Aprenda a como criar um blog e ganhar dinheiro

Blogueira Amanda Costa divide seu segredo para fazer o empreendorismo digital dar certo

Nathalia Lovati Fotografia | www.nathalialovati.com.br
Atualmente, o Brasil passa por uma das suas piores crises econômicas e deixa mais de 10 milhões de pessoas desempregadas no país. Não é de hoje que a Internet vem revolucionando as formas de interagir, pessoal e profissionalmente, e se tornou umas das mais importantes – se não a mais importante – ferramenta de relacionamento existente. Os blogs – que antigamente eram usados apenas para compartilhamento de vida cotidiana e fotos – hoje são sólidas opções de empreendorismo, e os blogueiros, verdadeiros formadores de opinião.
No entanto, justamente pelo alto desenvolvimento do setor digital e com as diversas possibilidades disponíveis, uns dos maiores erros de quem quer se inserir nesse mercado é não ter foco e a falta de visão a longo prazo. Segundo a blogueira Amanda Costa, editora-chefe do blog www.ameninadafoto.com.br, a primeira e principal medida a ser tomada antes de iniciar um negócio virtual é mudar a forma de enxergar um blog: “Ter um blog rentável não é viver de propagandas, porque há uma certa demora até solidificar o público para ganhar essa credibilidade. Pensar dessa forma pode acabar desmotivando o profissional. O ideal é usar o blog como plataforma de divulgação e venda de uma série de produtos e serviços, tanto físicos como digitais. Já fechei muitos contratos através do meu blog e todos eles foram feitos com clientes que se identificam com a minha proposta de vida”, explica.A técnica a que Amanda se refere chama-se Inbound Marketing e é muito usada atualmente por pequenas e grandes empresas. É uma maneira de se conectar intelectualmente com o cliente. Através de postagens do mesmo interesse, é criado um laço pessoal entre a empresa e o consumidor e isso induz a vontade de compra.O Blog A Menina da Foto hoje conta com uma divulgação ampla no Facebook – conta com mais de 31 mil curtidores na sua página, com alcance semanal de mais de 150 mil pessoas – e sua visibilidade e conteúdo deram à Amanda diversas oportunidades e clientes. Agora, aprofundando a sua paixão por empreendorismo e marketing digital, Amanda volta todo o seu tempo para inspirar novas empreendedoras a usarem o blog como plataforma poderosa de divulgação dos seus negócios.“Não é fácil produzir conteúdo e ter um blog de qualidade. Muita gente pensa que é só ligar o computador e começar a escrever. Mas hoje em dia é um negócio tão sério quanto outros e tem a capacidade de aumentar suas vendas de forma surpreendente. Mas, para que isso aconteça, você precisa entender o que suas leitoras procuram e ir atrás de produzir para elas material de excelência.Para isso é fundamentalestudar com quem já tem o caminho das pedras e um bom planejamento”, argumenta.“Todo trabalho precisa de estrutura, disciplina e dedicação para dar certo, com umblog não é diferente. Quando uma empresária desconhece isso, está mais tendente a desistir no primeiro ou segundo ano de vida da empresa e pára de atualizar seu blog, que fica às moscas e causa uma péssima impressão às suas clientes. Eu tenho e uso várias ferramentas práticas para ter o conteúdo que preciso no blog e atrair a atenção das minhas clientes.”, afirma a blogueira, especialista no assunto.Para mais informações, acesse:www.ameninadafoto.com.br e www.blogincrível.com.brFonte: Empreendedor

Bluestar Silicones vai inaugurar unidade em Joinville

Representantes da empresa Bluestar se reuniram com o governador

Fábrica de silicones vai inaugurar unidade em Joinville em setembro /
Representantes da empresa Bluestar se reuniram com o governador Raimundo Colombo.
Foto: Julio Cavalheiro - Secom
Será inaugurada no dia 15 de setembro, em Joinville, uma fábrica de silicones da empresa Bluestar. A unidade ficará no condomínio empresarial Perini Business Park. A cerimônia contará com a presença do governador Raimundo Colombo, que celebrou o investimento no Norte do Estado e relembrou a decisão de não aumentar impostos.—  Diante da queda generalizada da arrecadação em todo o país, poucos estados conseguiram não aumentar impostos. A maioria optou pelo caminho contrário e já fez reajustes. Mas não aumentar os impostos em Santa Catarina é uma decisão estratégica acertada, resultado de um esforço muito grande. E a vinda de novas empresas como a Bluestar comprova isso — afirmou, durante encontro com o presidente da empresa, Lucas Freire.A Bluestar manterá sua sede administrativa em São Paulo, mas fechou a unidade fabril na cidade de Santo André para transferir a produção para Joinville. O protocolo de intenções com o governo catarinense para o investimento foi assinado há dois anos. Como fatores que influenciaram a decisão,  Lucas Freire, elogiou a infraestrutura logística de Santa Catarina, especialmente a portuária, e a qualidade da mão de obra catarinense, ressaltando que o setor químico gera vagas que exigem maior qualificação e, para tanto, também remunera melhor.—Estamos extremamente contentes com a nossa escolha — afirmou.Fonte: A Notícia

54 horas para criar uma startup: como tirar uma ideia do papel em um final de semana

Em 54 horas, participantes formaram equipes, criaram modelos de negócios, programaram, desenharam interfaces e validaram a ideia no mercado

54 horas para criar uma startup: como tirar uma ideia do papel em um final de semana Cristiano Estrela/Agencia RBS
A construção coletiva é a marca do evento, que acontece periodicamente no Estado e se repete em 800 cidades do mundoFoto: Cristiano Estrela / Agencia RBS
Falta de tempo não é desculpa para tirar do papel uma ideia de negócio. Quem comprova a afirmativa são os 140 participantes do Startup Weekend Women, evento de imersão na cultura empreendedora que aconteceu no último fim de semana em Florianópolis. O encontro promete incrementar o ecossistema inovador em Santa Catarina, que já conta com 232 startups, duas aceleradoras, 18 incubadoras, seis espaços coworking e seis investidores, conforme o Mapa Startup SC.Com a mão na massa — ou melhor, no computador —, profissionais de Business, Desenvolvimento de Software e Design uniram-se em grupos para criar 14 startups em somente 54 horas nas instalações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) na Capital. As premiadas (veja lista abaixo) demonstram que transpiração é mais importante que inspiração.Na sexta-feira, 54 ideias foram apresentadas oralmente em um minuto. Depois, uma votação decidiu quais delas seriam desenvolvidas. Já com os times de até 10 participantes estabelecidos no sábado pela manhã, era chegado o momento de validar os problemas, propor soluções e criar modelos de negócio junto ao mercado — etapas que ainda envolvem programação e design dos projetos. A apresentação em três minutos para empreendedores da região, que escolheram os vencedores, encerrou a programação do evento, cujo formato foi berço para empresas como o aplicativo Easy Táxi.Educação empreendedoraApesar dos cases de sucesso também existentes em Santa Catarina, como as joinvilenses Meus Pedidos — solução de vendas para representantes comerciais, indústrias e distribuidoras — e Conta Azul —  programa de gestão financeira empresarial, a passagem pela jornada de aprendizado "zero to hero" é o verdadeiro objetivo do gestor de projetos do Sebrae responsável pelo evento e pelo programa Startup SC, Alexandre Souza.— Somente 12% das ideias apresentadas aqui são levadas adiante, mas isso não é o mais importante. Nosso objetivo é a educação empreendedora na prática — justifica.A empreendedora Rayanny Nunes, que criou a Klipbox — ferramenta de clipping online —  a partir de um Startup Weekend e apresentou a última edição na Capital catarinense, acrescenta a construção de times sólidos como outro aprendizado, mais importante que as próprias ideias "pivotadas".— Esqueçam o termo CEO [Chief Executive Officer, que significa diretor executivo]! Aqui, nós vestimos todos o mesmo chapéu — brinca a nordestina.Uma das participantes, Inara Oliveira, aprova a proposta. A principal dificuldade encontrada por ela foi a de monetizar o negócio pré-estabelecido.— Por esse motivo nossa ideia deixou de ser tão social, como inicialmente previsto, mas mantivemos a sociabilização — explica a profissional formada em Marketing, que desenvolveu em grupo o Hey Ho, um aplicativo para conectar pessoas e vender ingressos coletivos de eventos.Projetos vencedores1º lugar: Cuide Bem, aplicativo para ajudar os profissionais cuidadores, que emite alertas de medicamentos e consultas médicas, por exemplo.2º lugar: Conexão Liberdade, plataforma marketplace na qual o grupo produtivo, obedecendo o critério principal de ser composto de membros em situação de cárcere penitenciário ou egressas, faz seu cadastro e monta sua loja com fotos, descrição e preço dos produtos.3º lugar: Homie, solução para facilitar a divisão das contas familiares ou de quem compartilha casa/apartamento.Menção honrosa: Lilith, aplicativo para casais liberais que buscam sexo em grupo.As outras 10 startups apresentadas podem ser acessadas neste link.Iniciativa para incentivar participação das mulheres Mulheres correspondem somente a 25,5% do empreendedorismo na área de Tecnologia da Informação em Santa Catarina, conforme dados da Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia e da Neoway. Na Grande Florianópolis, a taxa é ainda menor: 23,4%. Os dois recortes mostram que a região está, inclusive, abaixo da média nacional de protagonismo feminino em empresas, que não ultrapassa os 26,5%.A fim de tentar incentivá-las, oito edições do Startup Weekend voltadas às mulheres, como a que aconteceu em Florianópolis, estão previstas no Brasil e outras 61 no mundo. Nesses encontros, a meta é preencher 75% vagas com mulheres e 25% com homens — exatamente o contrário do que normalmente acontece em eventos da comunidade empreendedora.Elas não devem temer o erro, tendo em vista que o aprendizado também está na falha, conforme lembra um dos facilitadores do evento em Santa Catarina, Eduardo Mattos, que também é diretor e investidor-anjo da Iluminas e do SmartMob Coworking.— Invertemos essa lógica para que elas se sintam confortáveis em participar sempre, até que essas edições específicas não sejam mais necessárias e tenhamos participações igualitárias.O objetivo foi, inicialmente, cumprido. Elas foram maioria de público, pitches e pódio.— A equipe vencedora é composta exclusivamente por mulheres, isso é inédito — comemorou no palco a coordenadora regional do Sebrae em Florianópolis, Soraya Tonelli, que participa da Rede de Mulheres Empreendedoras.O Startup Weekend: é uma rede global de líderes e empreendedores de alto impacto que tem a missão de inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades. Mais de 8 mil startups foram criadas nos eventos realizados em cerca de 100 países.Fonte: A Notícia 

Recreação infantil é opção para mães investidoras

Planeta Imaginário entretém as crianças enquanto os pais fazem compras e oferece espaço para aniversários

Em julho, a empresária Jaciana Costa inaugurou em Belo Horizonte, no shopping Diamond Mall, uma franquia do Planeta Imaginário, considerada a melhor rede de recreação infantil do Brasil. Entre os vários negócios pesquisados por ela, a marca chamou a atenção por dois motivos, por ser no segmento infantil, área em que já atua como decoradora de festas, e pela história que motivou a abertura da rede, que surgiu em Ribeirão Preto, pelas mãos da empresária Catarina Castro.
Com dois meninos para cuidar, Catarina mudou-se para a cidade do interior de São Paulo. Com a família toda em Brasília, ela sentiu a necessidade de algo que a apoiasse no cuidado de seus filhos com carinho e segurança. Foi então que ela criou o Planeta Imaginário. Jaciana Costa conta que se identificou muito com o propósito do negócio e investiu na rede com o mesmo objetivo.“Tenho dois meninos também e entendo a dificuldades das mães na hora de entreter as crianças. Mãe sempre olha a questão da segurança, não só do espaço, mas dos brinquedos e o cuidado dos recreadores com nosso pequenos. Quando resolvi investir em um negócio, não pensei duas vezes quando conheci a franquia do Planeta Imaginário. O carinho e a atenção que eles têm por nossos filhos me encantaram e me motivaram a investir”, conta Jaciana.Ela ainda conta que após conhecer a história por trás da empresa ela gostou muito da facilidade e apoio dado aos franqueados. “Com um investimento de cerca de 310 mil reais, trabalhamos agora para ter o retorno do investimento em aproximadamente um ano. Além de cuidar das crianças enquanto os pais fazem compras no mall, vamos investir muito nas comemorações de aniversario no espaço”, revela a empresária mineira.Fundada em 2007, o Planeta Imaginário conta com sede em Ribeirão Preto (SP) e mais de 10 franquias espalhadas pelos shoppings do país e mais quatro em abertura. A empresa de recreação infantil possui unidades franqueadas em Brasília (DF), Uberlândia (MG), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Jundiaí (SP) e Campinas (SP).Fonte: Empreendedor

Inventores criam sistema de ar condicionado individual para escritórios

Produto visa elevar o conforto e a produtividade em ambientes corporativos

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Recentemente, uma pesquisa conduzida pela Universidade de Maastricht comprovou que a percepção de homens e mulheres para a temperatura ambiente está relacionada com o corpo a taxa metabólica de cada gênero. As mulheres por terem um corpo menor e uma taxa metabólica mais lenta geram 35% menos calor ao ambiente do que seus colegas, resultado, sentem de fato mais frio. O cálculo da temperatura ideal para ambientes coletivos hoje ainda usa dados de um estudo da década de 1960, quando os escritórios eram majoritariamente ocupados por homens. Para atender às particularidades de conforto de todos os usuários, os inventores Fernando Dondeo, Arthur Sakamoto, Fabíola Moltene e Guilherme Gomes, afiliados à Associação Nacional dos Inventores (ANI), criaram o “dispositivo direcionador de ar condicionado diferenciado individual”.
O produto funcionará por meio de difusores que podem se movimentar para todos os lados, abrindo e fechando, similar ao existente em veículos. “A proposta é ser algo simples em que uma peça se conecta com outra, como um ‘Lego’. A ideia é obter um resultado harmonioso e ao mesmo tempo funcional para quem deseja uma maior intensidade de fluxo de ar direcionado para si”, explica Fernando. Os dutos que alimentam o sistema serão conectados vertical ou horizontalmente a uma saída principal de ar condicionado no ambiente.O“dispositivo direcionar de ar-condicionado diferenciado e individual” foi desenvolvido de modo a atender os requisitos necessários para adquirir pontos para a certificação LEED em Green Buildings, pois promove a redução do consumo de energia e maior qualidade de convivência e bem-estar dos ocupantes dos espaços coletivos. O público-alvo deste invento são empresas de engenharia e arquitetura, fabricantes de móveis e de ar condicionado.“A inspiração surgiu quando comecei a perceber, em pleno século 21, a quantidade que ainda reclamam da dificuldade em viver em ambientes coletivos por conta do ar gelado demais ou quente demais. Era muita tecnologia para pouca solução”, avalia Fernando.O “dispositivo direcionador de arcondicionado diferenciado e individual” já está registrado junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e, atualmente, Fernando, Arthur, Fabíola e Guilherme buscam investidores para viabilizar a produção e venda do produto, seja por meio da venda da patente ou do seu licenciamento.Fonte: Empreendedor

Produtores artesanais de vinho poderão optar pelo Simples

Votação do Crescer sem Medo foi destaque em evento que debateu temas relacionados ao mercado da vitivinicultura

PROJETO AUMENTA VENDA DE VINHOS BRASILEIROS EM BARES E RESTAURANTES
O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, destacou a votação no Senado do Crescer sem Medo, prevista para a próxima semana, a qual inclui produtores de vinhos artesanais no Supersimples. O tema foi apresentado durante o Seminário Brasil Vitivinícola, realizado pelo Sebrae, pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e pela Frente Parlamentar de Defesa e Valorização da Produção Nacional de Uvas, Vinhos, Espumantes e Derivados na Câmara dos Deputados, quarta-feira (17), em Brasília.Afif comentou o excesso de tributos enfrentado pelos produtores e proprietários de vinícolas e revelou que o Sebrae segue lutando para garantir melhorias ao setor. “Essa é uma luta que acompanho há muitos anos. Agora, conseguimos o tratamento diferenciado garantido pela Constituição para as empresas de pequeno porte que optarem pelo Simples.”A inclusão, feita no Crescer sem Medo, é um avanço para o setor que tem 1,1 mil vinícolas e cerca de 90% delas são micro e pequenas empresas. O presidente convocou os representantes da vitivinicultura a acompanharem a votação e a sanção da lei pelo presidente Michel Temer. “Temos sido parceiros em diversos projetos, e, enfim, estaremos oficialmente juntos com a entrada do setor no Simples. A alteração, infelizmente, só vai vigorar em janeiro de 2018, mas precisamos comemorar juntos”, convocou.A diretora-técnica do Sebrae, Heloisa Menezes, também ressaltou a inclusão no Simples e enfatizou a importância das Indicações Geográficas concedidas às vinícolas. “São um diferencial competitivo e podem levar ao aumento do consumo de vinhos nacionais no Brasil e no exterior.” O presidente do Ibravin, Dirceu Scottá, revelou que os pequenos negócios da vitivinicultura hoje geram cerca de cem mil postos de trabalho entre a área agrícola e o enoturismo. “São, na maioria, micro e pequenas empresas, que têm sido atendidas em parcerias com o Sebrae, e nada mais justo do que nos beneficiarmos dessa tributação diferenciada”, afirmou.Ao falar sobre o setor, o deputado Mauro Pereira, presidente da Frente Parlamentar de Defesa e Valorização da Produção Nacional de Uvas, Vinhos, Espumantes e Derivados na Câmara dos Deputados, lembrou que o produto brasileiro custa mais caro do que os importados. “A carga tributária que temos no setor é a mais criticada, mas trabalhar contra ela é muito difícil. Mesmo concorrendo de igual para igual com os vinhos europeus, temos um produto mais caro que o de fora por culpa desses impostos”, criticou.Para o gerente de Agronegócios do Sebrae, Augusto Togni, a economia com a diminuição de impostos trazida pela inclusão do setor entre os optantes do Simples pode ser revertida em inovação e tecnologia de produção. Além disso, atender o setor em todos os elos da cadeia trará um grande diferencial. “O olhar pela cadeia produtiva nos permite atender do produtor rural aos prestadores de serviços. Da gestão da propriedade, da produção do vinho, até a distribuição e o atendimento. Isso tudo repercute no produto final e na sensibilização do consumidor para a qualidade do produto brasileiro”, defendeu.O diretor de Relações Institucionais do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani, apresentou um panorama setorial e falou sobre os avanços alcançados em programas e projetos feitos em parceria com o Sebrae como o Qualidade na Taça, que qualifica a cadeia de alimentação fora do lar, e o Programa Alimento Seguro (PAS) – Uva para Processamento, que garante a melhoria na qualidade do produto e boas práticas agrícolas. Pedro Hoffman e Paulo Solmucci Jr., da Associação Brasileira de Bares, Restaurantes e Lanchonetes (Abrasel), criticaram a tributação do setor e explicaram como a alimentação fora do lar pode ajudar na ampliação do consumo dos produtos brasileiros.Fonte: Empreendedor

Empresas de construção civil participam de programa de incentivo a empreendedores

Iniciativa conta com projetos inovadores

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Projetos inovadores voltados para área de construção civil foram selecionados pela segunda edição do Braskem Labs, programa de incentivo a empreendedores criado pela Braskem em parceria com a ONG Endeavor.As propostas usam o plástico e a química em soluções socioambientais para realização de pequenas reformas e para produção de asfalto.Conheça os dois projetos participantes do Braskem Labs:Projeto: Programa Vivenda – São Paulo (SP)Empreendedores: Fernando Amiky Assad, Marcelo Zarzuela Coelho e Igiano Lima de Souza Descrição: Negócio social que realiza reformas habitacionais, de menor complexidade, para a população de baixa renda, o Programa Vivenda oferece um sistema integrado, que contempla o planejamento, a mão de obra, o material a ser utilizado na obra e a possibilidade de parcelar o pagamento em até 15 vezes, tornando o produto acessível ao público. Com as reformas, o Vivenda permite que pessoas de baixa renda tenham condições de moradia dignas e maior qualidade de vida. Projeto: Único Asfaltos – São Paulo (SP)Empreendedor: Jorge Coelho Descrição: A Único Asfaltos produz a primeira mistura asfáltica 100% brasileira, que pode ser aplicada nas mais diversas condições climáticas, como calor extremo, chuva e alta umidade. Com o benefício de ser instantânea, a massa não precisa de tempo de secagem, liberando a via imediatamente para passagem de veículos e pode ser armazenada por até 24 meses. Os dois projetos fazem parte de um grupo de 12 selecionados – em um universo de 190 inscritos. E, agora, os empreendedores recebem capacitação com disponibilização de conteúdo, cursos online, eventos presenciais e mentorias coletivas e individuais para trabalhar em questões como modelo de negócio, finanças e gestão de equipe, de forma a encontrarem a melhor estratégia possível de acesso ao mercado. Eles têm o acompanhamento de executivos da Braskem e orientação de mentores da Endeavor.Ao final do programa, os selecionados poderão apresentar seus projetos, durante o Demo Day, para um grupo de empresários, investidores, bancos de investimento e outros players do mercado.Fonte: Empreendedor

Itaú é o primeiro grande banco brasileiro a permitir abrir conta pelo celular

 ItaEm breve, ir pessoalmente ao banco para abrir uma conta corrente poderá ser coisa do passado. Isso porque o Itaú lançou nesta semana o Abreconta, um aplicativo que permite ao usuário criar uma conta pelo smartphone, sem precisar ir até a agência. O Itaú é a primeira instituição bancária a lançar esse tipo de serviço no Brasil.Para iniciar o processo, o correntista deve enviar fotos do documento de identificação (RG, Carteira Nacional de Habilitação ou Registro Nacional de Estrangeiros) e comprovante de residência, sendo que ambos podem ser capturados com a câmera do próprio celular. O app também pede que o usuário tire uma selfie num lugar bem iluminado, e a senha de seis dígitos para acessar a ferramenta online ou fazer saques nos caixas eletrônicos também é criada pelo telefone móvel.De acordo com Marco Bonomi, diretor geral de varejo do Itaú, o Abreconta, por enquanto, está disponível apenas para iPhone, mas uma versão para Android será lançada nas próximas semanas. O executivo também disse que testes prévios já foram feitos com um grupo de clientes e que os resultados foram positivos - por isso o aplicativo chega agora em sua versão final para aqueles que desejam abrir uma conta corrente de forma 100% online. Além disso, Bonomi afirmou que operações junto a clientes digitais, captados nas agências bancárias, já respondem por 45% do resultado do varejo do Itaú.O segmento é o principal gerador de lucro do banco. "De 60% a 65% do resultado do Itaú", destacou o diretor. Ainda neste ano, o Bradesco também deve lançar um sistema para abertura de novas contas pela internet, sem a necessidade de ir até uma agência. Em junho, o programa entrou em fase piloto, mas ainda não há uma data de lançamento confirmada. Bancos menores, como o Original e o Intermedium, já oferecem esse tipo de serviço no Brasil, e vão além: não há agências físicas, pois tudo é feito no digital. Mais facilidade A possibilidade de abrir uma conta pela internet é efeito de uma resolução aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em abril.Hoje, alguns bancos já permitem que seus futuros clientes preencham um formulário na web com todos os documentos exigidos no processo, mas mesmo assim os usuários precisam ir até a agência para assinar a papelada e concluir a operação. A diferença é que, graças a autorização do Banco Central, tudo isso agora poderá ser feito virtualmente, sem sair de casa. As regras valem tanto para novos clientes quanto para aqueles que já abriram uma conta pessoalmente em seus bancos.Também é importante destacar que as demais regras para a abertura de contas bancárias continuam valendo, como veracidade da situação cadastral, regras sobre tarifas, fornecimento de informações, adequação de produtos e serviços financeiros, além da prevenção de lavagem de dinheiro e terrorismo. Embora seja algo opcional, a abertura de contas pela internet ainda deve atender medidas de segurança para verificar a identidade dos clientes e evitar fraudes. Segundo o BC, isso poderá ser feito por meio de reconhecimento de imagem e de voz, ou ainda pelo envio de fotos e uso do certificado digital. Os bancos também poderão verificar há quanto tempo o solicitante tem seu e-mail ativo.Fonte: Canaltech 

COMEÇOU FAZENDO TAPETES EM CASA E FATURA R$ 900 MIL POR MÊS

Ana Lúcia Luz começou vendendo tapetes e hoje lidera grupo com três marcas de objetos de decoração Ana Lúcia Luz começou confeccionando tapetes em ateliê de São Paulo  (Foto: Divulgação)

Apaixonada por arte, Ana Lúcia Luz, 66 anos, começou a trabalhar com tear manual em 1988, em São Paulo (SP), onde confeccionava tapetes rústicos. Aos poucos, o hobby foi ganhando força.
Hoje, a empreendedora comanda Studio Trama, junto com o marido, Paulo Jordan da Luz, 70 anos, o filho Luis Felipe Luz, 41, e a nora Silvania Luz, 41. O grupo engloba as marcas Aroeira, Greenleaf e Emporium A, todas com artigos para casa. Hoje, o grupo fatura cerca de R$ 900 mil por mês. "Esperamos aumentar o faturamento da loja de R$ 120 mil mensais para R$ 200 mil”, conta Luis Felipe, filho de Ana Lúcia, que hoje está à frente dos negócios.
A história começou há duas décadas. Ana Lúcia criava os tapetes e viu que os produtos tinham potencial de dar certo. Em 1991, a família saiu de São Paulo para Santa Catarina e os planos começaram a se concretizar. "Eu e meu marido voltamos à antiga casa dos meus pais, no Balneário, onde abrimos uma loja de artigos para casa”, conta.
A loja Emporium A, que na época se chamava Aroeira, vendia os tapetes artesanais. “Depois de um tempo, o local ficou pequeno para o negócio e passamos a loja para outro endereço. Hoje já estamos na terceira casa”, diz. Na unidade mais recente, foram investidos R$ 500 mil.Com o crescimento, os empreendedores resolveram investir na empresa. Assim, os tapetes deixaram de ser manuais e passaram a ser encomendados de fabricantes da Índia e dos Estados Unidos. “Por conta de uma mudança na demanda do mercado, não fazia sentido continuar vendendo tapetes artesanais. Por isso, permaneci idealizando os modelos dos tapetes, mas passei a terceirizar a produção”, diz a empreendedora.Hoje, a Emporium A vende desde os capachos da marca até itens de cozinha, como as panelas Le Creuset.
Os capachos da Aroeira podem ser usados em diferentes cômodos da casa  (Foto: Divulgação)
A marca Aroeira responde pela venda e produção dos tapetes, que podem ser encontrados em mais de 1.100 pontos de venda pelo país, como lojas de decoração e materiais de construção. "São itens que atendem a todos os gostos, com diferentes materiais, cores e modelos”, diz.O grupo ainda tem a representação exclusiva da Greenleaf, empresa americana de aromatizantes. “Ela é uma grande parceira nossa desde o começo. Somos representantes exclusivos dessas fragrâncias para ambientes em todo o Brasil”, conta Ana Lúcia.Fonte: Pequenas empresas e grandes negócios

AÇOUGUE GAÚCHO CRIA APLICATIVO PARA VENDER CARNE

Cerca de 20% dos pedidos do Bom Gaúcho são feitos por meio da plataforma

Com o app, Bom Gaúcho quer vender carne de uso diário, como cubos para picadinho (Foto: ThinkStock)
Hoje, é possível pedir um táxi (ou Uber) e comprar uma infinidade de produtos pelo celular. Dá até para comprar carne usando um smartphone – pelo menos para quem mora em Porto Alegre (RS). Lá é a sede do Bom Gaúcho, um açougue que vende seus produtos por meio de um aplicativo.
O Bom Gaúcho foi criado em 1995, pelo empreendedor Günther Baingo, 58 anos. Até 2012, ele teve restaurantes e lanchonetes como público-alvo. Desde então, vem trabalhando para também vender para pessoas físicas. “Hoje, metade das nossas vendas é feita para pessoas jurídicas e metade vai para pessoas físicas”, afirma Felipe Baingo, gerente comercial e operacional do açougue. Baingo, 27, é filho do fundador da empresa e auxilia o pai nos negócios.
Também em 2012, o Bom Gaúcho lançou uma novidade: um e-commerce. Em agosto do ano passado, resolveram inovar e lançar um aplicativo. De acordo com Baingo, a presença digital faz com que a empresa ofereça um diferencial a seus clientes. “Com essas iniciativas, nós transformamos a carne, que é uma commodity, em um produto com valor agregado muito maior.”
Telas do aplicativo do Bom Gaúcho (Foto: Reprodução)
O aplicativo do Bom Gaúcho é gratuito e está disponível para celulares com Android e iOS. O app mostra promoções, kits e carnes de vários tipos. Basta adicionar os itens desejados ao carrinho e informar o endereço de entrega. “Em seguida, telefonamos ao usuário e agendamos um horário de entrega”, afirma Baingo.De acordo com o empreendedor, a carne chega à casa do cliente entre oito horas e um dia após o fechamento do pedido. “Como a entrega não é imediata, nosso foco não são as pessoas que querem receber rapidamente o pedido para fazer churrasco, por exemplo. A prioridade é vender carne de consumo diário, como bifes e cubos para estrogonofe e picadinho”, diz Baingo.
Felipe e Günther Baingo, do Bom Gaúcho (Foto: Divulgação)
A entrega da carne é realizada por uma empresa terceirizada. As taxas variam entre R$ 8 e R$ 12. O pagamento dos pedidos é realizado diretamente ao entregador. Atualmente, o Bom Gaúcho realiza entregas na região metropolitana de Porto Alegre.A empresa não revela seu faturamento, mas antecipa dois planos para o futuro. O primeiro é o lançamento, no ano que vem, de outro aplicativo. “Será um aplicativo para interessados em serem nossos consultores. Eles podem vender nossos produtos e ganhar uma comissão por isso”, afirma Baingo. Outra meta no longo prazo é transformar o Bom Gaúcho em uma franquia.Fonte: Pequenas empresas e grandes negócios

CANAIS DE VENDA ONLINE