Estaleiro faz sucesso ajustando lanchas ao perfil brasileiro
Cerimônia do Top Of Mind Santa Catarina
Foto: Leo Munhoz / Agência RBS / Agência RBS
Com uma bem-humorada apresentação que relembrou os slogans mais famosos da publicidade brasileira, os comunicadores da RBS TV Laine Valgas e Mario Motta deram as boas-vindas ao público em auditório lotado na noite de ontem na sede da Federação das Indústria de Santa Catarina (Fiesc) em Florianópolis. A performance da dupla lembrou a presença das marcas no imaginário de todos e abriu uma noite que destacou o sucesso das empresas mais lembradas pelos catarinenses.No início da cerimônia, o diretor-geral de Jornais e Mídia Digital, Gabriel Casara, saudou a todos e destacou a sinergia entre os veículos para realizar o evento:— Neste ano, o Top Of Mind, realizado pelo jornal A Notícia desde sua primeira edição, passa a contar ainda com o Diário Catarinense e o Jornal de Santa Catarina. Este movimento, como sempre lembra Mário Neves, diretor-geral da RBS TV, demonstra a sinergia de nossos veículos, que contribuem para o desenvolvimento do Estado não só editorialmente, mas por meio de ações que movimentam e estimulam o mercado. Na 22a edição do Top Of Mind, foram entregues 75 troféus aos vencedores de 50 categorias. Realizada pelo Instituto Mapa, a pesquisa que definiu o Top Of Mind 2016 incluiu mais de mil entrevistas nas 25 cidades com maior índice de potencial de consumo.Os vencedores das 22 categorias do Top Executivos foram escolhidos com base nas respostas de 150 empresários. O voto popular definiu as 28 categorias do Top População.Os convidados ainda assistiram à palestra da consultora renomada no Brasil e no exterior Martha Gabriel, sobre marketing digital, inovação e educação. A especialista também falou sobre gestão em tempos de crise e os desafios das empresas no momento atual do Brasil. De acordo com ela, as companhias tendem a adotar uma estratégia errada nestes momentos, que é baixar o preço dos produtos e serviços.— Preço é o que você paga, valor é o que você recebe. Quando você compete por preço, você se desgasta. Quando compete por valor, você brilha — afirmou ao auditório lotado.Ela destacou também que vivemos um momento de mudança no mundo dos negócios estimulado pela aceleração das novas tecnologias.— Inovar é agregar valor perceptível para os clientes. Em momento de crise, é preciso comunicar e investir em gestão.Confira a lista dos vencedores do Top Of Mind 2016:TOP POPULAÇÃO ESTADUAL – Marcas mais lembradas no Estado
Banco: Banco do Brasil
Carne: Friboi e Seara
Companhia de telefonia celular: Tim
Cooperativa de crédito: Sicredi
Empresa de vigilância e segurança: Orsegups
Ensino técnico e profissionalizante: Senai
Farmácia: Drogaria Catarinense e Preço Popular
Frango: Sadia
Leite: Tirol
Loja de departamentos: Havan
Loja de materiais de construção: Cassol
Loja de material elétrico: Milium
Plano de saúde: Unimed
Pisos e revestimentos cerâmicos: Portobello
Supermercado: Angeloni e GiassiTOP POPULAÇÃO REGIONAL – Marcas mais lembradas por região
Colégio de ensino médio (Grande Florianópolis): Energia e Catarinense
Colégio de ensino médio (Norte): Bom Jesus IELUSC
Colégio de ensino médio (Oeste): Bom Pastor
Colégio de ensino médio (Serra): Centro Educacional Vidal Ramos Junior
Construtora de imóveis (Grande Florianópolis): AM Construções
Construtora de imóveis (Oeste): Nostra Casa
Construtora de imóveis (Sul): Fontana
Loja de eletrodomésticos (Grande Florianópolis): Koerich
Loja de eletrodomésticos (Norte): Salfer
Loja de eletrodomésticos (Norte e Vale do Itajaí): Casas Bahia
Loja de eletrodomésticos (Oeste): Schumann
Loja de eletrodomésticos (Oeste, Serra e Sul): Magazine Luiza
Shopping center (Grande Florianópolis): Beiramar e Itaguaçu
Shopping center (Norte): Mueller
Shopping center (Oeste): Pátio Chapecó
Shopping center (Vale do Itajaí): Neumarkt
Universidade/Faculdade (Grande Florianópolis): UFSC
Universidade/Faculdade (Norte): Univille
Universidade/Faculdade (Serra): Uniplac
Unmiversidade/Faculdade (Vale do Itajaí): UnivaliTOP POPULAÇÃO – Categorias especiais
Cidade catarinense da indústria: Joinville
Cidade catarinense da indústria cerâmica: Criciúma
Cidade catarinense da indústria têxtil e vestuário: Brusque
Cidade catarinense do agronegócio: Chapecó
Cidade catarinense do turismo: Florianópolis
Personalidade catarinense de destaque nacional: Guga Kuerten
Político catarinense de destaque nacional: Raimundo Colombo
Time de futebol catarinense: Chapecoense e JoinvilleTOP EXECUTIVO – Marcas mais lembradas no Estado
Cervejaria artesanal/especial: Eisenbahn e Saint Bier
Construção pesada: Sulcatarinense
Construtora de imóveis: FG
Cooperativa de alimentos: Aurora
Eletroeletrônicos: Intelbras
Indústria náutica: Schaefer Yachts
Máquinas e equipamentos: WEG
Metalúrgica e autopeças: Tupy e WEG
Móveis: Rudnick
Pescados: Gomes da Costa
Porto de referência: Porto de Itajaí
Pós-graduação ou MBA: FGV/Sociesc
Tecnologia da informação: Senior e Totvs
Têxtil e vestuário: Hering
Vinícola: Villa FrancioniTOP EXECUTIVO – Categorias gerais
Grande empresa catarinense do comércio: Havan
Grande empresa catarinense da indústria: WEG
Empresa catarinense destaque em inovação: WEG
Empresa, instituição ou fundação catarinense destaque em sustentabilidade e responsabilidade ambiental: Malwee e Tractebel
Empresa, instituição ou fundação catarinense destaque em sustentabilidade social e projetos sociais: Instituto Guga KuertenTOP EXECUTIVO – Personalidades
Empresário destaque do comércio: Luciano Hang (Havan)
Empresário destaque da indústria: Harry Schmelzer Jr. (WEG) Obs.: Algumas categorias apresentam mais de um vencedor em razão de empate técnico. Nas categorias regionais, algumas regiões não foram contempladas devido a empate entre duas ou mais marcas sem que uma delas tenha alcançado o número suficiente de citações para ser considerada vencedora.Fonte: A Notícia
InovAtiva abre as inscrições para o segundo ciclo de aceleração
Empresas inovadoras iniciantes de qualquer setor podem concorrer ao programa público voltado a startups brasileiras
O segundo ciclo anual de aceleração do programa InovAtiva Brasil está com inscrições abertas para startups de todo o país. Até 27 de junho, empresas com ideias inovadoras e que atuem em qualquer setor de economia podem concorrer a uma das 300 vagas para capacitação, mentoria e conexão com investidores e parceiros.
E-commerce de cafés aposta na venda de 1 milhão de cápsulas
O Lombas oferece 25 opções de cápsulas de café compatíveis com máquina Nespresso
O fundador do Lombas, Vitor Bertini, enxerga, atua e vive o mercado de cafés diferenciados. Natural de Porto Alegre, Bertini aposta no mercado de cafés brasileiros e acredita que o mercado da monodose veio para ficar. Mais do que isso: para 2016, projeta a venda 1 milhão de cápsulas.
5 Conceitos de gestão que você precisa conhecer
Os conceitos são úteis para lidar com produtos e até com as motivações da equipe
Muitos empreendedores acreditam que a prática vale mais do que a teoria. É verdade que, para abrir um negócio, não é preciso fazer faculdade de administração ou MBA. Mas, estes conceitos ajudam - e muito - na hora degerenciar seu negócio.Para Ruy Soares de Barros, consultor do Sebrae-SP, os novos negócios precisam entender conceitos básicos de gestão para conseguir inovar e ter sucesso. "Um dos grandes desafios que o empreendedor enfrenta é a gestão", diz Barros. O especialista participou do primeiro painel da 11ª edição do Congresso da Micro e Pequena Indústria. Veja cinco conceitos e ferramentas que vão te ajudar a gerenciar seu negócio:
Fonte: PEGN1. Balanced ScorecardApresentada pelos professores de Harvard, Robert S. Kaplan e David P. Norton, a metodologia ajuda a empresa a alcançar os resultados desejados. “A partir dela, é possível aprender um pouco mais sobre a gestão do empreendimento e promover o seu crescimento”, afirma Barros. O Balanced Scorecard fornece vetores que ajudam na estratégia para que o empreendimento se desenvolva.2. As Cinco Forças de PorterEsse modelo é o responsável por ajudar o empreendedor na análise de seus concorrentes. "É com ele que você consegue identificar as ameaças à empresa. Descobre formas de como trabalhar com isso e sabe como essas medidas podem afetar o seu negócio", diz.Desenvolvido por Michael Porter na década de 1970, analisa a competitividade dentro e fora do setor no qual a empresa está inserida. As cinco forças abaixo são rivalidade entre concorrentes, ameaça de novos concorrentes, poder de barganha dos compradores, poder de barganha dos fornecedores e ameaça de produtos.3. Pirâmide de MaslowProposto por Abraham Maslow, esse conceito organiza hierarquicamente quais são as necessidades que devem ser satisfeitas dentro de uma empresa. “É com a Pirâmide de Maslow que conseguimos perceber as melhores maneiras de estimular e motivar os funcionários a serem mais produtivos”, diz Barros.A base da pirâmide, que é dividida em cinco níveis, é aquela que mostra quais são as necessidades primárias. Estas são as carências fisiológicas, relacionadas ao bem-estar e saúde. As secundárias são aquelas que dizem respeito à segurança, autoestima e relações sociais. O topo da pirâmide trata das necessidades de realização pessoal.4. Matriz BCGBarros destaca o fato de que as matrizes são sempre esquecidas pelas empresas, mas são essenciais. “Os nossos negócios devem ser analisados por matrizes. Isso melhora seu desempenho e ajuda na gestão”, afirma. No caso, a matriz BCG é um método para analisar o portfólio de produtos oferecidos e seu ciclo de venda. Com isso, o empreendedor consegue traçar uma estratégia de oferta melhor.A matriz é composta por dois eixos: taxa de crescimento do mercado e participação do produto no mercado. Cada um deles é formado por dois setores que resultam em quatro diferentes tipos de produtos. Esses quadrantes vão determinar quais itens de uma empresa devem ser mantidos e quais deles devem ser repensados.5. SWOT (ou FOFA)
O nome dado a essa análise é um acrônimo das palavras em inglês que significam forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Sua finalidade é avaliar os ambientes externos e internos de um negócio. A partir disso, são formuladas estratégias para melhorar o seu desempenho no mercado. Desenvolvida por Kenneth Andrews e Roland Christensen, a análise compila todos os dados coletados em uma matriz que facilita a visualização dos aspectos indicados pela sigla.7 Dicas para ter uma relação saudável com seu sócio
Fortalecer a confiança e respeitar as atribuições de cada sócio são comportamentos ideais
Há muitas vantagens em abrir uma empresa em sociedade. Cada empreendedor traz para o negócio suas experiências profissionais e seu conhecimento técnico. Mas existem algumas preocupações que os sócios de uma empresa devem ter para realizar uma boa liderança em conjunto.
Michael Episcope, sócio do fundo americano de investimento imobiliário Origin, publicou na revista Entrepeneur um artigo com sete tópicos que devem ser valorizados pelos empreendedores que lideram em equipe. A lista foi feita por Episcope em parceria com seu sócio David Scherer.
1. Façam contribuições financeiras iguaisUm dos principais pontos de divergência entre os sócios é a diferença do investimento que cada um fez no negócio. Se um dos empreendedores, por exemplo, realizar um aporte financeiro maior que o do outro, pode ser que ele se sinta no direito de fazer exigências sobre os rumos da empresa, ou até queira adiantar o retorno financeiro, o que atrapalha o planejamento do negócio. Por isso, “para os sócios manterem seus interesses comerciais alinhados, é preciso que eles assumam riscos financeiros iguais”, explica Episcope.2. Mantenham relações de confiança e transparênciaSócios precisam ser transparentes entre si. A confiança entre os líderes de uma empresa é fundamental para o sucesso do negócio e não há espaço para informações sigilosas. “Segredos, sejam profissionais ou pessoais, irão destruir a parceria”, diz Episcope.Essa atitude transparente também deve ser realizada nas questões corporativas. Pode acontecer de cada sócio ter uma opinião sobre o que devem pedir durante uma negociação com clientes ou fornecedores e é preciso que esses detalhes sejam acertados anteriormente, para que ninguém fique insatisfeito.3. Distribuam o volume de trabalho igualmenteO volume de trabalho que os empreendedores têm quando lideram uma empresa é enorme. Eles precisam se preocupar em falar com fornecedores, organizar o pagamento dos funcionários, realizar a manutenção da estrutura da empresa, entre outras atribuições.É importante que os sócios dividam essas tarefas entre si de maneira igual. “Se um dos sócios trabalhar apenas de forma parcial, enquanto o outro faz jornadas de 80 horas semanais, o resultado será apenas amargura e ressentimento”, diz Episcope.4. Respeitem as responsabilidades de cada umComo a gestão da empresa é dividida entre os sócios, é preciso que cada um entenda seus limites e suas responsabilidades. Se um dos empreendedores estiver encarregado de organizar o ambiente de trabalho, por exemplo, o outro não deve interferir nessa questão.Isso não significa que um sócio não pode cobrar o trabalho do outro. Mas esse tipo de interação apenas deve ser feita com tranquilidade, e sem a presença dos funcionários, para não diminuir a confiança nos líderes da equipe. “Cada parceiro deve respeitar o papel do outro”, diz.5. Trabalhem juntos ativamenteMesmo com a divisão das tarefas entre si, é recomendável que os sócios deixem algumas atividades para realizar em conjunto. Principalmente as decisões críticas, como a definição dos rumos da empresa e o planejamento dos investimentos. “Isso cria um modelo de gestão paralela que ajuda os sócios a se conhecerem mais e respeitarem o julgamento e as habilidades de cada um”, explica Episcope.6. Tenham uma visão compartilhadaOs valores da empresa devem ser compartilhados por todos os sócios. Apenas quando os empreendedores estão de acordo sobre os objetivos do negócio que as decisões são tomadas sem grandes divergências. Caso contrário, podem acontecer situações desgastantes, como um dos sócios querer investir em tecnologia, contratando programadores, enquanto outro prefere direcionar os recursos para as finanças da empresa. “Os sócios devem ter a mesma opinião sobre a visão da empresa em relação a investimentos, modelo de negócio e disciplina corporativa”, resume Episcope.7. Valorizem a comunicaçãoOs sócios de uma empresa devem reservar tempo em suas agendas para conversar entre si com constância e tranquilidade. Segundo Episcope, essas reuniões devem ser valorizadas da mesma maneira que os encontros com clientes. Senão, quanto mais tempo os empreendedores ficam sem conversar, maior será o ressentimento. “E o ressentimento não é como vinho, ele não fica melhor com a idade”, diz.Fonte: PEGNTecnologia de ressonância magnética analisa alimentos em segundos
Equipamento da FIT mapeia em segundos a qualidade e a composição de produtos in natura e industrializados
A Fine Instrument Technology (FIT), empresa brasileira especializada no desenvolvimento de equipamentos e soluções que utilizam Ressonância Magnética Nuclear (RMN), desenvolveu uma nova tecnologia de ressonância magnética para alimentos capaz de realizar, em segundos, análises químicas e físicas de frutas, grãos, azeites, leites, carnes, entre outros produtos.
Microempreendedores Individuais têm até o fim do mês para entregar declaração
Segundo o Sebrae em São Paulo, documento é obrigatório para todos os MEI em atividade no Brasil
Vai até o dia 31 de maio o prazo para todos os Microempreendedores Individuais entregarem a Declaração Anual Simples Nacional do MEI (DASN-SIMEI). O Sebrae em São Paulo ressalta que o documento é obrigatório para que a empresa continue prestando serviços sem restrições. Na declaração, o empreendedor informa suas operações comerciais do ano anterior. O prazo de envio da DASN pela internet inicia-se em janeiro e encerra-se no último dia do mês de maio do ano seguinte ao trabalhado. Atualmente, o Brasil tem cerca de 6 milhões de MEI registrados, sendo 1,5 milhão apenas no estado de São Paulo.
Biblioteca digital sobre empreendedorismo ganha versão iOS
Sebrae disponibiliza mais de 5 mil documentos para quem tem um pequeno negócio ou quer empreender
Quem possui smartphone com sistema iOS passa a contar, ao alcance das mãos, com um acervo com mais de 5 mil documentos sobre empreendedorismo. O material está disponível para acesso on line por meio do aplicativo Biblioteca Interativa Sebrae (BIS), que foi lançado na versão Android, em dezembro. A partir deste mês, o download gratuito do aplicativo pode ser feito também na Apple Store.
Presidente da rede Condor é um otimista
Joanir Zonta concedeu entrevista ao colunista sobre a chegada de uma unidade a Joinville
Joanir Zonta é o presidente da rede Condor Foto: Maykon Lammerhirt / Agencia RBS
Claudio Loetz
A Noticia – A rede Condor chegou a Joinville com algum atraso em relação ao previsto pelo senhor?
Joanir Zonta – É verdade. Queríamos inaugurar a loja em 2014. Não foi possível porque, mesmo com o terreno comprado em 2012, precisamos fazer demorada análise de solo. Assim, fizemos tudo o que era necessário. Construímos uma laje de um metro na área do estacionamento, sobre a qual o prédio está apoiado.AN – Por que vir para Joinville?Zonta – A cidade está crescendo muito. Pesquisa de mercado demonstrou a viabilidade econômica de abrirmos uma unidade aqui.AN – A escolha do local obedeceu a que critério?Zonta – A logística foi decisiva. O tempo que as pessoas demoram para chegar ao endereço da rua São Paulo com rua Florianópolis é de dez minutos, vindo de qualquer ponto da cidade. Locais com muitos semáforos a transpor são inadequados.AN – O consumidor mudou de comportamento nos últimos anos. Como a crise econômica afeta o teu negócio?Zonta – O consumidor mudou, sim. Mas em dois setores ele não mudou. Nem nas compras de itens de beleza, nem no ramo de alimentação. O que mudou foi o comportamento na hora de optar por produtos de limpeza. Aí, sim, as pessoas procuram marcas mais baratas.AN – A Condor planeja abrir novas lojas, além da de Joinville?Zonta – Inauguramos uma loja na Grande Curitiba em março; e outra será aberta em Curitiba, no segundo semestre. O Brasil tem potencial enorme. Temos três projetos para 2017. Nenhum para outras cidades catarinenses. A intenção para expandir no Estado existe, mas vai demorar mais um pouco.AN – Qual seu sentimento em relação a macroeconômica do Brasil?Zonta – Estou otimista. Vivemos antes de Temer e, agora, com Temer. Temer vai adquirir confiança dos investidores internacionais e isso vai melhorar o ambiente geral para a atividade econômica. Acredito que o presidente interino e seu ministério vão conquistar credibilidade.AN – A Condor chegou a Joinville. Preocupa possível vinda do grupo Carrefour, já que o Walmart está presente com a marca Big?Zonta – O Walmart fechou mais de 130 lojas nesse ano. O Carrefour está investindo em lojas do modelo atacarejo. Não compete conosco. O mercado da região Sul é super competitivo. Por isso, é mais difícil atingir os consumidores. Nós sempre gostamos de trabalhar com o consumidor final.AN – O senhor atua há 42 anos no negócio de alimentação. Quais principais mudanças vivenciou?Zonta – Vivi várias transformações. A mais radical aconteceu no governo de Fernando Collor (1990-92). Foi quando houve a abertura do mercado nacional aos produtos de fora do país. Isso possibilitou a entrada de mercadorias como eletrodomésticos, produtos de beleza, higiene. O impacto foi muito grande. Tivemos – como todos os outros – de nos adaptarmos à situação.AN – E hoje, como enxerga o consumidor?Zonta – Atualmente, em vez dele trocar de carro a cada ano, espera uns três anos. Também fica um tempo maior com a televisão. O mesmo é com o celular. Estas são mudanças de hábitos já notados.AN – Também está trocando de marca.Zonta – Sim. Esse já nem é um fato tão recente. O consumidor está deixando de fazer propaganda da indústria. Ele já não compra porque a marca
é famosa.AN – O consumo de itens alimentares se mantém estável.Zonta – A venda de itens de alimentação não cai. O povo etá comendo mais em casa. Reunir amigos em casa é mais barato do que ir a restaurante. E tem o fator da insegurança, que afasta as pessoas das ruas.Fonte: A Notícia