Gratuita, ferramenta “Google Teste Meu Site” analisa a página da empresa e diz o que precisa ser feito para ela funcionar bem nos celulares e tablets

Serviço "Teste Meu Site" do Google: ele diz se o site da empresa é preparado para o smartphone (Foto: Divulgação)

Uma pessoa interage com seu celular quase 100 vezes ao dia. E grande parte dessas interações é para buscar informações sobre serviços e produtos na web. Segundo o Google, hoje, mais de 50% das buscas feitas em suas ferramentas são feitas via celular. Os empreendedores, portanto, devem estar atentos a este novo hábito dos consumidores: afinal, se a empresa tem um site que funciona bem nos dispositivos móveis, tem mais chance de ser encontrada e acessada.

O serviço, acessível pelo endereço testmysite.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br, é gratuito e analisa se a página da empresa funciona bem nos dispositivos móveis, explica Fabiana Fregonesi, gerente do time de soluções para PMEs do Google.

Segundo Luís Benini, especialista em soluções mobile do Google, a ferramenta analisa três quesitos: se a página web é feita para smartphones, qual é a velocidade que ela é carregada no celular e, também, no desktop. Para cada um dos itens, é dada uma nota de zero a 100. As notas, inclusive, são indicadas em três cores (se é verde, o site é bom, se é amarelo, é razoável; e se é vermelho, a sua página na web é ruim para as telas dos celulares). Além das notas, o serviço oferece ainda um relatório técnico detalhado sobre onde o site vai bem e onde está mal.

Google Teste Meu Site avalia com notas a compatibilidade do site com smartphones (Foto: Divulgação)

A ferramenta é bem simples de usar. Basta colocar o endereço do site no campo indicado na página do “Teste Meu Site”. As notas também são fáceis de interpretar. O relatório, contudo, é mais complexo de interpretar: ele exibe informações técnicas, compreensíveis apenas para empreendedores que dominam programação web e especialistas em desenvolvimento de site.

“A nossa ideia é dar uma dimensão exata dos problemas do site. Assim, o empreendedor pode fazer as correções. Ou passar para o gestor do seu website fazer as alterações no site para deixá-lo acessível via smartphone”, diz Benini.

Segundo Fabiana, estudos indicam que a demora no carregamento de uma página web no celular impacta na queda de 11% em pageviews, 16% na satisfação do cliente e 7% de declínio em conversões de vendas, por exemplo. Em uma recente pesquisa do Google, 46% das pessoas disseram que o tempo de carregamento dos sites em dispositivos móveis é um incômodo.

“Antes, as empresas precisavam ter um site. Hoje, elas precisam que esse site funcione no celular. Pois é lá que o cliente está”, afirma Fabiana.

O lançamento acontece num momento em que o Google foca seus negócios nos dispositivos móveis. A empresa, recentemente, anunciou que os sites com páginas otimizadas para as telas de smartphones, por exemplo, ganhariam pontos para aparecer com mais relevância nos sistemas de buscas.

Fonte: Pequenas empresas e grandes negócios

 

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