A intenção é colocar o Podcycle para cruzar as ruas brasileiras
O objetivo da campanha é levantar recursos para a finalização da construção do veículo, que já está em andamento na Pedra Branca, e a realização de um tour com a primeira unidade construída pelas principais cidades brasileiras. Desta forma, os apoiadores poderão conhecer e, inclusive, dirigir o veículo. A campanha ficará no ar até 22 de novembro.
Para Rodrigo Magri, formado em Engenharia Mecânica pela UFSC e coautor do projeto, a ação também servirá para pulverizar o conceito do uso compartilhado de automóveis. “O tour também funcionará como uma forma de divulgação do compartilhamento de veículos elétricos para o público, além de prospecção de oportunidades, contribuindo na busca por investidores e parceiros, e conversando com representantes do poder público, demonstrando a todos a inteira viabilidade da adoção massiva de veículos elétricos no Brasil para auxiliar na resolução de problemas de mobilidade”, explica.
Para apoiar a ideia, basta entrar no site do projeto (https://goo.gl/LY9STZ) e escolher um valor dentre as opções disponíveis. Cada cota, que varia de R$ 15 a R$ 900, tem uma recompensa – que vai desde a gravação a laser do nome do apoiador no chassi do automóvel a uma miniatura 3D do veículo, acompanhado de uma carta de agradecimento assinado a mão pelos membros da equipe responsável pelo projeto.
O projeto foi concebido depois de anos de trabalho na e3, uma das equipes de competição do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC. Ganhou força após a participação de alguns de seus idealizadores no I Fórum de Mobilidade Elétrica Brasil-Ingolstadt, realizada em Joinville, em 2013, e foi se consolidando nos últimos anos.
Desafio Sebrae
O PodCycle foi vencedor do Desafio Sebrae de Plano de Negócios de 2012, e recebeu, em 2014, o Prêmio Sinapse da Inovação, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) em parceria com o Sebrae no estado. A startup também participou do programa de capacitação Startup SC (https://www.startupsc.com.br/), desenvolvido pelo Sebrae com o objetivo de fortalecer as startups catarinenses.
Atualmente, a equipe envolvida no projeto é diversa e internacional, formada por cerca de 20 integrantes – entre eles designers, artistas 3D, especialistas em impressão 3D, engenheiros, cientistas da computação, empreendedores visionários e jornalistas. Oriundos de equipes universitárias de competições como Baja, Formula e SEMA, os profissionais envolvidos foram convidados a palestrar no Open Hardware Summit 2013, realizado no Masachussets Institute of Technology (MIT), participaram do premiado documentário Road to Houston, e fizeram pesquisas em respeitados institutos e empresas do segmento.
Fonte: Startup faz campanha para produzir veículo elétrico colaborativo – Empreendedor