O Boticário, a maior rede de franquias do Brasil, venceu o prêmio de Franquia do Ano
A entrega do prêmio Melhores Franquias do Brasil 2016 ocorreu nesta terça-feira (14/6), em uma festa no espaço de eventos Villa Blue Tree, em São Paulo. A revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios apresentou as 77 redes que chegaram à excelência, ou seja, que atingiram a cotação de cinco estrelas. Foram premiadas também a Melhor Microfranquia, a Melhor Rede Emergente e a Franquia do Ano, além de duas menções honrosas.
“O setor de franquias sempre se manteve à frente do resto da economia. Em 2015, não foi diferente. O setor conseguiu crescimento de praticamente zero em um cenário em que o PIB recuou quase 4%. Não deixa de ser uma performance melhor que a média”, diz Frederic Zoghaib Kachar, diretor geral de mídia impressa do Grupo Globo.
“Essa premiação está entrando para o calendário da cidade e é uma prestação de serviço para todo futuro franqueado”, diz Cristina Franco, presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Conheça abaixo os vencedores, selecionados a partir de pesquisa da Serasa Experian. As campeãs fazem parte do Guia de Franquias 2016/2017, que traz um ranking das 500 melhores redes no país e um total de 1.130 marcas para você investir. As 77 franquias cinco estrelas e os seus planos de crescimento ganham destaque neste ano.
A edição especial mostra ainda as tendências do mercado, as obrigações e os direitos do franqueador e do franqueado, todas as etapas da escolha e da montagem de uma franquia e as contas que devem ser feitas antes de fechar negócio. A publicação chega às bancas a partir do dia 15 de junho.
Franquia do ano
O Boticário
Com 3.562 unidades franqueadas e 188 próprias em 2015, a rede de cosméticos passou por uma grande reestruturação. O negócio foi redesenhado e ganhou vice-presidências divididas por canais de vendas. Em 2016, a estimativa é inaugurar de 35 a 50 lojas.
Menção honrosa
iGUi
Depois de instalar mais de 300 mil piscinas pelo mundo, a marca inovou ao lançar um modelo econômico de loja e serviços de tratamento de piscinas. A iGUi pretende manter o faturamento estável neste ano (em 2015, a receita foi de R$ 509,1 milhões).
Menção honrosa
Sorridents
As franquias da marca oferecem 19 especialidades da odontologia. Em 2015, a rede investiu em um modelo mais acessível de franquia, o Sorridents Lite, voltado para o interior. Em 2015, o faturamento cresceu 7% e chegou a R$ 200 milhões. A perspectiva é de crescer 10% em 2016.
Rede emergente
Mania de Churrasco! Prime Steak House
O faturamento da rede aumentou 60% em 2015, em relação ao ano anterior. A meta é crescer 40% neste ano. Para não perder vendas em um ano de aumento nas matérias-primas, a rede se concentrou no básico e não alterou a qualidade dos produtos.
Microfranquia
Kumon
São 1.400 unidades espalhadas por 580 cidades brasileiras. Em 2015, a rede de reforço escolar que ensina as crianças a aprender dobrou o gasto com a divulgação da marca. A previsão é abrir 50 unidades em 2016.
Fonte: PEGN