“A Lavadeira” lava e passa mais de cinco mil roupas por dia e é capaz de monitorar cada peça

Lavar e passar roupas são algumas das tarefas domésticas que mais exigem tempo das pessoas. É preciso tomar uma série de cuidados para que as roupas não manchem e nem fiquem com odores ruins. Para solucionar esse problema, uma dupla de empreendedores criou A Lavadeira, um serviço online de assinatura que busca roupas sujas na casa dos clientes duas vezes por semana.

O serviço, atualmente, atende clientes apenas na região de São Paulo, e os preços variam de acordo com o peso das roupas que são lavadas. Um dos pacotes mais baratos, indicado para até duas pessoas, custa R$ 240 e garante a lavagem de até 15 quilos de roupas por mês.

A ideia do negócio surgiu da dificuldade que Gilson Gonçalves, fundador da empresa, teve quando mudou de Goiânia para São Paulo, em 2006. Após passar no vestibular, Gonçalves veio morar sozinho na capital paulista e não tinha uma maneira fácil e rápida de lavar suas roupas. A insatisfação do empreendedor aumentou em 2008, quando o empreendedor quis comprar um apartamento na cidade e percebeu o número de imóveis sem área de serviço que existem. “Notei que não era o único que passava por esse problema. A maioria das lavanderias que existem são voltadas para roupas sociais ou enxovais, mas e a roupa do dia a dia?”, diz.

Nos anos seguintes, Gonçalves continuou sua faculdade, mas manteve o interesse em criar uma empresa de lavagem doméstica. Até que, em 2012, o estudante conheceu seu sócio Alberto Soares, que também era de Goiânia. “Foi uma grande coincidência. Nós somos da mesma cidade e temos algumas amigas em comum. Elas me disseram que conheciam alguém que também estava interessado no mercado de lavanderia e, depois que fomos apresentados, vimos que nossos planos de negócio eram muito parecidos”, diz Gonçalves. A dupla começou a planejar o negócio em abril daquele ano.

Por já terem seus próprios planos de negócio, ambos empreendedores já tinham boa noção de como funcionava o mercado de lavanderia, então foi necessário apenas acertas como as ideias seriam colocadas em prática. Era preciso determinar o local e o tamanho do espaço em que as roupas seriam lavadas, qual seria o número de funcionários e como as roupas seriam buscadas e, depois, entregues nas casas dos clientes.

O plano inicial de Gonçalves e Soares era ambicioso. “Nós queríamos fazer um projeto grande, para atender até 30 mil famílias, com 40 funcionários e em uma área de 3.500 metros quadrados”, afirma. Mas, como o negócio ainda estava no início, foi preciso diminuir o projeto. Com isso, a dupla lançou uma versão piloto do serviço em 2013, com um centro de limpeza no bairro do Morumbi.

“No começo, só íamos até a casa dos clientes buscar e entregar as roupas de segunda e quinta-feira. Na época, eu e meu sócio revezávamos para fazer o papel de motorista, pois não valia a pena contratar um funcionário para apenas dois dias”, diz. Com o aumento no número de assinantes, o serviço começou a buscar roupas às terças-feiras e, depois, às quartas e sábados.

O investimento inicial do negócio foi capital próprio dos empreendedores, “mas, por conta de um aporte que recebemos de investidores anjo em 2014, não podemos abrir o quanto tivemos que investir para abrir empresa”, diz. O aporte recebido pela empresa também não foi divulgado, mas Gonçalves afirma que o dinheiro foi utilizado para refazer a identidade visual da marca, o site de assinaturas e os equipamentos do centro de limpeza.

O piloto d’A Lavadeira funcionou até 2015, quando atingiu o número de 600 assinantes que pagavam, em média, R$ 350 pelo serviço. A empresa contava, na época, com uma equipe de 15 pessoas e mais de três mil peças de roupas eram lavadas por dia.

Segundo o empreendedor, com o crescimento constante no número de assinantes, seria preciso investir em uma estrutura maior. Foi quando a empresa abriu uma segunda rodada de investimento. Dessa vez, A Lavadeira recebeu um aporte de R$ 6,4 milhões dos fundos CVentures Primus e CRP Empreendedor. “Com isso, conseguimos voltar ao nosso plano inicial de ter um espaço maior e com mais funcionários, agora em Taboão da Serra”, afirma Gonçalves.

A Lavadeira (Foto: Divulgação)

Atualmente, A Lavadeira tem 50 funcionários e chega a lavar mais de cinco mil peças de roupas por dia. “Não podemos abrir o número atual de assinantes e nem o nosso faturamento, por conta dos contratos com os fundos de investimento, mas já passamos de mil assinantes”, afirma Gonçalves.

O investimento também permitiu melhorar a tecnologia utilizada no centro de limpeza. Foi instalado uma estação de tratamento de água e um sistema para monitorar as roupas constantemente. “Hoje, quando chega uma roupa nova, ela é cadastrada no sistema com informações sobre o tecido, a cor, o peso e possíveis manchas. O sistema então nos diz qual o tipo de lavagem que essa peça deve ter e todo o resto é feito de forma automática. Se eu cadastro uma camiseta vermelha de algodão, por exemplo, o sistema me indica que ela deve passar por um ciclo de roupas coloridas com baixa temperatura de água”, diz.

Segundo o empreendedor, esse tipo de equipamento foi essencial para o negócio, pois, no mercado de lavagem doméstica, existe uma variedade enorme de tecidos e cores. “Depois que as roupas estão limpas e secas, elas são passadas a mão. E se nossas passadeiras encontram algum problema na peça, indicam o erro para o sistema e devolvem para mais uma lavagem”, explica.

Gonçalves afirma que a principal vantagem do setor de lavagem doméstica é que, quando o serviço é bem feito, os clientes se tornam fiéis. “Isso porque, depois que uma pessoa percebe que existe a possibilidade de não ter que mais se preocupar em limpar suas roupas, ela nunca mais quer voltar a fazer essa tarefa”, diz.

Os próximos planos da empresa nesse ano são de aumentar as regiões que o serviço atende na Grande São Paulo e expandir para algumas cidades do interior, como Jundiaí e Campinas. E para o começo de 2017, Gonçalves espera que algumas capitais de outros estados, como Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, também possam começar a usar o serviço.

Fonte: PEGN

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