5 dicas para abrir um negócio em 2016

Business Launching
Em algum momento da vida profissional, toda pessoa já sonhou em colocar um sonho em prática e se tornar dono da própria empresa. E, por que não aproveitar o atual cenário econômico do país para se reinventar e dar vida ao desejo de ser um empreendedor de sucesso? Claudio Eschecolla recomenda cinco dicas para quem quer tirar o plano do negócio próprio do papel no próximo ano.O executivo é diretor geral do Grupo Hoken, rede de franquia especializada na fabricação de purificadores de água com alta tecnologia, que faturou R$ 120 milhões em 2014, atualmente tem 150 franquias distribuídas pelo Brasil, e é uma das primeiras companhias a ingressar no franchising em São José do Rio Preto, cidade onde foi fundada, no interior de São Paulo.

1) PESQUISE E ENTENDA O SETOR EM QUE DESEJA ATUAR

Antes de decidir investir em um negócio, é importante pesquisar bastante a área de atuação, o perfil dos clientes que serão atendidos e os produtos oferecidos. Entendendo esses aspectos, você terá mais facilidade em identificar o segmento com que mais se identifique. Em 2016, o cenário de instabilidade econômica deve prosseguir, por isso, é necessário buscar oportunidades para empreender em setores que mantém o crescimento, a estabilidade e a demanda apesar das influências do mercado.

2) DESENVOLVA SEU ESPÍRITO EMPREENDEDOR

É fundamental que você perceba se tem as características necessárias para ser um empreendedor, como dedicação, comprometimento e facilidade para lidar com público. Além disso, ser empreendedor significa buscar sempre alternativas de realizar uma mesma atividade de maneiras diferentes, encontrando oportunidades para atender às necessidades dos clientes que ainda não foram supridas. Empreender é um processo constante de aprendizado e desenvolvimento.

3) DEDICAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

Acreditar que por ser dono do próprio negócio terá mais tempo livre e liberdade para ir ao trabalho apenas quando desejar é uma ilusão. Como diz o ditado, é o olho do dono que garante o sucesso da empresa, ou seja, você precisará ficar atento a todos os detalhes do serviço/produto oferecido e ainda garantir que seus funcionários estejam engajados e comprometidos com a operação.Você sempre terá trabalho, mas é gratificante colher os frutos da sua dedicação e ainda ver seu investimento dar resultado.

4) PLANEJAR E ESTABELECER METAS

Se você já tem em mente o tipo de negócio que deseja ter e está disposto a se dedicar para transformar seu sonho em realidade, o próximo passo é estabelecer o planejamento para que sua empresa possa superar com sucesso o processo de maturação – fase em que a companhia está se estabelecendo no mercado e buscando o equilíbrio financeiro.Mais do que se preparar para o futuro, esta etapa é fundamental para que você possa enxergar com clareza os objetivos buscados e corrija a tempo os possíveis desvios de rota.

5) INVISTA EM NETWORKING E SEJA OTIMISTA

Costumo dizer que o segredo do sucesso em uma companhia está em “dar as mãos” para que o trabalho gere frutos. Ou seja, além de desenvolver o espírito de equipe internamente, para que todos – desde os donos até os funcionários – sejam comprometidos com o crescimento da empresa e enxerguem o impacto dos resultados em seu desenvolvimento como indivíduo, também é fundamental a habilidade em estabelecer e motivar as conexões com pessoas do segmento, como fornecedores, concorrentes e parceiros comerciais.
Fonte: 5 dicas para abrir um negócio em 2016- Empreendedor

Plataforma facilita a contratação de colaboradores temporários

Site reúne vagas para profissionais independentes e supre demandas temporárias de empresas
Com a recessão econômica, várias empresas estão reduzindo seus custos fixos e apostando nos freelancers, ao mesmo tempo em que o desemprego aumenta e muitos procuram recolocação profissional ou uma renda extra. A Hora Extra (www.hextra.com.br) é uma plataforma que se encaixa nesse cenário, colocando em contato companhias e prestadores de serviço e utilizando um modelo que reduz em até 80% as ausências destes.A dinâmica é simples: as empresas anunciam o que precisam, os profissionais que se encaixam nos pré-requisitos são avisados e se candidatam. Os contratantes, por sua vez, escolhem de acordo com recomendações e currículos. Além de especialistas em cargos relacionados a eventos, como garçons, seguranças e maquiadores, há espaço para professores, programadores, cuidadores de idosos, etc.“De trabalho em trabalho, o profissional constrói sua reputação e vai conseguindo vagas melhores, com pagamento maior. As empresas, por sua vez, também são avaliadas, o que gera credibilidade para ambas as partes e diminui a chance de calotes”, explica Caio Rodrigues, fundador da Hora Extra. Com cinco anos de experiência na organização de eventos, Rodrigues sofreu na pele com profissionais que não compareciam ao compromisso. Para contornar a situação, a plataforma cobra uma taxa de 5% dos candidatos, com mínimo de R$ 8, antes de fecharem o contrato para cada vaga. Vem daí a redução de 80% nas faltas.A dinâmica é simples: as empresas anunciam o que precisam, os profissionais que se encaixam nos pré-requisitos são avisados e se candidatam. Os contratantes, por sua vez, escolhem de acordo com recomendações e currículos. Além de especialistas em cargos relacionados a eventos, como garçons, seguranças e maquiadores, há espaço para professores, programadores, cuidadores de idosos, etc.“De trabalho em trabalho, o profissional constrói sua reputação e vai conseguindo vagas melhores, com pagamento maior. As empresas, por sua vez, também são avaliadas, o que gera credibilidade para ambas as partes e diminui a chance de calotes”, explica Caio Rodrigues, fundador da Hora Extra. Com cinco anos de experiência na organização de eventos, Rodrigues sofreu na pele com profissionais que não compareciam ao compromisso. Para contornar a situação, a plataforma cobra uma taxa de 5% dos candidatos, com mínimo de R$ 8, antes de fecharem o contrato para cada vaga. Vem daí a redução de 80% nas faltas.Além disso, entre as principais vantagens do site estão a rapidez na contratação dos profissionais – a maioria das vagas é preenchida em, no máximo, três dias –, e a segurança: como os perfis dos candidatos são atrelados ao CPF, não é possível apagar avaliações negativas, por exemplo. “Para os freelancers, é uma ótima oportunidade de conseguir trabalhos de forma rápida. Já para as empresas, a oferta variada facilita encontrar um perfil adequado para suas necessidades”, diz Rodrigues.Hoje, a Hora Extra tem 10 mil perfis cadastrados. Em novembro, a empresa recebeu um investimento de R$ 300 mil para expandir a atuação. Com isso, pretende lançar, no começo de 2016, a versão em app da plataforma – para Android e iOS -, e crescer 300%. O cadastro dos freelancers e anúncio de vagas são gratuitos.
Fonte: Plataforma facilita a contratação de colaboradores temporários - Empreendedor

5 lições de quem empreendeu tendo um emprego ao mesmo tempo

5 lições de quem empreendeu tendo um emprego ao mesmo tempo
Ter um negócio não é uma tarefa fácil. Porém, para alguns empreendedores, essa jornada exige ainda mais disposição – isso porque eles decidiram conciliar a empresa própria com um emprego em tempo integral, ao menos por um tempo.Foi o que aconteceu, por exemplo, com os quatro empreendedores da startup Stoodi, que prepara reforços escolares e materiais preparatórios para o Enem, de forma online. Daniel Liebert, Gustavo Uehara, Nilson Rejo Jr. e Vinicius Neves conciliaram o emprego fixo com o negócio durante sua criação.Uehara ficou um ano e meio nessa situação, por exemplo. “Eu começava a trabalhar no design e no desenvolvimento do negócio umas 20h e o horário em que eu acabava dependia do projeto. Às vezes eu acabava à meia-noite, às vezes umas três ou quatro da manhã”, conta.Liebert conta que o objetivo era testar a ideia antes de se dedicar em tempo integral. “A gente resolveu começar nesse esquema paralelo para reduzir o risco de carreira. Se desse errado, manteríamos os trabalhos. Se desse certo, a gente avaliaria se valeria permanecer no emprego ou não.”O empreendedor serial Alan Soares conta fundou um negócio próprio pela vontade de mudar o mundo. Ele e mais um sócio administram a Cinequanon Cultural, agência que trabalha com a criação de projetos para transformações sociais, culturais e econômicas. Quando a empresa foi registrada, em 2012, ele ainda era funcionário de uma empresa de educação para investidores. No fim, acabou virando sócio também do negócio no qual era funcionário.Já Carmen Lúcia conciliou emprego e negócio próprio para complementar a renda, usando suas habilidades na cozinha. Enquanto trabalhava em um supermercado, Carmen cuidava também da Salgados Carmen. “Eu entrava meio-dia no mercado, mas acordava cinco da manhã para fazer salgado. Sempre tive vontade de abrir um negócio, mas tinha receio. Registrada, você se acomoda”, conta. Após cinco anos de conciliação, Carmen perdeu seu emprego em março deste ano. Viu a oportunidade de tocar a Salgados Carmen de forma integral e, hoje, faz três mil salgados por semana.Veja, a seguir, as dicas desses empreendedores para quem está conciliando negócio próprio e emprego fixo (ou pretende estar):

1. Avalie se isso é para você

Quando o empreendedor concilia trabalho fixo e negócio próprio, é comum que trabalhe mais do que seus conhecidos e, no curto prazo, fique com menos dinheiro no bolso. Por isso, é preciso saber se você está disposto a optar por uma dupla jornada, segundo todos os empreendimentos entrevistados.Estresse: ter organização é fundamental na hora de assumir uma dupla jornada de trabalho© Thinkstock Estresse: ter organização é fundamental na hora de assumir uma dupla jornada de trabalho“Saiba que você estará deixando de ir à academia ou ao bar para continuar trabalhando, agora em um negócio que é seu. Seja honesto consigo mesmo na hora de decidir: saiba se você é forte para aguentar as pancadas, que serão várias”, recomenda Soares, da Cinequanon.“Esteja bem ciente de que trabalhar por conta própria não é tão fácil quanto pensam. Eu trabalho muito mais agora, por exemplo. Mas, mesmo a vida sendo mais corrida, estou mais feliz”, afirma Carmen.Já Liebert conta um caso da própria Stoodi. “Nesse tempo de jornada dupla, nós gravávamos as aulas em uma escola no final de semana, por exemplo. Estávamos dispostos a pagar o preço de trabalhar em feriados e de madrugada, para fazer isso virar. Aí vai muito de perfil.”

2. Conheça qual o tipo do seu negócio

É possível ser funcionário e dono de uma empresa ao mesmo tempo? Isso depende do objetivo do seu empreendimento, afirma Soares. “Tem negócios que são feitos para serem escalados, enquanto outros são apenas para obter uma renda extra. Se você pensa na segunda opção, você pode se organizar para ajustar os horários.” Porém, se seu objetivo com a empresa for expandir as operações, é quase certo que você deverá abandonar seu emprego no futuro.Liebert, da Stoodi, recomenda também olhar para o timing do mercado em que sua empresa irá atuar. Isso é fundamental para saber se você pode tocar o negócio com mais calma ou não. “Nós avaliamos que nosso negócio estava em um setor em que sair na frente não era tão importante assim. Conseguimos essa conciliação de empreendimento e emprego por meses, trazendo os sócios para trabalhar só com o Stoodi aos poucos. Porém, quando o empreendedor vai atuar em negócios com timing, é pouco possível fazer o que fizemos”.

3. Tenha organização

Organização é a palavra de ordem na hora de ter uma dupla jornada, decreta Uehara. “Eu tentava me organizar ao máximo. Quando eu trabalhava no Stoodi, esquecia o que fazia no trabalho, e vice-versa. Já era estressante e cansativo por si só, porque é um período longo trabalhando. Se eu pensasse no outro emprego, ainda, não daria certo.”No caso, a antiga profissão de Uehara o ajudou. Ele trabalhava como Scrum Master, um profissional que segue princípios de agilidade para planejar e gerir projetos. “Estudar bastante essa área é importante, com conceitos como Scrum e Lean Startup. Eu trouxe esses conselhos para organizar minha própria rotina”, conta.Deixar de ter essa organização pode até fazer com que você perca sua clientela. “Se o freguês pede algo e você diz que não tem como cumprir esse pedido, ou só pode fazer durante o final de semana e vai entregar daqui a muito tempo, ele deixar de procurar na sua empresa”, alerta Carmen. “Ficar conciliando emprego e negócio sem organização é não fazer nenhum direito.”

4. Não deixe de se dedicar ao emprego

A organização do tempo não é importante só para reduzir o estresse do empreendedor, mas também para manter a produtividade durante a dupla jornada. Fazer atividades da sua empresa durante as horas de trabalho como funcionário prejudica a produtividade e é uma desonestidade com seu empregador. “Ele vai acabar sabendo, uma hora ou outra, e uma das suas fontes de renda será comprometida”, ressalta Soares. “Isso é especialmente ruim nesse momento, quando o salário é destinado ao sustento do começo do negócio.”

5. Busque algo pelo qual você seja apaixonado

Manter emprego e empreendimento próprio já é difícil. Mas pior ainda é quando não há interesse real pelo negócio. “Não dá certo investir no negócio só porque você conhece alguém que se deu bem. Trabalhar por conta é bom só se você gosta do que faz, porque pede uma disponibilidade total”, alerta Carmen.Fonte: 5 lições de quem empreendeu tendo um emprego ao mesmo tempo - MSN

Cresce a participação dos pequenos negócios na Black Friday

Microempreendedores Individuais, micro e pequenas empresas representam 75% dos participantes

A participação dos pequenos negócios na Black Friday aumenta a cada ano. Na edição 2015, que acontece no próximo dia 27, 75% das empresas virtuais que vão participar da mais esperada liquidação do comércio eletrônico brasileiro faturam até R$ 3,6 milhões por ano. Até o momento, esse número aumentou 80% em relação ao ano passado.

Os dados foram levantados na pesquisa Black Friday Legal 2015, realizada pelo Sebrae e pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), e apresentados nesta terça-feira (17) pela diretora-técnica do Sebrae, Heloisa Menezes, em coletiva de imprensa em São Paulo. As duas instituições traçaram o perfil das empresas que se cadastraram para receber o selo Black Friday Legal 2015 e que, portanto, estarão presentes na promoção deste ano. O selo promocional, concedido pela camara-e.net, incentiva as boas práticas do comércio eletrônico e identifica o site que aderiu ao Código de Ética.

Este é o sexto ano da Black Friday no Brasil. Nas duas primeiras edições, a maioria das empresas participantes era de médio e grande portes. O programa Black Friday Legal, da camara-e.net, foi criado em 2013 e, desde então, vem incentivando a participação dos Microempreendedores Individuais (MEI) e das micro e pequenas empresas na promoção. De 2013 para cá, enquanto a presença dos grandes empreendimentos se manteve praticamente estável, o número de pequenos negócios que aderiram à promoção cresceu 243%.

“O selo Black Friday Legal cria um ambiente de fomento e incentivo às lojas participantes da promoção, principalmente aos pequenos e médios empreendedores que não dispõem de verba para campanhas publicitárias que tornem seus nomes conhecidos”, explica Ludovino Lopes, presidente da camara-e.net. “Os consumidores podem verificar os requisitos que as lojas atenderam e os compromissos que firmaram para conquistar o selo BFL e, assim, comprar em ambientes que cumprem a legislação em vigor e acolhem as melhores práticas do comércio eletrônico”, afirma.

Para a diretora-técnica do Sebrae, Heloisa Menezes, “a Black Friday é uma oportunidade de aumentar as vendas, ampliar a base de clientes, reforçar a presença da marca e contribuir para o giro do estoque”. No entanto, o empreendedor deve se preparar, planejando e organizando a participação no dia 27 deste mês para fazer bons negócios. “É importante selecionar os produtos a serem colocados em promoção, definir o percentual de descontos e dar segurança para quem for comprar pela internet nessa data”, ressalta.

PRIMEIRA VEZ

Este ano, 43% dos pequenos negócios que se candidataram para receber o selo Black Friday Legal vão participar da promoção pela primeira vez, segundo mostra a pesquisa. Os principais objetivos da adesão são vender mais, aproveitando a data comemorativa, atrair novos consumidores e posicionar a marca no mercado.

A pesquisa também traçou o perfil dessas empresas. A maioria delas (57%) tem loja física e virtual, quase sete em cada dez estão na região Sudeste, um terço atua no segmento de moda e acessórios, 21% no de casa e decoração e 13% no de eletrônicos e telefonia.

A Black Friday dá início à temporada de compras de fim de ano, que culmina no Natal. Nasceu nos Estados Unidos, na década de 1960, como uma data de megadescontos no varejo norte-americano, celebrada na última sexta-feira de novembro, logo após o feriado de Ação de Graças.

A pesquisa Black Friday Legal 2015 é dividida em duas etapas. As empresas que solicitam o selo são analisadas e recebem o questionário da primeira etapa ao inscrever-se. São as respostas da primeira etapa, até o momento, que estão contempladas nessa pesquisa. Na segunda etapa, o segundo questionário será enviado aos portadores do selo logo após a Black Friday para identificar o desempenho dessas lojas na data promocional. Responder o primeiro questionário é um dos requisitos básicos para a obtenção do selo.

Este ano, as inscrições para o selo BFL 2015 terminam na próxima segunda-feira (23) (https://blackfriday.camara-e.net/), quando começam a ser divulgadas no site do Black Friday Legal as empresas já aprovadas. Até a última sexta-feira, foram mais de 800 inscritos e quase 600 pré-aprovados. As respostas da primeira etapa enviadas após a data considerada no retrato preliminar da pesquisa serão computadas na segunda parte. Os resultados completos, das duas fases, serão divulgados em dezembro.

Fonte: Cresce a participação dos pequenos negócios na Black Friday - Empreendedor

Aplicativo do Sebrae facilita a criação de modelo de negócio

Um dos grandes desafios para quem busca realizar o sonho de ter uma empresa é encontrar o modelo de negócio ideal.

Visando auxiliar os futuros empresários nessa missão, o Sebrae Nacional desenvolveu o aplicativo Sebrae Canvas, por meio do qual é possível detalhar uma série de aspectos de seu futuro negócio e ter uma boa ideia sobre como será a sua atuação no mercado.

“A ferramenta utiliza a metodologia Canvas, apresentada em 2011 no livro Business Model Generation, do suíço Alexander Osterwalder. Graças à simplicidade, o Canvas é hoje a metodologia mais usada em planejamento empresarial”, explica Stefano Portuguez, gestor do projeto Começar Bem, do Sebrae Nacional.

Ferramenta utiliza a metodologia Canvas, que permite visualizar a atuação da futura empresa em nove diferentes blocos
Ferramenta utiliza a metodologia Canvas, que permite visualizar a atuação da futura empresa em nove diferentes blocos
Foto: Divulgação

Inicialmente, o aplicativo foi lançado pelo Sebrae-PR em 2014. Como a experiência gerou muitas avaliações positivas entre os usuários paranaenses, o Sebrae resolveu nacionalizar a ferramenta, acrescentando algumas melhorias para facilitar o uso e acesso dos interessados. “O aplicativo pode ser utilizado tanto em desktop quanto por meios mobile, nas versões iOS e Android. Mas as maiores novidades são a possibilidade de armazenar os dados em nuvem e a interação com outros usuários para construir modelos de negócio de forma colaborativa”, revela.

Ao acessar a ferramenta, o empreendedor deve informar o que pretende para o negócio em nove diferentes blocos. O primeiro, denominado Proposta de Valor, é a razão pela qual os clientes comprariam o que você tem a oferecer. O segundo, Segmento de Clientes, é a definição do perfil de seus potenciais consumidores. No terceiro tema, Canais, você deve informar como espera levar sua proposta de valor para cada pessoa.

Já em Relacionamento com Clientes, você deve imaginar como seus consumidores gostariam de ser atendidos. O quinto bloco, Fontes de Receita, diz respeito a como gerar receitas a partir da sua proposta de valor. Já no tópico Recursos Principais, o empreendedor deve dizer quais são os elementos determinantes para entregar valor ao cliente.

O sétimo bloco, Atividades-Chave, determina quais são as tarefas e ações mais importantes para que a empresa faça o seu modelo de negócios funcionar. Em Parcerias Principais, você deve dizer quais são as parcerias determinantes para a atuação da empresa. E, finalmente, em Estrutura de Custos, o empresário deve explicitar quais gastos estão envolvidos no financiamento do empreendimento.

“Ao detalhar o que pretende em cada um desses blocos, o potencial empresário tem como organizar suas ideias e definir estratégias viáveis para a atuação no mercado. Com o aplicativo, também é possível conhecer o planejamento de outros usuários, o que pode inspirar novas ideias. A expectativa é de que a pessoa esteja sempre revisando cada bloco para fazer os ajustes de prioridades de forma constante”, revela Stefano.

Ele acrescenta ainda que a metodologia Canvas é útil tanto para quem quer iniciar um novo negócio quanto para quem deseja reposicionar sua empresa. Neste último caso, o empreendedor pode preencher cada bloco com as informações reais de seu negócio e, posteriormente, avaliá-las, visando reconhecer seu papel diante da realidade do mercado.

“Definir o modelo de negócio é o primeiro passo para uma empresa de sucesso. Por mais que o potencial empresário tenha uma boa ideia de negócio, não dá para contar com a sorte. Capacitação, planejamento e análise de mercado são essenciais para se diferenciar da concorrência e atender às demandas de clientes e fornecedores, ainda mais em tempos de crise”, encerra.

Fonte: Aplicativo do Sebrae facilita a criação de modelo de negócio - Terra

Brasil formaliza mais de cinco milhões trabalhadores

Microempreendedores individuais emitem nota fiscal e têm direito a aposentadoria, auxílio-doença e licença-maternidade
Quem é MEI pode emitir nota fiscal e conseguir crédito como pessoa jurídica. Hoje, sete em cada dez pessoas que se formalizam conseguem aumentar as vendas. Em seis anos, mais de cinco milhões de brasileiros viraram microempreendedores individuais. Para ser MEI o faturamento deve ser de no máximo R$ 60 mil por ano, uma média de R$ 5 mil reais por mês. Além disso, o empreendedor não pode ter participação em outras empresas como sócio ou titular.Para se tornar um MEI, é só seguir as dicas do Sebrae: acessar o Portal do Empreendedor, preencher as informações cadastrais e imprimir os documentos necessários. Depois, pedir à Secretaria da Fazenda do estado ou do município autorização para emitir a nota fiscal, que pode ser em talão ou eletrônica. O empreendedor ganha um CNPJ e o número de inscrição na Junta Comercial.Quase 500 atividades podem virar MEI, como personal trainer, barbeiro ou encanador. Nabyrie Francelino, por exemplo, estava perdendo clientes porque vendia bolos e doces sem nota fiscal. Agora, com a formalização, ela pretende triplicar o faturamento, que hoje é de R$ 800. Já o tatuador Gustavo Teixeira virou MEI graças ao incentivo do chefe, que enxergou nele um futuro sócio.Além dos benefícios da previdência, no caso do Gustavo, outra grande vantagem foi poder adquirir a maquininha de cartão de crédito. A opção de pagamento parcelado fez com que ele aumentasse as vendas. Também é importante ressaltar que, para um negócio dar certo não basta se tornar empresário. O especialista do Sebrae Paulo Marcelo diz que é necessário ter iniciativa. No caso do MEI, ele destaca que a pessoa é a própria empresa, então tem que estar preparada pra controlar as contas e fazer a gestão do negócio.
Fonte: Brasil formaliza mais de cinco milhões trabalhadores - Empreendedor

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