5 lições de Jorge Paulo Lemann para empreendedores - PEGN | Dia a dia

O empresário participou do Day 1, evento organizado pela Endeavor, em São Paulo
Jorge Paulo Lemann, empresário, durante Day 1, da Endeavor (Foto: Dennis Ribeiro/Endeavor)
Jorge Paulo Lemann é hoje um dos maiores empresários brasileiros e, ao contrário do que muitos pensam, passou por muitos altos e baixos para chegar a uma fortuna estimada em mais de US$ 20 bilhões. Hoje, Lemann é o homem mais rico do Brasil e coleciona negócios bem sucedidos. "O sucesso não vem em linha reta".Campeão de tênis em Wimbledon e formado em Harvard, o empresário vive na Suíça desde 1999, quando saiu do Brasil por uma tentativa de sequestro a um dos seus filhos. Sua carreira empreendedora começou com o Banco Garantia. Depois, criou a Ambev, a partir da compra da Brahma e da Antarctica.Com os sócios de longa data Carlos Sicupira e Marcel Herrmann Telles, controla a firma de private equity  3G Capital. Hoje, são donos de negócios como a Anheuser-Busch InBev, maior cervejaria do mundo e dona de marcas como Skol, Stella Artois, Budweiser e Quilmes, a Restaurant Brands International, que comanda as redes Burger King e Tim Hortons, e a americana H.J. Heinz & Company, que fabrica o famoso catchup Heinz. Recentemente, a Heinz se juntou à Kraft Foods, em um negócio bilionário.Boa parte destas aquisições foi acompanhada por Warren Buffett, que é admirador declarado do empreendedor brasileiro. No mundo dos negócios, Lemann é conhecido pela gestão radical de cortes: fazer empresas crescer gastando o mínimo possível.  “Tiro o chapéu para o que a 3G está fazendo”, diz Buffet, segundo o Financial Times.Lemann participou do evento Day1, da Endeavor, em São Paulo, e contou como os erros ajudaram a construir o que tem hoje. "A maioria das pessoas olha a carreira de um empresário, vendo o sucesso, e acha que é uma linha reta e que se chega lá com facilidade", diz.1. Não desanime O empresário falou da importância de seguir acreditando que as coisas podem dar certo, independente das tentativas fracassadas ou das crises. "Quero que todos os empreendedores não desanimem na primeira dificuldade. Quero que eles continuem tentando."Para ele, lidar com altos e baixos é parte das tarefas do empreendedor. "O importante é estar sempre aprendendo com as dificuldades e vendo oportunidades. Vejo o Brasil de hoje como um lugar de muitas oportunidades. A dificuldade gera a necessidade de melhorar."2. Erre e aprenda Lemann começou no tênis aos sete anos. E, desde então, aprendeu a lidar com fracassos. "Aos 11, perdi para um boliviano. Isso me preparou para perder e cada vez que perdia eu tentava analisar porque não tinha dado certo e como podia melhorar para a próxima vez", diz.Sem esforço, o resultado não aparecia. "O tênis foi importante para mim, para me habituar a não ganhar e a analisar como fazer melhor".3. Foque Pensando em jogar tênis e surfar, Lemann conta que quase foi expulso de Harvard. "Além de não estudar, ainda soltei uns fogos lá. Quase fui expulso e resolvi focar na maneira de completar meu curso. Dei um duro danado, ia às aulas diárias por quatro horas e estudava mais seis. Para um surfista do Arpoador, era muita coisa. Isso me obrigou a desenvolver métodos de focar e ter bons resultados", diz. Em suas empresas, o método das cinco metas básicas, criado nesta época, é adotado com frequência, segundo o empresário.4. Busque pessoas complementares De volta ao Brasil, Lemann montou uma financeira. Em quatro anos, o negócio quebrou. "Aquilo foi um baque colossal. Eu tinha 26 anos, me achava o máximo e descobri que não era tão esperto. Novamente, as dificuldades me ensinaram muita coisa, a empresa faliu porque não tinha nenhuma administração. Todo mundo queria vender muito e ninguém cuidava da retaguarda", afirma.Segundo ele, a principal lição foi buscar parceiros que se complementassem no negócio. "Em sociedades e quando a gente contrata não se deve ter só pessoas parecidas", diz.5. Invista em boas pessoas Durante a gestão do Banco Garantia, Lemann conta que aprendeu a força de contar com uma boa equipe. "Eu entrevistava 1000 por ano para escolher dez. Desenvolvemos este sistema de trazer gente boa, remunerar bem e dar oportunidades. Hoje, esse é o ponto forte das nossas empresas. Só estamos fazendo esses negócios e comprando empresas nos Estados Unidos porque temos uma equipe para introduzir nossa cultura", diz.
Fonte: 5 lições de Jorge Paulo Lemann para empreendedores - PEGN

3 conselhos de superação do Guga para empreendedores

Controle a ansiedade e acredite em você são dicas do tenista
Guga, durante lançamento de uma campanha de roupas: licenciamento ainda garante faturamento (Foto: Divulgação/guga.com.br)
Ele ficou 43 semanas como o número 1 do mundo no tênis. Gustavo Kuerten, o Guga, ganhou quase 30 títulos em 15 anos de carreira. Fora das quadras, Guga se uniu ao irmão Rafael para comandar o grupo GGK, que fatura R$ 250 milhões, segundo estimativas de mercado.A maior parte do faturamento vem de licenciamentos da marca Guga, com produtos e campanhas que levam a cara do atleta. Além disso, o grupo abriga a RGK, de investimentos imobiliários, a Escolinha Guga, de aulas de tênis, e a GKP, que cuida de parcerias. “Participo como presidente do conselho, em uma tarefa muito mais estratégica. A execução maior da minha parte está vinculada a imagem e marca. Não tenho papel de gestão direto, mas estratégias mais relacionadas ao esporte”, diz Guga.O tenista falou com exclusividade a Pequenas Empresas e Grandes Negócios, durante participação no Day 1, evento da Endeavor que aconteceu em São Paulo. Veja os conselhos de superação do atleta:1. Acalme a ansiedadeVocê quer fazer sua empresa dar certo em seis meses? O jogador que chegou a número um do mundo dá a dica: calma. “Quando a gente é mais jovem, às vezes, a ansiedade é muito grande. E o Brasil tem uma cultura do resultado, um apego demasiado ao resultado, que desvaloriza o processo. Às vezes, cinco anos de pouco resultado vão trazer o aprendizado necessário de 50 anos de sucesso. E aceitar isso nem sempre é fácil. No caso do tênis, acontece muito também. Muita gente que desiste sem chegar a 50% do seu potencial máximo”, afirma.2. AcrediteAs dores, dúvidas e dificuldades fazem parte da jornada de atletas e empreendedores. “A perseverança, principalmente nesta fase do início do negócio, naturalmente precisa acontecer. Precisa buscar essa convicção em tempo contínuo, mas aceitar que as dúvidas aparecem e é normal. Mesmo um jogador que chega a número 1 do mundo é provocado por dúvidas e se questiona em momentos de dificuldade. E isso tem que ser encarado como algo a se enfrentar e não buscar uma escapatória para fugir dessa situação. Vale o mesmo na vida do empreendedor”, diz.3. Busque apoiosO tenista sem o técnico pode não conseguir o mesmo desempenho. Cercar-se de pessoas que ajudam e dão suporte é essencial. “Quando as dificuldades surgem, precisa continuar andando para frente. Mesmo com mais cautela ou morosidade, a dinâmica precisa continuar. Acredite mais no seu potencial e tente encontrar qual é o seu grande trunfo e talvez, até, ele seja depender de outras pessoas. Vale buscar caminhar com mais gente, ter apoios fundamentais e valores e pessoas que possam ser absorvidos na empresa”, afirma.
Fonte: 3 conselhos de superação do Guga para empreendedores - PEGN

10 dicas jurídicas para quem quer abrir uma startup

Especialista lista o que os empreendedores precisam saber para lançar sua marca no mercado sem medo
lei, advogado, justica (Foto: Divulgação)
Para que uma startup consiga crescer, não basta apenas uma boa ideia no papel. Planejamento e esforço são fatores chave para o sucesso da empresa. No entanto, alguns empreendedores deixam certos detalhes jurídicos de fora. De um contrato bem escrito até uma reunião com investidores, especialistas alertam que qualquer erro pode sair bem caro.Para isso não acontecer, Flavio Picchi, fundador do Picchi Estúdio Jurídico e advogado especialista em startups, lista dez dicas jurídicas para você lançar sua startup. Confira:1. Proteja sua ideiaSegundo o advogado, não basta apenas desenvolver o projeto, é necessário protegê-lo. Para isso, a chamada propriedade intelectual pode ser conseguida, respeitando suas características, por meio de registro junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).Outras modalidades também podem ser resguardadas com a celebração de contratos diretos, como os acordos de confidencialidade (NDA). “Garantir a segurança de informações estratégicas para o seu negócio é muito mais seguro do que ver a sua ideia ganhar o público sem proteção”, diz.2. Formalize seus colaboradoresMantenha regras claras para todos os funcionários, anote o tempo de permanência na carteira de trabalho e seja transparente quanto ao contrato. Nenhum investidor vai se animar com a possibilidade de ser responsabilizado por um colaborador que aciona uma startup na Justiça.3. Tenha bons parceirosPara o especialista, é mais fácil trabalhar com um advogado de confiança para todos os processos jurídicos da empresa. “É melhor do que tornar como hábito procurar um especialista apenas quando os problemas surgirem e perceber que o barato vai sair caro”, afirma.4. Cuidado com os detalhesFlavio Picchi reforça que uma boa startup tem que se ater aos detalhes. Por isso, ele recomenda que o Acordo sobre os Termos e Condições de Uso e a Política de Privacidade sejam claro.Além disso, dá a dica para os chefes facilitarem o acesso dos seus funcionários aos pontos do acordo. “Esses documentos têm valor de contrato e servem de proteção jurídica ao seu negócio.”5. Crie uma rotinaEle também acredita que definir uma programação de reuniões com os investidores é muito importante. “É bom para deixá-los a par dos processos, progressos e ações de sua startup.”6. Conheça o modelo idealHá diferentes formas de atrair investimentos para a sua startup e algumas chamam atenção pela simplicidade na regulação. É o caso do Equity Crowdfunding, modelo de financiamento coletivo de recursos. As regras estabelecidas pela CVM não dificultam o processo. No entanto, ele afirma: “sem boas justificativas para atrair determinado valor ou como ele será aplicado na empresa, será muito difícil localizar interessados ou ter o seu projeto aprovado.”7. Elabore bons contratosPara Picchi, não adianta ser cuidadoso com os contratos dos colaboradores se houver falhas nos demais documentos. Negociar com terceiros é saber se posicionar de acordo com a legislação, definir objetivos dos dois lados e oficializar a relação.8. Jogue limpoFalecimentos ou saídas de sócios podem acontecer e, por isso, é preciso alinhar em contrato quais medidas podem ser tomadas pela empresa. “O empreendedor precisa saber qual será a compensação financeira ou o impacto organizacional”, afirma.9. Defina bem a adoção do vestingO vesting é um tipo de acordo em que o funcionário passa a ter direito a uma parte da empresa. Implementar esse tipo de programa pode ser uma boa alternativa: serve para estimular o comprometimento dos sócios e garantir que apenas os colaboradores mais engajados assumam o cargo ou recebam uma participação acionária.10. Tenha os pés no chãoComo startups são empresas das quais se espera rápido crescimento, Picchi recomenda que a probabilidade de lucro nos primeiros meses seja bem calculada. “Se você imagina que a empresa vai ter um prejuízo, faça um planejamento tributário eficiente.” Ele também indica que a startup não escolha o regime de tributação sem pensar bem. “Existem vantagens, por exemplo, na adoção do regime de tributação pelo lucro real se o ponto de equilíbrio demorar a ocorrer”, diz.
Fonte: 10 dicas jurídicas para quem quer abrir uma startup - PEGN

Obra milenar, A Arte da Guerra dá lições de empreendedorismo

Escrito pelo general chinês Sun Tzu há mais de 2500 anos, livro de estratégia militar se tornou um guia para executivos e empresários

Se pudesse viajar 25 séculos no futuro, o general, estrategista e filósofo chinês Sun Tzu provavelmente ficaria surpreso ao ver homens de terno e gravata, sentados dentro de um jatinho, lendo e relendo “A Arte da Guerra” para se preparar para uma reunião especialmente difícil. O livro de 513 a.C. nunca deixou de ser referência no meio militar. Mas há décadas continua sendo um dos mais lidos e mais influentes do mundo dos negócios.

A obra foi escrita em 13 capítulos concisos e diretos, com dicas preciosas para qualquer exército sair vitorioso de uma batalha. Ao longo da história, existiram outras dezenas de livros deste estilo, mas nenhum se mostrou tão popular, primeiro no Oriente e, muito tempo depois, no Ocidente. Desde que foi traduzido para o francês, em 1772, ele se tornou leitura de cabeceira de comandantes tão diferentes quanto o francês Napoleão Bonaparte, o britânico Everard Calthrop e o americano Douglas MacArthur. A novidade, em décadas mais recentes, é o uso da obra como base para comparar os ambientes militar e empresarial.

“A Arte da Guerra é um clássico, e como tal pode ser lido sob diversas perspectivas”, diz o administrador Leonardo Secchi, professor da Universidade do Estado de Santa Catarina. “Pode-se fazer a metáfora da guerra para o ambiente de mercado competitivo, dentro do qual a empresa precisa ter conhecimento de três elementos essenciais”. Nesta comparação, o exército seria a própria empresa, o inimigo seriam os competidores, e o terreno seriam o mercado, os fornecedores e os acionistas.

Semelhanças entre os ambientes militar e corporativo transformaram o clássico de Sun Tzu em um best-seller no meio empresarial
Semelhanças entre os ambientes militar e corporativo transformaram o clássico de Sun Tzu em um best-seller no meio empresarial
Foto: Elnur / Shutterstock

A obra contém lições que podem ser extrapoladas para o ambiente corporativo:

Conheça a si e ao concorrente – Uma das máximas mais famosas de Sun Tzu afirma: “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas”.

Reconheça sua inferioridade – Diante de um concorrente mais tradicional ou mais poderoso, não ataque de maneira frontal nem mostre seus trunfos abertamente. Prefira agir de surpresa.

Aja com firmeza – A cautela é válida, até que chega o momento certo de agir. Neste caso, seja para um lançamento de produto ou a abertura de uma filial, o importante é ser decidido.

Valorize a criatividade – O general chinês diz que a força de um exército não depende de seu tamanho. Agir de maneira inovadora, com criatividade, é sempre mais valioso.

Mantenha a equipe motivada – Não há estratégia bem pensada e capacidade de inovação que funcione se o time está disperso, desmotivado ou com problemas graves de hierarquia.

O professor Secchi alerta, no entanto, que não é possível pautar toda a política da empresa em uma única obra. “Como toda metáfora, a da guerra possui limitações. Uma delas é o desenho organizacional: empresas modernas, intensivas em conhecimento, buscam desenhos mais horizontais, de autonomia gerencial, de criatividade e desenvolvimento holístico dos funcionários”, afirma.

“Outra limitação é relativa ao ambiente externo competitivo”, continua Secchi. “Nos dias atuais as empresas buscam estabelecer relacionamentos cooperativos e de longo prazo com clientes, fornecedores e até competidores, no sentido de posicionar-se estrategicamente no mercado e entregar produtos e serviços mais úteis à sociedade”, conclui o professor.

Fonte: Obra milenar, A Arte da Guerra dá lições de empreendedorismo - Terra

VW e Ford vão parar produção em São Bernardo do Campo

Quase 8 mil funcionários da VW e 3 mil da Ford ficarão em casa
<p>Quase 8 mil funcionários da VW e 3 mil da Ford ficarão em casa.</p>© Fornecido por Notícias ao…As fábricas da Volkswagen e da Ford em São Bernardo do Campo (SP) vão paralisar a produção durante toda a próxima semana, em mais uma medida para se adequar à queda na demanda. Quase 8 mil funcionários da VW e 3 mil da Ford ficarão em casa. As empresas aproveitarão o feriado de aniversário da cidade, no dia 20, para dispensar os operários pelo sistema de banco de horas (para compensação futura).No caso da VW, a produção dos modelos Gol e Saveiro será suspensa na semana inteira, enquanto a do Jetta ficará parada entre quarta-feira e sexta-feira. Na Ford, a linha do Fiesta também ficará parada durante toda a próxima semana. A linha de caminhões estenderá a paralisação até terça-feira, dia 25.Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, na fabricante de caminhões Scania a dispensa para 2 mil trabalhadores ocorrerá na quinta-feira e na sexta-feira. Já na Mercedes-Benz, os 7 mil funcionários do setor produtivo estão em licença remunerada desde o dia 7.ProtestoFuncionários da General Motors de São José dos Campos (SP) marcaram para esta sexta-feira, 14, manifestação contra as demissões na fábrica. As dispensas foram comunicadas por telegrama desde o sábado. 7. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José, 600 foram demitidos, mais de 10% do quadro de 5,2 mil funcionários. A GM não divulga números. A unidade produz S10 e Trailblazer.A pedido da GM, na segunda-feira, 17, haverá audiência de dissídio coletivo no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), de Campinas, contra a greve iniciada na segunda-feira. Neste ano, até julho, a indústria automotiva demitiu 8,8 mil trabalhadores. A produção de veículos caiu 18,1% ante 2014. Com informações do Estadão Conteúdo.
Fonte: VW e Ford vão parar produção em São Bernardo do Campo - MSN

Endereço Comercial em Joinville e Itajai

Locação de Salas::Endereço Fiscal e Comercial::Gerenciamento de Contatos e Correspondências::Centro::Joinville::SC::Brasil
Disponibilizamos o serviço de Endereço Comercial na região central mais procurada nas cidades de Joinville e Itajaí, em local de extremo prestígio para geração de negócios. Concedemos nossa credibilidade para utilização destes endereços em todo material de comunicação empresarial. Invista em sua empresa e na sua marca para alcançar uma identidade corporativa de primeira classe.

Benefícios

Melhorar da imagem da empresa, comunicação ao mercado o endereço de prestígio comercial. Credibilidade aos clientes em relação ao excelente ponto comercial. Economia e comodidade para o confortável atendimento ao cliente.

Utilização

Na divulgação da imagem corporativa. Em material de papelaria e comunicação com o mercado. Apoio na geração de contatos, clientes e negócios.
Fonte: Endereço Comercial em Joinville e Itajai - A Freguesia Cia de Varejo Virtual

Endereço Fiscal em Joinville ou Itajai - SC, Brasil

Locação de Salas::Endereço Fiscal e Comercial::Gerenciamento de Contatos e Correspondências::Centro::Joinville::Itajaí::SC::Brasil
Para abertura de filial ou transferência de empresa já constituída, disponibilizamos o serviço de Endereço Fiscal. Este serviço garante a legalidade para registro empresarial, junto aos órgãos competentes do Estado de Santa Catarina e Prefeitura Municipal de Joinville ou Itajaí. Contrate o serviço de Endereço Fiscal para formalizar a sua empresa e livre-se do pagamento mensal de aluguel de imóvel, IPTU, condomínio, taxas, segurança, energia elétrica, telefone e demais custos para manter um escritório convencional.

Benefícios

Constituição legal da empresa, com a emissão do CNPJ, Contrato Social e Alvará de Licença para Localização e Permanência. Credibilidade transmitida aos clientes, em relação ao excelente ponto comercial e regularidade da empresa. Baixo investimento para formalizar a empresa e para crescer no mercado.

Utilização

Na divulgação da imagem corporativa de forma adequada. Em material de papelaria e comunicação com o mercado. No apoio a geração de contatos, clientes e manutenção de negócios.
Fonte: Endereço Fiscal em Joinville ou Itajai - SC, Brasil - A Freguesia Cia de Varejo Virtual

Aluguel Equipamento de Informática em Joinville SC

Aluguel Equipamento de Informática em Joinville SC
Disponibilizamos o serviço de aluguel de Equipamentos de Informática, voltado somente para atender empresas. Alugamos notebook, impressora e datashow. O aluguel destes equipamentos pode ser anual, mensal ou por hora, mas é somente para empresa cliente Âncora Offices® Escritórios Virtuais.

Benefícios

Aluguel corporativo por hora, mensal ou anual. Adequar a aplicação de recursos da empresa para buscar resultados. Atendimento em caso de emergência.

Utilização

Em apresentações comerciais e na gestão de documentos como impressão, scanner e fax. Na empresa do cliente quando contratado mensalmente. Em trabalhos técnicos, fora do escritório sede da empresa.

Como contratar

O serviço de aluguel de Equipamento de Informática pode ser contratado diretamente no escritório em Joinville.

Contratar

Ligue para (47) 3028-8808
Fonte: Aluguel Equipamento de Informática em Joinville SC - A Freguesia Cia de Varejo Virtual

Patati Patatá: negócio milionário é gerenciado por jovem de 21 anos

Dupla que simboliza a marca que movimentou R$ 250 milhões em 2014 se apresenta neste fim de semana em Florianópolis
Patati Patatá: negócio milionário é gerenciado por jovem de 21 anos Rinaldi Produções/Divulgação
Igor Faria está entre os 30 jovens mais influentes do país, segundo a revista Forbes BrasilFoto: Rinaldi Produções / Divulgação
Igor Faria, 21 anos, tem motivos de sobra para dar risada. Eleito pela revista Forbes Brasil como um dos 30 jovens mais influentes do país em 2015, ele é diretor-geral da Rinaldi Produções, empresa responsável pelo fenômeno infantil Patati Patatá, que neste fim de semana faz duas apresentações no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis Show a Vida é Bela com Patati Patatá ocorre neste sábado e domingo em Florianópolis. Foto: Rinaldi Produções/Divulgação ​Mas a história começou bem antes de o empresário nascer. No final dos anos 80, o pai dele, o mágico Rinaldi Faria, 43, comprou os direitos do nome Patati Patatá, então um grupo de artistas circenses de São Paulo do qual fez parte, e adaptou a atração para dois palhaços. As apresentações em escolas tornavam-se frequentes e para dar conta da demanda foi preciso contratar mais gente para interpretar a dupla em diversas cidades. Nascia um dos negócios infantis mais bem-sucedidos do Brasil. DVDs, brinquedos e programa de TV são alguns dos desdobramentos da marca que movimentou R$ 250 milhões no ano passado.Após abandonar o sonho de ser jogador de futebol para se juntar ao time familiar em 2011, Igor Faria está focado na área digital, marketing, comunicação e eventos da empresa. Por e-mail, ele conta que está dirigindo a série Parque Patati Patatá, ainda sem data de estreia no canal Discovery Kids.- Será uma superprodução cheia de humor e música. Com certeza vai fazer história na televisão brasileira - afirma.Sobre o número de profissionais que atualmente interpretam os palhaços no Brasil, ele evita a resposta. Mas uma rápida pesquisa na internet mostra que pelo menos 40 duplas já circularam pelo país, além das não oficiais, que seus advogados tentam constantemente identificar. Por mês, cerca de 25 shows grandes são realizados pela Rinaldi Produções, sediada em São Paulo.Para representar a dupla é preciso passar por um treinamento que envolve aulas de canto e expressão corporal, ter no mínimo 1,80m de altura e no máximo 25 anos. Há também um grupo de compositores que trabalha especialmente na criação das canções."Todo dia agradeço a Deus por mais um dia de vida. Todo dia agradeço a Deus por você e sua família" é um dos trechos da música de abertura do DVD A Vida É Bela, que também dá nome à turnê que será apresentada na Capital.- As músicas do Patati Patatá são baseadas nas boas maneiras, em exaltar o quão gostoso é viver com quem amamos, sorrindo, se divertindo. Nosso intuito é levar entretenimento saudável para toda a família - explica Faria, que também investe no mercado de música gospel.Além dos projetos para consolidar a marca no Brasil, principalmente entre crianças de dois a seis anos, ele revela ter planos ainda maiores e, com toda a energia e ambição típicas da juventude, revela:- A expansão dos personagens para a América Latina é o próximo passo. Em seguida, queremos o mundo.
Fonte: Patati Patatá: negócio milionário é gerenciado por jovem de 21 anos - A Notícia

Lenovo quer cortar custos e acelerar produção de aparelhos da Motorola

Após resultados ruins, empresa chinesa também anunciou a demissão de 3.200 funcionários como parte de uma reestruturação global.

Em meio a resultados financeiros ruins, que causaram a demissão de 3.200 funcionários, a Lenovo anunciou que trabalha para acelerar o desenvolvimento e o lançamento de produtos pela recém-comprada divisão mobile da Motorola.

A Lenovo quer que a equipe da Motorola diminua o tempo de desenvolvimento de produtos, apontou o CEO da empresa, Yang Yuanqing durante um evento nesta semana. “Ao final do ciclo de vida o produto não é mais competitivo, especialmente o Moto G e o Moto X”, afirmou o executivo.

Yang quer que a empresa atualize seus smartphones e adicione novos modelos a cada seis meses. “No futuro, vamos melhorar no ciclo de desenvolvimento de produtos. Assim, nossos produtos serão competitivos em qualquer momento”, disse.

Além disso, a Lenovo também vai criar um portfólio mais simples de handsets, com menos modelos.

A Motorola Mobility, que a Lenovo comprou em 2014, estará entre os seus empreendimentos que enfrentarão demissões, afirmaram executivos da empresa. A Lenovo pagou 2,9 bilhões de dólares pela Motorola.

Durante seu pronunciamento, Yang disse que o negócio da Motorola exige 2 bilhões de dólares para funcionar. No entanto, o segmento de smartphones existente da Lenovo custa apenas 400 milhões de dólares em despesas, e vende basicamente a mesma quantidade de produtos.

“Então isso é muito alto”, disse o executivo sobre os custos da Motorola. “Pensamos que podemos economizar 850 milhões de dólares após a reestruturação.”

Fonte: Lenovo quer cortar custos e acelerar produção de aparelhos da Motorola - IDG Now!

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