5 passos para entrar no mercado de produtos online

Empresários ensinam como é possível ensinar na internet – e entrar no mercado que é o novo queridinho da economia

Freepick
Existem profissionais que trabalham com o que realmente amam, fazem o próprio horário, e ainda faturam valores na casa dos milhões de reais. O empresário Rafael Galdino, COO da agência de lançamentos digitais Neuari, explica que para isso acontecer é necessário se empenhar muito e conhecer as regras do mercado de produtos digitais. “É desafiador, mas vale muito a pena, e ainda é um mercado em ascensão”, destaca. “Profissionais liberais como consultores, coaches e palestrantes conseguem fazer o mercado ser mais tangível, já que a internet permite propagar suas mensagens”.
CMO da empresa, Fernando Alves destaca que qualquer profissional de grande expertise consegue desenvolver um produto online. “Quem possui muita experiência está apto a se lançar na internet através de um produto digital e aumentar mais o impacto da sua mensagem transformadora”. “É preciso entender os princípios do marketing digital e tomar alguns passos essenciais para colocar o produto no ar”, explica, destacando que este é um dos mercados que mais crescem no país, mesmo em cenário de recessão.1- Estabelecer um público e a transformação que se quer gerarÉ necessário ter uma visão muito clara do objetivo que o treinamento ou aulas online visam alcançar. “O primeiro grande passo é compreender quem é o público-alvo e quais dores você deseja sanar”, explica Rafael, que destaca que esta é a base para desenvolver a presença digital do expert. “Parece algo simples, mas existem empreendedores que têm dificuldade em deixar isso bem definido”, alerta, destacando que a transformação precisa ser tangível, e não muito vaga. “Para gerar empatia com o público, é fundamental entender suas dores, frustrações, medos, e assim garantir a transformação que o especialista é capaz de promover”.2- Conhecer o cenário e os concorrentesO segundo passo a ser dado é estudar profundamente o cenário do mercado digital e da área relacionada ao produto. “Pode ser que já tenha alguém oferecendo esse mesmo conhecimento, e ter esse conhecimento é primordial para fazer algo ainda melhor”, explica Fernando. Conhecer outros grandes profissionais, as vantagens e desvantagens da área, seja ela moda, fitness, negócios ou autoajuda, por exemplo.3- Oferecer características diferenciais e conteúdo transformadorPara se destacar realmente, é necessário transformar a audiência. Rafael explica os motivos. “Você vai precisar fazer o público gostar de você através de conteúdos transformadores, que devem engajar e criar relacionamento com a audiência”, explica. Segundo Galdino, depois de criar uma presença online e forte, é fundamental modelar os concorrentes. “Só dessa forma sua audiência vai começar a te ver como uma autoridade da área”.4- Entender o mercado da internetEntender plenamente o funcionamento das redes sociais, saber que conteúdos entregar ao público e de que maneira produzir tudo o que é necessário também exige esforço e dedicação, como explica Fernando. “Muitas coisas do mercado online são semelhantes ao tradicional, mas existem muitas táticas específicas para a web que precisam ser dominadas”, completa. “Todas essas táticas são fundamentais para gerar confiança na audiência, o que faz com que a pessoa queira ir atrás de novos conhecimentos”.5- Testar e inovar semprePor fim, Rafael fala da importância de fazer testes o tempo todo. “O mercado digital permite que os resultados sejam acompanhados em tempo real, o que é ótimo para mudar de estratégia quando ela não dá certo”, destaca. Fernando também lembra que é um mercado muito mutável, e por isso é preciso estar à frente sempre. “É preciso ter uma mentalidade inovadora e tentar modernizar sempre que possível”, conclui.Fonte: Empreendedor

Evento online e gratuito ensina técnicas de confeitaria

Evento on line e gratuito terá palestras com confeiteiros do Brasil, Portugal, Espanha e Escócia

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Totalmente on line e gratuito, o Conisugar vai contar com seis novas aulas exclusivas e todo o conteúdo que conquistou mais de 35 mil pessoas no começo do ano. Na primeira edição do Conisugar, em média quatro mil pessoas assistiram às 26 palestras. Nos últimos anos, o faturamento do setor de eventos sociais, como aniversários e casamentos, chegou ao patamar de R$ 16,8 bilhões no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Eventos Sociais (Abrafesta). Parte dessa fatia é aproveitada pelos empresários do ramo de confeitaria artística, composto especialmente por especialistas em decoração de bolos e doces.

Sirlene Quintilhano, do Rio de Janeiro, é uma das empresárias que participou da primeira edição do Conisugar e elogia a iniciativa que permitiu aperfeiçoamento de técnicas que utiliza em suas encomendas. “Eu não teria condições financeiras de participar de aulas inspiradoras e maravilhosas como as que assisti e foi uma experiência incrível, uma oportunidade inesquecível”, revela a confeiteira. Assim, como Sirlene, outros microempreendedores individuais (MEI) também poderão aprender técnicas e dicas.

O evento começa nesta terça-feira (25) e segue até o dia 31 de outubro. Serão retransmitidas palestras com confeiteiros do Brasil, Portugal, Espanha e Escócia. Para participar o emprendedor precisa se inscrever no site do evento. Em seguida, ele receberá por e-mail o link das palestras, nas datas e horários marcados. “Esta é a chance de se atualizar sobre novas tendências e ter contato com grandes profissionais da confeitaria, sem ter que gastar com transporte, hospedagem, alimentação ou perder encomendas”, explica a coordenadora nacional de Bebidas e Alimentos do Sebrae, Mayra Monteiro Viana.

Ela e outros analistas do Sebrae falarão na quinta-feira (27), às 12h, sobre a importância de formalizar e gerir o seu próprio negócio na palestra Do MEI ao Portal: Dicas de Analistas do Sebrae para o Pequeno Negócio do Ramo de Confeitaria. “Os consumidores estão cada vez mais exigentes e antenados no mundo da Confeitaria Artística, é preciso aprimoramento profissional e ideias inovadoras para acompanhar a demanda e se destacar no mercado”, afirma.

Na quarta-feira (26), às 14h, o presidente do Instituto Tecnológico ITPC, Márcio Rodrigues, fala sobre Comportamento do Consumidor e Tendências do Mercado de Confeitaria. Gestor Nacional do MEI, Celso Silveira, da Unidade de Atendimento Individual, irá tirar dúvidas sobre formalização em umHangout na sexta-feira (28), das 9h30 às 10h30, sobre o microempreendedor individual do Ramo de Confeitaria.

Fonte: Empreendedor


CEO Summit 2016: as 8 lições do principal evento de empreendedorismo do país

No palco, na plateia ou no YouTube, o CEO Summit 2016, que aconteceu na semana passada, reuniu um time de protagonistas que têm revolucionado produtos, serviços e mercados. Veja os melhores momentos!https://youtu.be/suPrEHBahKUFonte: Endeavor

Padarias ganham site de busca gratuito

Movimento Vem Pra Padaria permite cadastro de empresários e pesquisas de consumidores de acordo com localização e mix de produtos

 
Os números deixam visível a importância da panificação no Brasil. São mais de 63 mil padarias em todo o país, a maioria pequenos negócios e empresas familiares que são responsáveis por cerca de 818 mil empregos diretos e 1,8 milhão empregos indiretos. Em 2015, elas movimentaram R$ 84,7 bilhões. Neste domingo (16), em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação e ao Dia Mundial do Pão, a campanha nacional Vem Pra Padaria lança o site do movimento.
Por meio do site, o empresário de padaria pode cadastrar seu negócio para dar mais visibilidade aos seus produtos e serviços, e criar promoções especiais para os clientes que acessarem a página e chegarem à padaria por meio da campanha. Os consumidores têm a opção de pesquisar estabelecimentos ligados à panificação por localidade. As padarias conseguem baixar e imprimir peças gráficas por meio desta página para decorar a padaria e identificar a participação na campanha.“Quando você vai à padaria, fomenta a renda local e aumenta a empregabilidade na sua cidade, o que contribui para dinamizar a economia. Esta campanha é bastante oportuna. É uma aposta das panificadoras frente aos desafios impostos pela economia brasileira na atualidade”, afirma a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes. O movimento reforça que o participante da campanha pode colaborar para que os negócios com produtos panificados, padarias e confeitarias, bem como microempreendedores individuais (MEI), se fortaleçam e continuem a colaborar para uma perspectiva mais promissora.A campanha é uma parceria do Sebrae com o Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC) e a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), a fim de valorizar e incentivar o consumo nas padarias brasileiras. Além das entidades, empresários, sindicatos, fornecedores e consumidores também estão envolvidos na iniciativa.Diferenciais para padarias1)      Produtos artesanais, com alto padrão de qualidade e frescor2)      Experiências de consumo3)      Produtos mais saudáveis e com procedência reconhecida4)      Atendimento personalizado e de qualidade5)      Fomenta o negócio localFonte: Empreendedor

Conheça 5 escolas online para formação de empreendedores

Apostar em capacitação on-line tem sido uma alternativa para empreendedores que precisam de apoio para abrir o próprio negócio.

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Escolas online são opções para quem, mesmo sem tempo, busca uma formação profissional ou quer se atualizar com as últimas novidades e perspectivas do mercado. Para sorte de quem busca esta modalidade, as alternativas são diversas e trazem chancelas de qualidade importantes, sendo dirigidas por instituições e executivos de renome.
Há um ano a terapeuta holística Karen Figueiredo foi uma das pessoas que apostou neste tipo de formação. Ela abriu em Paraty, no Rio de Janeiro, sua empresa de desenvolvimento humano e como não tinha experiência como empresária, sentiu a necessidade de se capacitar e a cerca de três meses se escreveu em uma escola online de empreendedorismo. “Antes de começar as aulas, eu gastava muito com assessores que não entendiam a minha ideia e que não sabiam como torná-la viável sem perder a filosofia, valores e princípios que queria para minha empresa”.Colombiana e vivendo há 6 anos no Brasil, Karen também tinha dificuldade com questões práticas e burocráticas. Como aluna da Longitude, Escola de Empreendedorismo, pôde ter acesso a uma série de conteúdos com o passo a passo para desenvolver seu negócio. Além disso, a escola lhe ofereceu apoio de empresários mais experientes. Todo este pacote de conhecimento garantiu a saúde que a empresa tivesse saúde financeira e sobrevivesse aos últimos meses de crise do país. “Entrar numa escola de empreendedorismo me ajudou a entender como funciona uma empresa e a conseguir lidar com tudo que envolve ter um negócio. Me ajudou a superar a crise e sobre tudo a ter saber lidar com as oscilações e mudanças do mercado”.Segundo a empresária, o fato de a escola ser on-line fez toda a diferença, pois ele não teria tempo de frequentar um curso mais tradicional. Atualmente, ela dedica de 8 à 15 horas de estudos por semana. “A possibilidade de estudar onde e quando eu quiser foi um dos pontos decisivos na escolha da escola, além do corpo docente. Consigo ter 100% de aproveitamento das aulas, pois controle o volume de conteúdo e tenho tempo para refletir sobre as mentorias que a escola disponibiliza”.Confira algumas plataformas que são referencia na capacitação de empreendedores:1-A FGV – Faculdade Getúlio Vargas é uma das mais renomadas instituições quando falamos em educação para negócios no Brasil. Em seu site, são oferecidos diversos cursos de diversas áreas como gestão empresarial, gestão financeira e gestão em marketing.https://www5.fgv.br/fgvonline/2-A Longitude – Escola de Empreendedorismo foi fundada pelo empresário David Pinto, referência no franchising brasileiro. A plataforma online conta com uma nova proposta de ensino, oferecendo aos alunos a oportunidade de ter apoio de alguns dos empresários mais bem sucedidos do país, como Luiza Trajano, Geraldo Rufino, Marcelo Facchini e o próprio David.www.escolalongitude.com.br/3- O Insper oferece para executivos de diversas áreas cursos para quem busca mais conhecimento ou apenas se inteirar de reflexões e perspectivas atuais do mercado. Um dos destaques para quem deseja empreender é o curso “Introdução ao Marketing Analítico”.https://www.insper.edu.br/4- Já o SEBRAE, além de atender e orientar diversas empresas, também oferece cursos de capacitação para empreendedores. Com opções de cursos online e presenciais, a instituição ensina o passo a passo para quem quer abrir, melhorar, ampliar e desenvolver habilidades para gerir a empresa.ead.sebrae.com.br/cursos5- A plataforma Coursera possui parcerias com diversas universidades no Brasil e no mundo, entre elas USP, Unicamp, Stanford, Yale e University of Virginia. Nela os usuários podem se inscrever para cursos livres que antes eram de difícil acesso para o publico geral. Para assistir as aulas não há custos, porém para receber o certificado de participação é necessário pagar uma taxa que varia para cada curso.www.coursera.org/
Fonte: Empreendedor

COMO DOIS DESEMPREGADOS DERAM A VOLTA POR CIMA E CONSTRUÍRAM UM NEGÓCIO DE R$ 321 MILHÕES

Três estratégias vencedoras da dupla que atende grandes clientes como Google e Facebook

Jeremy Rincon e Robby Whites, os fundadores da Clarus Glassboards (Foto: Divulgação/Clarus Glasboards)
Em 2009, os analistas norte-americanos Robby Whites e Jeremy Rincon foram demitidos  quando a empresa onde trabalhavam foi acusada de fraude. Para alguns, isso teria sido um revés grande, mas a dupla aproveitou a oportunidade para criar algo novo.
Em uma viagem de negócios que fizeram para a Colômbia, os dois amigos encontraram um escritório que usava como lousa apenas um vidro laminado colocado sobre apoios.
Com anos de experiência no mundo corporativo, Rincon e Whites puderam perceber a necessidade de modernizar os quadros brancos usados por grandes corporações desde os anos 90. Eles decidiram apostar numa alternativa atraente e funcional para escrever, com a possibilidade de lavar ou apagar as informações. Partindo desse princípio, os dois colocaram a mão na massa e na garagem da casa de Whites nasceu a Clarus Glassboards, fabricante líder dos painéis de anotações feitos em vidro.Nos últimos dois anos, o ritmo de crescimento da empresa dobrou e o faturamento da dupla atingiu cerca de US$ 40 milhões (aproximadamente R$ 128,6 milhões). Atualmente, a Clarus Glassboards tem 120 funcionários e trabalha com uma vasta gama de clientes, incluindo Google, Facebook, eCoca-Cola. Em menos de cinco anos de mercado, a empresa é avaliada em quase US$ 100 milhões (cerca de R$ 321,6 milhões).Rincon e Whites definitivamente traçaram um plano estratégico de sucesso. Segundo os sócios contaram ao site "Inc.", existem três movimentos certeiros para transformar uma ideia em uma empresa de sucesso. Confira:1. Criar um produto que não exista No caso da dupla, a viagem à América do Sul representou uma grande aposta. Eles viram um segmento de mercado não explorado e desenvolveram um produto totalmente novo, que despertou o interesse dos consumidores, levando ao rápido crescimento do número de clientes que queriam testar a ideia.2. Pensar bem antes de investir Se uma ideia não dá segurança para abrir o bolso e investir tudo em seu desenvolvimento, talvez ela não seja tão boa assim. Como os dois estavam desempregados e com famílias formadas, foram necessários muitos ajustes para que o foco financeiro se tornasse a ideia em desenvolvimento. Cinco anos depois, eles perceberam o quanto o esforço valeu a pena.3. Contratar pessoas dedicadas Quando você está lançando um produto que não existe e tentando conquisar pessoas para embarcar nessa aventura com você, muita coisa pode dar errado. A Clarus entrevista entre 20 e 30 candidatos para uma única vaga porque entendem a necessidade de ter pessoas que se encaixem no ambiente e apoiem o comprometimento da marca com a excelência.Os sócios querem que os novos funcionários sejam tão engajados quanto eles foram no começo do negócio. Nos primeiros meses, eles tentavam encontrar clientes durante o dia e, a partir das 17h, iam para a garagem desenvolver o produto. Hoje eles empregam mais de 120 pessoas.Fonte: PEGN

Número de empresas criadas é o maior em seis anos, aponta Serasa

O aumento de novas empresas pode ser explicado pelo empreendedorismo de necessidade, ou seja, pela escassez de vagas no mercado formal de trabalho

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O número de empresas criadas no país entre janeiro e julho deste ano foi de 1.199.373, o maior para o período desde 2010, segundo indicador da empresa de consultoria Serasa Experian. O número é 1,8% superior aos sete primeiros meses de 2015. Em julho, foram criadas 178.633 novas empresas, 4,7% menos que o apurado em julho de 2015.
De acordo com os economistas da Serasa, o aumento de novas empresas pode ser explicado pelo empreendedorismo de necessidade, ou seja, pela escassez de vagas no mercado formal de trabalho. O processo menos burocratizado de formalização de pequenos negócios também colaborou para a elevação.Entre os tipos de empresas, os microempreendedores individuais nos sete primeiros meses deste ano somaram 953.060, contra 888.837 no mesmo período de 2015, alta de 7,2%. As sociedades limitadas registraram a criação de 103.433 unidades, queda de 13,5% em relação ao intervalo anterior. A criação de empresas individuais caiu 30,2%, a maior queda entre as naturezas jurídicas, com um total de 75.451 novos negócios entre janeiro e julho de 2016.O setor de serviços continua sendo o mais procurado por quem quer empreender – de janeiro a julho surgiram 755.011 novas empresas neste segmento, o equivalente a 63% do total. Foram criadas 341.683 empresas comerciais (28,5% do total) e, no setor industrial, foram abertas 99.444 empresas (8,3% do total).Entre as regiões, o Sudeste lidera o ranking de criação de empresas, com 615.490 novos negócios abertos entre janeiro e julho de 2016, ou 51,3% do total. O Nordeste ocupou o segundo lugar, com 16,7% (200.389 empresas). A Região Sul segue em terceiro, com 16,6% de participação e 198.622 novas empresas. O Centro-Oeste registrou a abertura de 105.397 empresas e foi responsável por 8,8% de participação, seguido pelo Norte, com 58.417 novas empresas ou 4,9% do total de empreendimentos inaugurados.Fonte: Empreendedor

Paulistana inova em formato de joias e cria novo negócio

Marca especializada em joias afetivas cresce com produtos exclusivos para atender público, do Brasil e exterior, que busca joias personalizadas

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Foi durante a maternidade que a designer Soraia Nakano descobriu um talento que se tornaria sua principal atividade. Acostumada com o ambiente corporativo de uma multinacional americana, que lhe oferecia uma agenda repleta de compromissos e viagens, a paulistana sentiu a necessidade de desacelerar e direcionar atenções à família.
Ainda encantada com os traços únicos e minuciosos dos pezinhos da primeira filha, Clarice, a jovem mãe teve uma ideia inovadora e resolveu eternizá-los em uma linda joia, original e surpreendente. O sucesso foi tanto que amigos e familiares pediram para que Soraia trabalhasse também na personalização das lembranças dos seus filhos. Surgiam assim os primeiros passos da INFFINITÀ, em 2015.LcmInffinitaBySoraiaNakanoColarDuas plaquinhasOuro18kSoraia desenha e produz todas as joias em ouro 18k e prata, dando forma às lembranças que os clientes solicitam. Os carimbos de pezinhos trazidos da maternidade são os mais encomendados, mas existem ainda homenagens para esposas e namorados, pingentes e chaveiros; presentes para avós, com bilhetes dos netos em “garranchinhos” produzidos em ouro. Soraia acredita em todo tipo de personalização.Desde a sua criação, mais de 700 joias já foram entregues.Hoje, a ex-executiva assume a grife e lança esse conceito pioneiro de joias no Brasil, joias afetivas, e comemora o sucesso. “Chegam pedidos de norte a sul do país – e fora dele também. Já fiz trabalhos para famílias do Chile, EUA, Canadá, Israel, Hungria e Singapura. A marca está crescendo bastante e fico otimista e feliz por poder concretizar essas emoções” afirma Soraia Nakano, idealizadora da marca, que espera dobrar o faturamento nesse segundo ano de operação.Fonte: Empreendedor

PORTO ALEGRE GANHA PRIMEIRO SUPERMERCADO DRIVE-THRU

CLIENTE PODERÁ RETIRAR AS COMPRAS NO DRIVE THRU OU RECEBER EM CASA

 
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Após 18 anos de experiência com lojas de bairro na Zona Norte de Porto Alegre, o Supermago está inovando e apresenta ao público, em setembro, o primeiro supermercado a operar no modelo “drive thru” no Estado. Com oMagodrive, que chega para complementar as operações convencionais das quatro lojas da empresa, os clientes da Capital ganham uma opção diferenciada que garantirá economia de tempo e praticidade às compras: a escolha dos produtos é realizada pela internet, através do site ou do aplicativo Magodrive, e os itens podem ser retirados no drive thru ou recebidos em casa, em dia e turno agendados.magodrive1A novidade é resultado de uma necessidade vivenciada no exterior, em meados de 2010, pelo sócio da empresa Rodrigo Machado, que não possuía meio de condução própria e precisava uma forma mais cômoda e rápida de realizar suas compras diárias de supermercado. Este sonho ficou adormecido até 2015, quando a família identificou, através de um estudo de mercado, os principais entraves que inibem o crescimento do consumo pelos gaúchos e os desafios da operacionalização de vendas com delivery e drive-thru no Brasil e no mundo. Acreditando na evolução da internet e dos dispositivos eletrônicos, a empresa investiu nos últimos 9 meses em desenvolvimento de plataforma e integração de sistemas que possibilitem atender a esta demanda. Comprometido com o aumento da qualidade de vida dos seus consumidores, o Magodrive desenvolveu embalagens especiais e veículos de entrega climatizados e adaptados, que garantirão as encomendas frescas e na temperatura adequada. “As mudanças são inevitáveis para a evolução da sociedade. Estamos acompanhando as tendências mundiais de mercado eletrônico e assumindo um protagonismo no RS neste sentido, sempre buscando garantir e aumentar a qualidade de vida dos nossos clientes”, destaca Jacinto Machado, diretor da rede.Cliente pode receber compras em casa – Com o Magodrive, os consumidores de Porto Alegre realizarão a escolha das compras magodrivepela internet de duas formas: através do site www.magodrive.com.br ou com o aplicativo “Magodrive”, disponível para os sistemas iOS e Android nos smartphones. Após a seleção dos produtos, o cliente confirma o pagamento e agenda data e turno de entrega, que pode ser feita em endereço indicado ou no drive thru da empresa, localizado na Rua Guiné, 318, no bairro Jardim Itati, na Zona Norte da Capital. “ O cliente agenda as compras e retira de uma vez só no drive, evitando perda de tempo e agilizando sua rotina”, explica Machado.Tempo de compra online será rápido – Desenvolvido especialmente para consumidores que buscam maior praticidade para realizar suas compras de supermercado. O Magodrive tem como conceito principal garantir uma experiência de compra rápida e agradável ao cliente. Diretora da rede, Patrícia Machado afirma que as interfaces do site e do app são simples e visam dar celeridade ao processo de escolha. “Os produtos estão distribuídos por categorias e podem ser pesquisados pelo nome ou por seção. Nossa preocupação é tornar a compra online agradável e acessível a todos os públicos”, relata.O Magodrive inicia sua operação disponibilizando 6 mil itens aos consumidores nas seções de padaria/confeitaria, açougue, bebidas, fiambreria, hortifrúti, mercearia, higiene, limpeza e pet. A opção delivery, que entrega as compras em casa ou no endereço indicado pelo cliente, inicia atendendo a 23 bairros da Capital.Entenda como funciona:1)    Cadastro: ao acessar o Magodrive pela primeira vez, o cliente realiza o seu cadastro. Nas compras seguintes, basta informar usuário e senha;2)    CEP: ao informar seu CEP, o cliente já saberá se o bairro é atendido pela opção delivery;3)    Compra: o consumidor escolhe seus produtos e adiciona ao carrinho de compras virtual;4)    Agendamento:  o Magodrive oferecerá as duas opções de agendamento para recebimento dos produtos: retirada no drive-thru ou entrega no endereço indicado;5)    Pagamento: o cliente escolhe a opção de pagamento e efetua online.Fonte: NewTrade

Empreendedores catarinenses participam de programa de incentivo do BID

Programa identifica negócios inovadores e com alto potencial de crescimento, capacita, dá visibilidade e conecta com investidores

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“Economista de formação, financista por decisão e professor por paixão”, Álvaro Dezidério da Luz, 39 anos, desenvolveu a sua carreira conciliando a atividade profissional com a docência. Com a experiência de 20 anos como consultor e executivo de empresas, há um ano criou a AlvoEduca, que promove cursos de educação financeira presenciais e online. “Estamos conseguindo provar que, com a metodologia correta, é possível ensinar qualquer coisa, inclusive finanças, para qualquer pessoa que queira aprender”.
Ele integra o grupo de 30 participantes do Inova Capital – Programa de Apoio a Empreendedores Afro-Brasileiros,do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).  Inédito no país, o programa visa identificar empreendedores com ideias inovadoras, negócios de alto potencial de crescimento e com impacto social e ambiental e capacitá-los para que desenvolvam seus planos de negócios, apresentem a investidores e, desta forma, tenham acesso ao capital necessário para o seu desenvolvimento. Ainda, o programa desenha novos mecanismos de investimento públicos e/ou privados, direcionados a apoiar afro-empreendedores, e estuda as preferências dos consumidores negros.Álvaro afirma que o programa do BID permitiu modelar o negócio de forma a apresentar aos investidores. “Uma coisa é vender o produto. Outra é mostrar que o negócio é estruturado em forma de empresa de fato. Tenho certeza que a AlvoEduca cresceu muito neste aspecto”. Para o futuro, o economista espera se divertir cada vez mais com seu negócio e torná-lo sustentável.Com formação de tecnóloga em redes de computadores e cursos de sistemas de informação na UFSC, além de MBA em gerenciamento de projetos na FGV, Queila Nunes, 36 anos, também começa a colher frutos do programa. A ideia de criar a Bendita, uma plataforma digital que oferece serviços domésticos, surgiu quando realizava uma consultoria em uma agência de empregadas domésticas. “Lá pude conhecer como funciona uma empresa que atua nesse mercado e percebi que a tecnologia poderia ajudar a resolver muitos problemas. Foi então que iniciei o projeto de desenvolvimento da plataforma digital”, explica. Para ela, o reconhecimento do BID valida seus propósitos e a motiva a evoluir sempre para realizar seus sonhos. “O programa me deu a oportunidade de mostrar a Bendita para o Brasil e me fez subir outro degrau nessa caminhada empreendedora”, diz Queila Nunes, que pretende levar a Bendita para todos os estados do Brasil.O BID investirá R$ 500 mil até 2017 no Inova Capital – Programa de Apoio a Empreendedores Afro-Brasileiros.“Esta é uma temática estratégica para o BID porque os negros do Brasil somam 68 milhões de consumidores, conforme Estudos Data Popular, e 11 milhões de empreendedores, segundo relatório do Sebrae. Entretanto, somente 900 mil são empregadores. Além disso, os negros brasileiros representam 70% dos afrodescendentes da América Latina. Constatamos também que o acesso a financiamento e as capacidades de gerir um negócio sem dúvida persistem como importantes barreiras ao crescimento de todas empresas, contudo os empreendedores afrodescendentes muitas vezes enfrentam barreiras adicionais em decorrência de arranjos discriminatórios históricos. Diante desses desafios, resolvemos implementar o Inova Capital, que contempla ações de capacitação, mentoria, coaching e de aproximação entre afro-empreendedores e o mercado investimento”, afirma Luana Marques Garcia, especialista em Desenvolvimento Social da Divisão de Gênero e Diversidade do BID.O objetivo é aumentar a participação de negros e de negras entre as maiores empresas do Brasil, por meio de ‘empreendedores embaixadores’, para mostrar aos mercados que é possível ter muito retorno investindo em negócios e ideias de afrodescendentes, “os quais desenvolvem produtos e serviços com efetivos impactos social e ambiental, e beneficiando muito além dos segmentos predominantemente negros”, sinaliza Luana, salientando que “há vantagens na diversidade de investimentos”.Em julho, o programa realizou uma rodada de pitches inédita na América Latina – a primeira competição de negócios de empreendedores afrodescendentes para investidores brasileiros, junto com a Anjos do Brasil.O Banco Interamericano de Desenvolvimento também está conduzindo um levantamento no país sobre o mercado afro-brasileiro, envolvendo preferências de marcas, comportamento do consumidor e publicidade nas redes sociais. E, em 10 de novembro, realizará, com o apoio do Itaú, o evento internacional “O Ecossistema para a Promoção do Crescimento de Negócios de Alto Impacto Social | Conexão Estados Unidos – Brasil”, em São Paulo (SP).O site www.inovacapital.net.br traz detalhes desta iniciativa e o perfil dos 30 afro-empreendedores participantes.Fonte: Empreendedor

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