de políticas públicas que beneficiem as micro e pequenas empresas
Além das estatísticas das empresas no Brasil, podendo ser divididas entre regiões, estados, municípios e Cadastro Nacional de Atividade Econômica (CNAE), a ferramenta também traz indicadores econômicos e sociais e das principais atividades econômicas dos municípios, e permite que sejam feitas pesquisas com diferentes filtros e comparações. A plataforma também mostra dados socioeconômicos, como renda, Índice de Desenvolvimento Humano e escolaridade, e de estudos e pesquisas produzidos pelo Sebrae, como a participação dos pequenos negócios no Produto Interno Bruto (PIB).
“Essas informações são preciosas para nos auxiliar na elaboração de políticas públicas que incentivem o empreendedorismo no Brasil. Essa base também irá ajudar quem já empreende ou quem quer empreender”, destaca o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos. O material também será uma importante ferramenta de pesquisa para pesquisadores, jornalistas e estudantes.
Pelo DataSebrae, ainda é possível saber como está a implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas nos municípios e se eles estão cumprindo o tratamento diferenciado e a obrigatoriedade das licitações exclusivas para os pequenos negócios, por exemplo.
O acesso à ferramenta é on line e gratuito. Os dados podem ser visualizados em gráficos, tabelas e mapas, facilitando a análise das informações.
Fonte: Empreendedor