Obra milenar, A Arte da Guerra dá lições de empreendedorismo

Escrito pelo general chinês Sun Tzu há mais de 2500 anos, livro de estratégia militar se tornou um guia para executivos e empresários

Se pudesse viajar 25 séculos no futuro, o general, estrategista e filósofo chinês Sun Tzu provavelmente ficaria surpreso ao ver homens de terno e gravata, sentados dentro de um jatinho, lendo e relendo “A Arte da Guerra” para se preparar para uma reunião especialmente difícil. O livro de 513 a.C. nunca deixou de ser referência no meio militar. Mas há décadas continua sendo um dos mais lidos e mais influentes do mundo dos negócios.

A obra foi escrita em 13 capítulos concisos e diretos, com dicas preciosas para qualquer exército sair vitorioso de uma batalha. Ao longo da história, existiram outras dezenas de livros deste estilo, mas nenhum se mostrou tão popular, primeiro no Oriente e, muito tempo depois, no Ocidente. Desde que foi traduzido para o francês, em 1772, ele se tornou leitura de cabeceira de comandantes tão diferentes quanto o francês Napoleão Bonaparte, o britânico Everard Calthrop e o americano Douglas MacArthur. A novidade, em décadas mais recentes, é o uso da obra como base para comparar os ambientes militar e empresarial.

“A Arte da Guerra é um clássico, e como tal pode ser lido sob diversas perspectivas”, diz o administrador Leonardo Secchi, professor da Universidade do Estado de Santa Catarina. “Pode-se fazer a metáfora da guerra para o ambiente de mercado competitivo, dentro do qual a empresa precisa ter conhecimento de três elementos essenciais”. Nesta comparação, o exército seria a própria empresa, o inimigo seriam os competidores, e o terreno seriam o mercado, os fornecedores e os acionistas.

Semelhanças entre os ambientes militar e corporativo transformaram o clássico de Sun Tzu em um best-seller no meio empresarial
Semelhanças entre os ambientes militar e corporativo transformaram o clássico de Sun Tzu em um best-seller no meio empresarial
Foto: Elnur / Shutterstock

A obra contém lições que podem ser extrapoladas para o ambiente corporativo:

Conheça a si e ao concorrente – Uma das máximas mais famosas de Sun Tzu afirma: “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas”.

Reconheça sua inferioridade – Diante de um concorrente mais tradicional ou mais poderoso, não ataque de maneira frontal nem mostre seus trunfos abertamente. Prefira agir de surpresa.

Aja com firmeza – A cautela é válida, até que chega o momento certo de agir. Neste caso, seja para um lançamento de produto ou a abertura de uma filial, o importante é ser decidido.

Valorize a criatividade – O general chinês diz que a força de um exército não depende de seu tamanho. Agir de maneira inovadora, com criatividade, é sempre mais valioso.

Mantenha a equipe motivada – Não há estratégia bem pensada e capacidade de inovação que funcione se o time está disperso, desmotivado ou com problemas graves de hierarquia.

O professor Secchi alerta, no entanto, que não é possível pautar toda a política da empresa em uma única obra. “Como toda metáfora, a da guerra possui limitações. Uma delas é o desenho organizacional: empresas modernas, intensivas em conhecimento, buscam desenhos mais horizontais, de autonomia gerencial, de criatividade e desenvolvimento holístico dos funcionários”, afirma.

“Outra limitação é relativa ao ambiente externo competitivo”, continua Secchi. “Nos dias atuais as empresas buscam estabelecer relacionamentos cooperativos e de longo prazo com clientes, fornecedores e até competidores, no sentido de posicionar-se estrategicamente no mercado e entregar produtos e serviços mais úteis à sociedade”, conclui o professor.

Fonte: Obra milenar, A Arte da Guerra dá lições de empreendedorismo - Terra

Endereço Comercial em Joinville e Itajai

Locação de Salas::Endereço Fiscal e Comercial::Gerenciamento de Contatos e Correspondências::Centro::Joinville::SC::Brasil
Disponibilizamos o serviço de Endereço Comercial na região central mais procurada nas cidades de Joinville e Itajaí, em local de extremo prestígio para geração de negócios. Concedemos nossa credibilidade para utilização destes endereços em todo material de comunicação empresarial. Invista em sua empresa e na sua marca para alcançar uma identidade corporativa de primeira classe.

Benefícios

Melhorar da imagem da empresa, comunicação ao mercado o endereço de prestígio comercial. Credibilidade aos clientes em relação ao excelente ponto comercial. Economia e comodidade para o confortável atendimento ao cliente.

Utilização

Na divulgação da imagem corporativa. Em material de papelaria e comunicação com o mercado. Apoio na geração de contatos, clientes e negócios.
Fonte: Endereço Comercial em Joinville e Itajai - A Freguesia Cia de Varejo Virtual

Endereço Fiscal em Joinville ou Itajai - SC, Brasil

Locação de Salas::Endereço Fiscal e Comercial::Gerenciamento de Contatos e Correspondências::Centro::Joinville::Itajaí::SC::Brasil
Para abertura de filial ou transferência de empresa já constituída, disponibilizamos o serviço de Endereço Fiscal. Este serviço garante a legalidade para registro empresarial, junto aos órgãos competentes do Estado de Santa Catarina e Prefeitura Municipal de Joinville ou Itajaí. Contrate o serviço de Endereço Fiscal para formalizar a sua empresa e livre-se do pagamento mensal de aluguel de imóvel, IPTU, condomínio, taxas, segurança, energia elétrica, telefone e demais custos para manter um escritório convencional.

Benefícios

Constituição legal da empresa, com a emissão do CNPJ, Contrato Social e Alvará de Licença para Localização e Permanência. Credibilidade transmitida aos clientes, em relação ao excelente ponto comercial e regularidade da empresa. Baixo investimento para formalizar a empresa e para crescer no mercado.

Utilização

Na divulgação da imagem corporativa de forma adequada. Em material de papelaria e comunicação com o mercado. No apoio a geração de contatos, clientes e manutenção de negócios.
Fonte: Endereço Fiscal em Joinville ou Itajai - SC, Brasil - A Freguesia Cia de Varejo Virtual

Aluguel Equipamento de Informática em Joinville SC

Aluguel Equipamento de Informática em Joinville SC
Disponibilizamos o serviço de aluguel de Equipamentos de Informática, voltado somente para atender empresas. Alugamos notebook, impressora e datashow. O aluguel destes equipamentos pode ser anual, mensal ou por hora, mas é somente para empresa cliente Âncora Offices® Escritórios Virtuais.

Benefícios

Aluguel corporativo por hora, mensal ou anual. Adequar a aplicação de recursos da empresa para buscar resultados. Atendimento em caso de emergência.

Utilização

Em apresentações comerciais e na gestão de documentos como impressão, scanner e fax. Na empresa do cliente quando contratado mensalmente. Em trabalhos técnicos, fora do escritório sede da empresa.

Como contratar

O serviço de aluguel de Equipamento de Informática pode ser contratado diretamente no escritório em Joinville.

Contratar

Ligue para (47) 3028-8808
Fonte: Aluguel Equipamento de Informática em Joinville SC - A Freguesia Cia de Varejo Virtual

Patati Patatá: negócio milionário é gerenciado por jovem de 21 anos

Dupla que simboliza a marca que movimentou R$ 250 milhões em 2014 se apresenta neste fim de semana em Florianópolis
Patati Patatá: negócio milionário é gerenciado por jovem de 21 anos Rinaldi Produções/Divulgação
Igor Faria está entre os 30 jovens mais influentes do país, segundo a revista Forbes BrasilFoto: Rinaldi Produções / Divulgação
Igor Faria, 21 anos, tem motivos de sobra para dar risada. Eleito pela revista Forbes Brasil como um dos 30 jovens mais influentes do país em 2015, ele é diretor-geral da Rinaldi Produções, empresa responsável pelo fenômeno infantil Patati Patatá, que neste fim de semana faz duas apresentações no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis Show a Vida é Bela com Patati Patatá ocorre neste sábado e domingo em Florianópolis. Foto: Rinaldi Produções/Divulgação ​Mas a história começou bem antes de o empresário nascer. No final dos anos 80, o pai dele, o mágico Rinaldi Faria, 43, comprou os direitos do nome Patati Patatá, então um grupo de artistas circenses de São Paulo do qual fez parte, e adaptou a atração para dois palhaços. As apresentações em escolas tornavam-se frequentes e para dar conta da demanda foi preciso contratar mais gente para interpretar a dupla em diversas cidades. Nascia um dos negócios infantis mais bem-sucedidos do Brasil. DVDs, brinquedos e programa de TV são alguns dos desdobramentos da marca que movimentou R$ 250 milhões no ano passado.Após abandonar o sonho de ser jogador de futebol para se juntar ao time familiar em 2011, Igor Faria está focado na área digital, marketing, comunicação e eventos da empresa. Por e-mail, ele conta que está dirigindo a série Parque Patati Patatá, ainda sem data de estreia no canal Discovery Kids.- Será uma superprodução cheia de humor e música. Com certeza vai fazer história na televisão brasileira - afirma.Sobre o número de profissionais que atualmente interpretam os palhaços no Brasil, ele evita a resposta. Mas uma rápida pesquisa na internet mostra que pelo menos 40 duplas já circularam pelo país, além das não oficiais, que seus advogados tentam constantemente identificar. Por mês, cerca de 25 shows grandes são realizados pela Rinaldi Produções, sediada em São Paulo.Para representar a dupla é preciso passar por um treinamento que envolve aulas de canto e expressão corporal, ter no mínimo 1,80m de altura e no máximo 25 anos. Há também um grupo de compositores que trabalha especialmente na criação das canções."Todo dia agradeço a Deus por mais um dia de vida. Todo dia agradeço a Deus por você e sua família" é um dos trechos da música de abertura do DVD A Vida É Bela, que também dá nome à turnê que será apresentada na Capital.- As músicas do Patati Patatá são baseadas nas boas maneiras, em exaltar o quão gostoso é viver com quem amamos, sorrindo, se divertindo. Nosso intuito é levar entretenimento saudável para toda a família - explica Faria, que também investe no mercado de música gospel.Além dos projetos para consolidar a marca no Brasil, principalmente entre crianças de dois a seis anos, ele revela ter planos ainda maiores e, com toda a energia e ambição típicas da juventude, revela:- A expansão dos personagens para a América Latina é o próximo passo. Em seguida, queremos o mundo.
Fonte: Patati Patatá: negócio milionário é gerenciado por jovem de 21 anos - A Notícia

Lenovo quer cortar custos e acelerar produção de aparelhos da Motorola

Após resultados ruins, empresa chinesa também anunciou a demissão de 3.200 funcionários como parte de uma reestruturação global.

Em meio a resultados financeiros ruins, que causaram a demissão de 3.200 funcionários, a Lenovo anunciou que trabalha para acelerar o desenvolvimento e o lançamento de produtos pela recém-comprada divisão mobile da Motorola.

A Lenovo quer que a equipe da Motorola diminua o tempo de desenvolvimento de produtos, apontou o CEO da empresa, Yang Yuanqing durante um evento nesta semana. “Ao final do ciclo de vida o produto não é mais competitivo, especialmente o Moto G e o Moto X”, afirmou o executivo.

Yang quer que a empresa atualize seus smartphones e adicione novos modelos a cada seis meses. “No futuro, vamos melhorar no ciclo de desenvolvimento de produtos. Assim, nossos produtos serão competitivos em qualquer momento”, disse.

Além disso, a Lenovo também vai criar um portfólio mais simples de handsets, com menos modelos.

A Motorola Mobility, que a Lenovo comprou em 2014, estará entre os seus empreendimentos que enfrentarão demissões, afirmaram executivos da empresa. A Lenovo pagou 2,9 bilhões de dólares pela Motorola.

Durante seu pronunciamento, Yang disse que o negócio da Motorola exige 2 bilhões de dólares para funcionar. No entanto, o segmento de smartphones existente da Lenovo custa apenas 400 milhões de dólares em despesas, e vende basicamente a mesma quantidade de produtos.

“Então isso é muito alto”, disse o executivo sobre os custos da Motorola. “Pensamos que podemos economizar 850 milhões de dólares após a reestruturação.”

Fonte: Lenovo quer cortar custos e acelerar produção de aparelhos da Motorola - IDG Now!

‘Deixem seus filhos fazerem burradas’, aconselha Lemann

Em palestra nesta quinta-feira, o empresário Jorge Paulo Lemann falou das dificuldades que o ajudaram a ser um empresário melhor
© Reprodução/YouTube/Na Prática O empresário Jorge Paulo Lemann falou sobre as lições que aprendeu como empreendedor
O empresário brasileiro Jorge Paulo Lemann esteve hoje no evento Day 1, promovido pelaEndeavor, e falou para uma plateia deempreendedores sobre os ensinamentos que tirou de momentos difíceis de sua vida.“A maioria das pessoas olha a carreira de um empresário, vê o sucesso, e acha que se chega lá com facilidade. O empresário aparece se ele foi bem sucedido ou se ele faliu. Mas o que está no meio, as dificuldades, não aparece”, afirmou.Lemann disse, então, que espera que os empreendedores brasileiros “não desanimem”, e fez um pedido especial aos empresários com filhos. “Os pais educam os filhos para que dê sempre tudo certo. E esquecem que, fazendo besteira, burrada, se aprende muita coisa também. Deixem os filhos fazerem burradas”, aconselhou o empresário.Na palestra, Lemann lembrou de momentos difíceis de sua vida, dos quais ele tirou lições importantes para sua carreira. Um desses momentos foi quando ele se uniu com outros empresários para abrir uma financeira.“Éramos pessoas das melhores faculdades americanas, e montamos uma financeira. Meus sócios eram mais velhos e mais experientes do que eu. Resultado: falimos em quatro anos. Aquilo foi um baque colossal”, lembra. A lição que ficou deste momento foi: uma empresa não deve ter apenas pessoas parecidas com você.Outra lição importante Lemann tirou de sua experiência com o banco de investimentos Garantia. A empresa foi comprada pelo investidor quando ainda era uma pequena corretora. “Ía ser a melhor corretora de bolsa do Brasil. Um mês depois que compramos, a bolsa despencou e acabou o negócio que pretendíamos fazer”, lembra.Com isso, a empresa precisou se reinventar e acabou aproveitando uma oportunidade surgida pouco depois, com as ORTNs (Obrigações Reajustáveis do Tesouro Nacional). “Passamos a ser os grandes operadores de ORTN, foi uma oportunidade enorme para nós, e não foi o que planejávamos”, conclui Lemann.Já que o tema da palestra era “dificuldades”, o investidor aproveitou para comentar a situação do país hoje -- e foi otimista. “Hoje, no Brasil, vejo todo mundo reclamando. Mas o que eu enxergo são as oportunidades. Estamos passando por dificuldades, mas vamos aprender e vamos superar. Aprendam, como eu aprendi, com esses pequenos fracassos. É isso que vai salvar o Brasil”, concluiu.
Fonte: ‘Deixem seus filhos fazerem burradas’, aconselha Lemann - MSN

Lucro do Banco do Brasil sobe 6,3% no segundo trimestre

O Banco do Brasil registrou lucro líquido de R$ 3,008 bilhões, no segundo trimestre deste ano, com crescimento de 6,3%, na comparação a igual período de 2014 (R$ 2,829 bilhões). Os ativos do Banco do Brasil atingiram R$ 1,534 trilhão em junho deste ano, crescimento de 9,5% em 12 meses e 0,7% em relação ao trimestre anterior.
Foto: Getty Images

A carteira de crédito ampliada, que inclui títulos de valores mobiliários e garantias prestadas, atingiu R$ 776,8 bilhões em junho, crescimento de 8% em 12 meses. O financiamento imobiliário registrou aumento de 37,8% em 12 meses.

A carteira de crédito de clientes pessoa física do Banco do Brasil finalizou o segundo trimestre de 2015 com saldo de R$ 158,9 bilhões, crescimento de 3,4% no trimestre e de 11,6% em 12 meses. As linhas de menor risco de inadimplência (crédito consignado, CDC Salário, financiamento de veículos e crédito imobiliário) corresponderam a 76,9% do total da carteira.

O financiamento ao agronegócio encerrou o primeiro semestre de 2015 com R$ 168,3 bilhões. Esse montante é 7,1% maior do que o registrado ao final do primeiro semestre de 2014.

O saldo de crédito concedido às empresas encerrou junho com R$ 353,3 bilhões, crescimento de 5,4% em 12 meses.

O índice de inadimplência (relação entre as operações vencidas há mais de 90 dias e o saldo da carteira de crédito) chegou a 2,04%, em junho. Houve aumento da inadimplência em relação a igual mês de 2014, quando estava em 1,99%. Mas o BB destaca que a inadimplência do banco está abaixo do patamar total do Sistema Financeiro, que registrou 2,9%, em junho.

Fonte: Lucro do Banco do Brasil sobe 6,3% no segundo trimestre - Terra

Óculos com GPS para cegos dá origem a negócio inovador em PE

Pesquisadores do Recife criam tecnologia com preço acessível para deficientes visuais e ganham prêmio da ONU

Um projeto acadêmico de um grupo de estudantes do Recife, sem grandes pretensões comerciais, acabou por se transformar numa iniciativa inovadora e comercialmente competitiva. A empreitada deu tão certo que fez de seus responsáveis os únicos brasileiros vencedores do World Summit Awards, prêmio oferecido pela ONU para jovens dispostos a aplicar a tecnologia para promover mudanças sociais.

Com o reconhecimento, os jovens desenvolvedores da PAW, sigla para Project Annuit Walk, têm nas mãos um protótipo que pode se tornar um produto competitivo: óculos acoplados com sistema de GPS e acompanhados de pulseiras vibratórias que ajudam os portadores de deficiência visual a se localizar diante dos muitos obstáculos da rua.

Para desenvolver o Annuit Walk, um grupo de estudantes do Recife se reuniu no projeto WearIT e começou a pesquisar o conceito de computadores para vestir
Para desenvolver o Annuit Walk, um grupo de estudantes do Recife se reuniu no projeto WearIT e começou a pesquisar o conceito de computadores para vestir
Foto: Divulgação

O modelo usa raios ultrassônicos para mapear o caminho em um ângulo de 120 graus e alertar para postes, andaimes, hidrantes ou mesmo declives especialmente acentuados. Os sinais de alerta são enviados para a pulseira, que vibra com mais intensidade quanto mais próximos estão os obstáculos, um sistema parecido com o usado pelos morcegos em seu sistema sofisticado de geolocalização.

Existem modelos parecidos no mercado, mas eles custam mais de R$ 3 mil. O grupo de Recife criou o seu por apenas R$ 45 – ou R$ 160, para os modelos mais sofisticados, que interagem com o aplicativo de smartphone desenvolvido pelos pesquisadores e que fornece informações complementares, como locais de difícil acessibilidade.

Tecnologia para vestir “A princípio queríamos apenas estudar esse conceito de computadores para vestir que está tomando conta do mundo”, diz Marcos Antonio Oliveira, estudante de ciência da computação e criador do grupo de pesquisas, chamado WearIT. O óculos para cegos é o primeiro projeto pensado para dar conta da grande população de deficientes visuais. Para chegar ao produto, foi preciso reunir estudantes de engenharia, psicologia, design, marketing, administração e ciência da computação. Os trabalhos começaram no início de 2013.

Equipado com GPS, o óculos  usa raios ultrassônicos para mapear o caminho em um ângulo de 120 graus e alertar para obstáculos
Equipado com GPS, o óculos usa raios ultrassônicos para mapear o caminho em um ângulo de 120 graus e alertar para obstáculos
Foto: Divulgação

O modelo atual, muito próximo do formato para comercialização, é apenas o sexto protótipo. No começo, o grupo pensou em um controle remoto, mas perceberam que ele ocuparia uma mão dos usuários, já ocupados com as bengalas-guia. Foi depois de um ano de estudos que o grupo percebeu que o óculos seria mais discreto e amigável, além de resolver uma demanda importante para este público: tecnologias que auxiliassem na proteção da parte superior do corpo.

“Nosso protótipo está funcionando 100%. Mas, para poder disponibilizar no mercado, ele tem que virar um produto. Estamos lutando para que isto aconteça o quanto antes”, afirma Oliveira. O próximo passo é desenvolver outras tecnologias para vestir que atendam a públicos portadores de deficiências. “Estamos começando a pensar em algo com ondas cerebrais, talvez para pessoas com paralisia cerebral”.

Fonte: Óculos com GPS para cegos dá origem a negócio inovador em PE - Terra

Construir pode ser quase 200% mais barato do que comprar imóvel pronto

Em abril desde ano, o custo médio nacional da construção civil alcançou o valor de R$ 923,58 por m²
Na hora de realizar o sonho da casa própria, muitas pessoas procuram um imóvel novo pronto, na planta ou usado que precise de algumas reformas. No entanto, construir a propriedade pode sair mais em conta.Segundo o Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi), medido pelo IBGE e pela Caixa Econômica Federal, o custo médio nacional da construção civil em abril deste ano alcançou o valor de R$ 923,58 por m². O resultado leva em consideração os custos dos materiais (R$ 502,33) e da mão de obra (R$ 421,25).Em contrapartida, segundo o índice FipeZap do mês de maio, mesmo com os preços dos imóveis prontos tendo registrado queda real no período, o valor anunciado do m² médio das 20 cidades estudadas foi de R$ 7.599. Ou seja, de um modo geral, construir a própria casa é mais barato do que comprar uma pronta, obviamente que dependendo do custo do terreno, além dos materiais e mão-de-obra envolvida.De acordo com a Cemara Loteamentos, um lote de 200 m² na cidade de Piracicaba, por exemplo, custa em torno de R$ 80 mil. Com esta metragem de terreno é possível construir uma casa de no mínimo 100 m² com R$ 92 mil (materiais e mão-de-obra), e incluindo o preço do terreno, o valor total da casa custaria R$ 172 mil. De acordo com dados do Secovi-SP o valor do metro quadrado médio em Piracicaba é de R$ 4.909, ou R$ 490 mil para uma casa pronta de 100 m². A diferença entre construir ou comprar, neste caso, seria de 184%.Quem for financiar a obra, antes de ir ao banco, o ideal é que construa pelo menos 20% do total, o que normalmente corresponde à fundação e início da estrutura básica. “Isso é importante porque as linhas de crédito para a construção são mais atraentes quando o financiamento não é de 100% da obra”, explica Carla Roberto, gerente de vendas da Cemara Loteamentos.Outra dica é definir as etapas da construção e os gastos necessários em cada fase antes de iniciar qualquer atividade. Os projetos arquitetônico, hidráulico e elétrico devem ser realizados com antecedência, pois assim é possível fazer uma projeção real do orçamento e do custo final, além de evitar gastos adicionais no decorrer da obra. Também é importante efetuar uma cotação com empresas diferentes para a compra do material de construção.
Fonte: Construir pode ser quase 200% mais barato do que comprar imóvel pronto - MSN

CANAIS DE VENDA ONLINE