Rede de gestão de impostos - franquia por R$9 mil

Modelo home office da Tributarie é econômico

tributos
A Tributarie, referência nacional em gestão de impostos, lançou no mês de maio modelo compacto de franquia para quem quer entrar no ramo tributário. Para aderir ao negócio, o franqueado desembolsa apenas R$ 9 mil.“É um modelo compacto de alto rendimento. Iniciativas semelhantes no mesmo mercado tem custos que chegam a ser dez vezes maiores do que o nosso”, explica Wander Brugnara, presidente do Grupo Brugnara, da qual faz parte a Tributarie.Para começar a operar, o franqueado precisa de apenas um computador e um celular próprio. O modelo consiste na prospecção de empresas de médio porte que possuam problemas com o gerenciamento de seus impostos.“Estamos no mercado desde os anos 90, com trabalhos realizados para mais de 2 mil empresas. Números levantados pelo nosso departamento de auditoria mostram que mais de 90% das empresas pagam seus impostos de forma indevida ou duplicada”, explica Wander.Para tocar o negócio, no entanto, o franqueado não precisa ser profundo conhecedor da área tributária. Toda a execução da auditoria sobre créditos apurados com os possíveis impostos pagos de forma indevida ou duplicada são de responsabilidade da franqueadora.“O franqueado aprende a detectar empresas que possuam este tipo de problema, mas a fundamentação jurídica e apuração dos dados é feita em nossa sede, na cidade de Belo Horizonte”, explica Brugnara, que possui uma equipe composta por dezenas de juristas especializados na área tributária.O lucro do franqueado varia entre 25 e 50% do valor dos honorários pagos pela empresa que terá seus impostos pagos de forma incorreta devolvidos.Eventos pelo BrasilPara divulgar o modelo de negócios que é novidade no campo do franchising, a Tributarie realiza uma série de eventos pelo país. O primeiro deles aconteceu na cidade de Salvador, no dia 5 de maio, e contou com a presença de mais de 65 pessoas interessadas no negócio.A rede prepara um novo encontro, que acontece no dia 25, desta vez na cidade de Governador Valares, na região do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. O evento vai mostrar as projeções de lucratividade da franquia e dar um panorama nacional sobre a questão tributária no país como oportunidade de negócio.Fonte: Empreendedor

10 dicas para melhorar o sistema de gestão da empresa

gestão empresarial
A seguir, Fábio Túlio Felippe, diretor presidente da Jiva Gestão Empresarial, dá dez dicas de como o empreendedor pode se apropriar e tirar melhor proveito dos sistemas de gestão:1-Para aproveitar da melhor maneira aquilo que o ERP tem a oferecer para o negócio, o primeiro passo é conhecer quais são as reais necessidades de gestão da empresa.2- É importante levantar os resultados gerais da empresa para conhecer quais são as maiores dificuldades e quais os pontos críticos para o negócio. Ao fazer isso, vai ficar mais fácil entender em que ponto os esforços devem estar mais concentrados e quais são os resultados esperados do ERP.3- Realizar um mapeamento de processos, buscando identificar os possíveis riscos e gargalos e a sugestão de melhorias, é fundamental para obter transparência nas informações e garantir a aderência em alto nível em relação aos seus processos.4- Com os processos bem definidos, o fornecedor do ERP obtém um melhor entendimento das atividades desempenhadas pelo cliente, o que resulta no melhor escopo de proposta e cenário para a implantação.5- Outro fator que não deve ser desconsiderado é o próprio uso do ERP. Isso significa que para tirar um bom proveito dos benefícios da solução, é preciso saber como utilizar a ferramenta corretamente. Quanto mais conhecimentos você tiver sobre as funcionalidades do ERP e sobre como utilizá-lo, mais assertivo será o seu uso e, portanto, melhores vão ser os resultados finais.6- O desenvolvimento desse conhecimento exige um treinamento completo sobre a ferramenta, especialmente entre todos os usuários do ERP. Ao fazer isso, dá para usufruir de todas as funcionalidades da melhor maneira possível, levando a resultados mais satisfatórios e que trarão consequências positivas para o negócio.7- É preciso ter em mente que, antes de tudo, é necessário fazer algumas mudanças na cultura da organização. Toda a equipe terá uma grande influência no funcionamento do novo investimento para que este traga os resultados esperados. Portanto, é preciso investir tanto em equipamento quanto na sintonia e formação da equipe.8- Habitue sua equipe a cumprir corretamente os processos da empresa. Se sua empresa não segue um roteiro de informações, então é melhor começar a criar regras. Todo departamento precisa ter suas rotinas bem definidas, caso contrário o colaborador acaba fazendo o que acha importante e nem sempre é a melhor solução.9 – O sistema de gestão empresarial é criado para facilitar o fluxo de informações para que o gestor possa tomar decisões com base em dados confiáveis. Para isso, esses requisitos precisam ser seguidos à risca.10- Tudo isso deve ser acompanhado por uma mudança cultural e pela adoção das melhores práticas do mercado, bem como da busca pelo conhecimento básico dos conceitos que são inerentes ao negócio de cada empresa.
Fonte: Empreendedor

Empresas de cosméticos focam nas exportações para o Oriente Médio

Expectativa de negócios foi gerada durante a participação do Beautycare Brazil na Beautyworld Middle East 2016, em Dubai

Representantes da indústria brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) finalizaram com otimismo a participação na 21ª edição da Beautyworld Middle East, realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, de 15 a 17 de maio. Os executivos retornaram para o Brasil com o saldo de 1.294 contatos efetivados com distribuidores e compradores de países árabes e, também, de outros locais, como a Rússia. Com isso, a expectativa de geração de negócios nos próximos 12 meses é de US$ 13,2 milhões.
Promovida pelo projeto setorial Beautycare Brazil – realização da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) e da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) –, a participação das 25 empresas nacionais rendeu aproximadamente US$ 2,6 milhões em negócios fechados durante os três dias do evento. A qualidade da visitação, composta em sua maioria por tomadores de decisão, surpreendeu os expositores brasileiros, destacando que a intenção de fazer negócio estava presente em todas as abordagens.Os executivos das companhias integrantes do projeto destacam, também, o interesse dos visitantes pelos produtos brasileiros, reforçando que a criatividade do setor de HPPC, estimulada pela diversidade presente no País, é capaz de atender às mais diversas demandas do mercado mundial. Outro ponto ressaltado foi com relação à organização do Pavilhão Brasileiro, planejado pelo Beautycare Brazil, por conseguir reunir 25 marcas nacionais em um espaço privilegiado, o que fortaleceu a presença do Brasil dentro da feira.As empresas do projeto setorial que representaram o setor brasileiro de HPPC na feira são: Agilise Cosméticos; Anna Haven; Beox; Bionat; Bio Natur Api; Brazilian Oils; Brazilian Secrets Hair; De Sírius; E-Cosmetics Salón; G Nano; Goz Cosméticos; Honma Tokyo; Ideal Cosméticos; Kaedo Cosméticos; Kostume Beauty Form Brazil; Macaúba Brasil; Nazca Cosméticos; NG de France; nuNAAT; Prolab Cosmetics; Realgem’s; Skafe; Sther Cosméticos; Sweet Hair e Tech Line.A participação na Beautyworld Middle East reforça este evento como uma importante ferramenta de promoção comercial que vêm fortalecendo as vendas do setor no Oriente Médio. “Esta é a mais respeitada feira da região e, assim, ficamos satisfeitos pelos resultados obtidos por nossas empresas e mais ainda em saber que todas elas têm interesse em voltar na edição de 2017”, finaliza Gueisa Silvério, gerente do projeto Beautycare Brazil.Fonte: Empreendedor

As oportunidades para quem quer estudar de graça em Joinville

Udesc oferece curso de mestrado inédito e prefeitura prepara novas capacitações17055662

As opções vão desde estudo presencial a aulas online Foto: Reprodução / Reprodução
Claudine Nunes
Seja para aprofundar o domínio sobre um tema de interesse, avançar na carreira ou melhorar o currículo em busca de recolocação profissional, o estudo faz parte da vida de qualquer profissional.
Para quem tem vontade e disciplina de sobra, mas não consegue pagar por um bom curso, existem várias opções gratuitas, desde cursos presenciais em Joinville a aulas online, e para todos os níveis de formação escolar. Basta ficar atento e aproveitar as oportunidades que aparecem.Em 2015, a Secretaria de Assistência Social de Joinville ofereceu cerca de 100 cursos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e através de parcerias.Até abril deste ano, foram iniciadas 56 capacitações. Os cursos mais procurados são da área metalmecânica, de inclusão digital e de cuidador de idosos.— A procura pelos cursos está aumentando ano a ano, acreditamos que esse aumento esteja relacionado à busca cada vez maior da mão de obra qualificada e à atual situação do País — observa a coordenadora do Serviço de Preparação e Formação Profissional, Luciane Spadini.Os interessados devem ficar de olho nas divulgações da Prefeitura de Joinville. Quando há novidades, elas são informadas já na primeira página do site e nas redes sociais. Em junho, Luciane diz que vai abrir inscrição para cursos de inclusão digital e artesanato. As aulas pelo Pronatec estão previstas para o segundo semestre, sem data definida.Udesc oferece curso de mestrado inéditoEm Joinville, é possível concluir o ensino superior e a pós-graduação gratuitamente naUniversidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Até o dia 31 de maio, o campus de Joinville está com as inscrições abertas para dois mestrados acadêmicos, o de Engenharia Civil e o de Química, que é inédito.No total, são 12 cursos de pós-graduação gratuitos oferecidos pela instituição. A Udesc também possui nove cursos de graduação: Engenharias Civil, Mecânica, de Produção e Sistemas e Elétrica; Ciência da Computação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; e as Licenciaturas em Matemática, Física e Química.Como a inscrição para o vestibular de inverno encerrou no início deste mês, dá tempo de estudar enquanto aguarda o anúncio do próximo vestibular pelo site da Udesc.Cursos de pós-graduação na UdescMestrado Acadêmico em Computação Aplicada Processo seletivo: a partir de novembroMestrado Acadêmico em Engenharia Civil Processo seletivo: outubro-novembroMestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado em Engenharia Elétrica - Processo seletivo: a partir de outubroMestrado Acadêmico em Engenharia Mecânica Processo seletivo: julho/fevereiroMestrado Profissional em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (curso novo) Processo encerrado em 15/04Mestrado Acadêmico em Física Processo seletivo: a partir de novembroMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) -(curso novo) Processo Seletivo por meio do Exame Nacional de Acesso, cujo edital está previsto para julhoMestrado Acadêmico em Química Aplicada - (curso novo) Processo seletivo até 31/05O que a internet ofereceO ensino à distância venceu a fase da desconfiança inicial que pairava sobre a qualidade e a eficácia do aprendizado por intermédio da tecnologia. Nos últimos cinco anos, seu avanço impressiona. Com ele, é possível ser admitido em turmas de instituições renomadas em várias partes do mundo, bastando ter um computador com acesso à internet.Uma mesma plataforma de ensino costuma oferecer formatos diferenciados, como cursos livres, que são gratuitos e não oferecem certificados, ou pacote de cursos pagos, ministrados de forma independente e que, ao final, vale como especialização.Confira algumas plataformas onde é possível encontrar cursos gratuitos para diferentes níveis de conhecimento:Cursos em portuguêsVeduca Plataforma fundada no Brasil, em 2012. Oferece opções gratuitas e pagas. Universidades brasileiras como USP e Unicamp oferecem cursos nesta plataforma.Coursera Foi criado por universidades norte-americanas. Em 2012, começou a ganhar a adesão de outras instituições parceiras. Oferece uma gama de cursos gratuitos e pagos. Em 2014, foi lançado o site oficial no Brasil. Além das aulas traduzidas para o português, há cursos disponibilizados por instituições brasileiras como USP, Unicamp e Fundação Lemann.Iped Os cursos 100% em vídeo vão desde administração de igrejas a preparatório para o Enem e concursos públicos (www.iped.com.br/concursos-publicos). São gratuitos na versão padrão e com pagamento de taxa, na versão premium.Cursos em inglês ou outras línguas estrangeirasUdacity Fundado em 2011, nos Estados Unidos. No primeiro curso, de inteligência artificial, teve 160 mil estudantes inscritos de 190 países.EDX Fundado pela Universidade de Harvard e MIT, em 2012. O acesso às aulas é gratuito e o certificado pago.Dois cursos em português foram lançados em novembro do ano passado: Liderando o Desenvolvimento Sustentável das Cidades Alianças Público Privadas para o Desenvolvimento - Implementando soluções no BrasilMiríada X Oferece cursos gratuitos em espanhol de 18 universidades ibero-americanas da rede Universia.Unimooc Esta plataforma, com acesso grátis, é focada em cursos para empreendimentos em economia digital, como o Lean Startup. Aulas em espanhol.Fonte: ANotícia

Sebrae lança plataforma que apresenta os números dos pequenos negócios

Saber onde estão, quantos são e quais as principais atividades exercidas pelos pequenos negócios no Brasil. Essas são algumas das informações que poderão ser encontradas em um único lugar. O Sebrae lançou nesta semana durante a premiação do IX Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, em Brasília, a plataforma DataSebrae.

Além das estatísticas das empresas no Brasil, podendo ser divididas entre regiões, estados, municípios e Cadastro Nacional de Atividade Econômica (CNAE), a ferramenta também traz indicadores econômicos e sociais e das principais atividades econômicas dos municípios, e permite que sejam feitas pesquisas com diferentes filtros e comparações. A plataforma também mostra dados socioeconômicos, como renda, Índice de Desenvolvimento Humano e escolaridade, e de estudos e pesquisas produzidos pelo Sebrae, como a participação dos pequenos negócios no Produto Interno Bruto (PIB).

“Essas informações são preciosas para nos auxiliar na elaboração de políticas públicas que incentivem o empreendedorismo no Brasil. Essa base também irá ajudar quem já empreende ou quem quer empreender”, destaca o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos. O material também será uma importante ferramenta de pesquisa para pesquisadores, jornalistas e estudantes.

Pelo DataSebrae, ainda é possível saber como está a implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas nos municípios e se eles estão cumprindo o tratamento diferenciado e a obrigatoriedade das licitações exclusivas para os pequenos negócios, por exemplo.

O acesso à ferramenta é on line e gratuito. Os dados podem ser visualizados em gráficos, tabelas e mapas, facilitando a análise das informações.

Fonte: Empreendedor


Rede de cafeteria contrata serviço inteligente de wi-fi para crescer

Proposta da Rei do Mate é aumentar o fluxo de clientes de 10% a 20% até o final do ano

A Rei do Mate traz uma grande novidade em suas lojas. Até o mês de julho, toda a rede terá um programa personalizado, interativo e diferenciado de internet sem fio, o Uau-Fi. Com a nova estratégia, a rede estima aumentar o fluxo de seus clientes em 10% a 20% até o final do ano, saindo à frente da concorrência que utiliza o tradicional sistema de internet.Conhecida pela inovação em sua categoria, a Rei do Mate oferecerá uma série de benefícios por meio da novidade. A ideia é oferecer muito mais do que uma simples internet. Campanhas de fidelidade interativas, em que o consumidor vai acumular pontos e ganhar peças de um quebra-cabeça para trocar por produtos da loja, cardápio virtual, vídeos de campanhas, fotos, entre outros, fazem parte do que será oferecido.O aplicativo ainda falará com os clientes por meio de pesquisas rápidas e dinâmicas. O objetivo é fazer marketing direto, entender o que o nosso público acha da loja e se está satisfeito com o atendimento. O Uau-Fi ainda possui em seu site uma retranca que será muito bem utilizada pelo franqueado. Nela, será possível saber qual é a data de aniversário dos seus clientes e enviar e-mail marketing de feliz aniversário, conhecer o perfil de seus consumidores, quantidade de visitas efetuadas e horário de maior frequência, há quanto tempo o cliente não volta e outras informações. Esses dados são coletados automaticamente pela conexão do cliente na rede e podem ser gerenciados pelo empresário de forma extremamente simples.O Uau-Fi é o único no mercado que adquire todas as características do estabelecimento em que o usuário está conectado automaticamente. “O aplicativo segue todas as determinações do Marco Civil da Internet e oferece ao empresário uma rede segura e protegendo-o da responsabilidade de eventuais crimes praticados por meio de sua rede wireless. Além disso, são diversas empresas dentro de um único aplicativo. Isso faz com que haja uma maior interação entre empresário e cliente, possibilitando ao varejo o acesso a ferramentas que, até então, somente o e-commerce tinha”, explica Rodrigo Antunes, CEO da Uau- Fi., explica Rodrigo Antunes, CEO da Uau- Fi.Para a Rei do Mate, investir nesse programa é uma solução de marketing diferenciada trazida aos consumidores. “Queremos que eles passem mais tempo em nossas lojas e, com esse aplicativo, teremos a oportunidade de conhecer suas preferências, saber o que estão sentindo, além de oferecer momentos de lazer com o acesso à internet”, diz Antônio Carlos Nasraui, diretor comercial e de marketing da rede.Números de mercado de empresas com wi-fi:· 43% dos consumidores afirma que sentem mais vontade de consumir quando recebem uma oferta pelo celular;· 48% dos consumidores afirmam que a empresa que não oferece uma solução mobile, atualmente está fazendo pouco caso do próprio negócio e do consumidor em si· 80% dos consumidores usam celular para fazer compras;· 40% dos consumidores usam aplicativos para adquirir um produto ou serviço· 51% dos consumidores abrem seus e-mails pelo celular;· 57% das empresas afirmam que a opinião do consumidor é muito importante para o desenvolvimento dos negócios;· 240% das empresas que conhecem melhor o cliente têm as vendas aumentas em até 40% ;· 82% dos médios e grandes varejista oferecem internet wi-fi em seus estabelecimentos;· 37% desses empresários afirmam que o wi-fi teve influência direta em uma maior fidelização dos clientes;
Fonte: Empreendedor

Mãe investe em franquia de seguros com ajuda do filho

Marisa escolheu a rede de seguros San Martin Franchising como porta de entrada de sua família para o mundo dos negócios

O empreendedorismo muda a vida de muitos brasileiros. Há aqueles que sonham com o negócio próprio por anos e nunca têm coragem para tentar e há aqueles que tentam uma vez, voltam ao mercado formal de trabalho e voltam para o empreendedorismo depois de alguns anos. Esse é o caso de Marisa Bhering, que começou sua vida vendendo roupas em sua própria casa, depois, se tornou dona de uma fábrica de uniformes, foi proprietária de uma loja de roupas, voltou para o varejo como funcionária e recentemente abriu uma unidade da San Martin Franchising, franquia de seguros em Belo Horizonte. “Sempre gostei de vendas, formação de equipes e principalmente, sempre gostei de gente. Sou uma pessoa muito competitiva e ambiciosa, a área comercial das empresas é o local ideal para pessoas com o meu perfil. Aprendi tudo o que poderia aprender no varejo, pois é uma grande escola de vendas, gestão, operações e de relacionamentos. Mas chegou a hora de voltar para algo meu”, explicou Marisa.
O apoio para que ela voltasse para o universo do empreendedorismo veio de dentro de casa, o filho João Pedro Bering, de apenas 22 anos, não apenas motivou Marisa, como também embarcou junto em seu sonho. “Trabalhei como colaboradora por muito tempo, e agora, completando 50 anos, achei que deveria partir para um negócio próprio para mim e para minha família. Sempre trabalhei muito e ocupei altos cargos, foi então que eu e João Pedro chegamos a conclusão que se eu trabalhasse o tanto que eu trabalho no varejo, em nosso negócio, iriamos “bombar”!”, contou. E parece que deu certo. Com menos de três meses em operação, a unidade de Marisa já possui uma produção acima da média da maioria dos franqueados iniciantes da San Martin Franchising. “Tenho expectativas bastante altas. Sempre tive uma média de ganho elevada, então tenho e quero manter esse padrão. Tenho contatos com pessoas físicas e jurídicas da minha cidade e pretendo chegar a uma produção mensal de R$ 150 mil a R$200 mil”, explica.Para Carlos Alexandre Gomes, diretor executivo da San Martin Franchising, o perfil empreendedor de Marisa pode fazer a diferença para o sucesso do negócio. “Ela é vibrante, sua vontade de crescer é muito nítida e o mais importante, ela realmente acredita no negócio, e esse é um diferencial”, salientou.O modelo de negócio escolhido por Marisa foi o Home Office, o que permite que ela trabalhe de casa e administre tudo de perto. “A gente estranha um pouco. Nós ficamos muitos anos acostumados a ter a mãe longe, agora almoçamos juntos todos os dias e passamos praticamente o dia todo juntos”, contou João que completou, “trabalhar em família não é uma coisa simples, mas nosso relacionamento é muito bom e temos um objetivo muito grande em comum, que é crescer profissionalmente e financeiramente. Nos esforçamos para o relacionamento profissional ser o mais leve possível”.O outro lado garante que o trabalho flui muito bem, e que a falta de experiência é superada pela vontade de aprender e crescer demonstrada pelo filho. “Temos bastante cautela para não misturar a vida pessoal com o trabalho, se não desgasta muito a relação, mas estou achando essa nova experiência muito prazerosa”, contou Marisa. Ela dividiu as tarefas de sua unidade San Martin Seguros entre contatos com os clientes e a captação, tarefas realizadas por João Pedro e as cotações, negociações e efetivações, realizados por ela.Para a família Bering o segmento de seguro veio ao encontro com o que eles buscavam e hoje, com o auxílio do filho, Marisa busca qualidade de vida e sucesso nos negócios. “Hoje eu e o João Pedro trabalhamos pelo que é nosso, para o crescimento do nosso patrimônio, já o conheço e sei de suas forças”, finaliza a franqueada.
Fonte: Empreendedor

Seis dicas para abrir uma franquia de sucesso

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Muitos brasileiros sonham em ter a sua própria empresa e enxergam nas franquias a chance de investir numa marca já consolidada no mercado. Em tempos de crise com inflação, taxas de juros e dólar altos, além da diminuição de crédito, empreender está cada dia mais difícil e o empresário precisa estar preparado para os possíveis desafios e obstáculos ao longo do caminho. Rogério Gabriel, presidente e fundador do Grupo Prepara, uma das maiores redes de franquias educacionais do país, dá algumas dicas para esse tipo de empreendimento ser rentável e de sucesso. Confira!
1) INVISTA EM REDES CONSOLIDADAS: escolha marcas que são referencias no segmento desejado dão maiores garantias de retorno;2) PARTICIPE DOS TREINAMENTOS: Uma das grandes vantagens de se investir em franquias é contar com toda a infraestrutura oferecida, como os treinamentos que proporcionam noções administrativas eficientes orientam na diminuição de custos, a prospectar, etc.3) CONHEÇA O MERCADO: A chave para o sucesso pode estar em trabalhar em mercados conhecidos. Se você tem maior afinidade com algum setor, como educação, por exemplo, considere franquias da área. Mas lembre-se: o crescimento vem de muito suor, trabalho e resiliência.4) GENTE BOA É TUDO: A consolidação da empresa não depende apenas da marca ou do dono do estabelecimento, mas, também, da formação de uma boa equipe com profissionais qualificados para desempenhar a função. Por isso, escolha bons colaboradores e invista no desenvolvimento dos funcionários;5) VISITE OUTRAS UNIDADES: Conheça as instalações de outras lojas da rede. Converse com o franqueado. Além de voltar com novidades, você conseguirá enxergar as falhas e os acertos na administração;6) ESTEJA DISPOSTO A TRABALHAR MUITO: Para ter seu próprio negócio é preciso ter muita dedicação e disciplina. A vitória depende do seu esforço. Não é porque se tornou “patrão” que o trabalho será menor, ao contrário, pois até a sua loja se consolidar, o expediente é longo e intenso.Fonte: Empreendedor

Startup lança serviço para capacitar e ajudar MEI na gestão do negócio

A conta.MOBI recebeu apoio do Sebrae e da Universidade de Stanford para ser criado

Serviço tem a missão de auxiliar empreendedores individuais (Foto: Unsplash)
A startup mineira conta.MOBI nasceu com uma missão tão nobre quanto necessária: aumentar a longevidade das demais empresas e impedir que elas fechem as portas precocemente. Para se integrar ao mercado (e ela própria manter-se firmemente em atividade), a conta.MOBI criou um aplicativo homônimo e, para tal, teve o auxílio precioso do Programa de Inovação e Empreendedorismo para empresas mineiras de Tecnologia da Informação da Universidade de Stanford (EUA), com apoio do Sebrae e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SEDE).
O produto vai ser oficialmente lançado nesta quinta-feira, 5 de maio, em Belo Horizonte, o que, de certa forma, coroa um ciclo de relacionamento com o Sebrae Minas. “Os empreendedores que agora lançam este produto são frequentadores de cursos e atividades do Sebrae desde 2006”, atesta a analista da instituição, Márcia Valéria Cota Machado.
Os 10 anos de convivência com os programas de treinamento, missões empresariais, congressos, cursos e oficinas do Sebrae com certeza deram aos sócios da conta.MOBI, Ricardo Capucio e Túlio Ianini, o devido respaldo para o que a empresa se propõe: ajudar outras micro e pequenas empresas (MPEs) a conquistarem, e se manterem, no mercado. O desafio torna-se ainda mais grandioso quando se observa a atual conjuntura socioeconômica do país, onde a grande pergunta do momento é: porque tantas empresas fecham no Brasil? De acordo com as pesquisas, mais da metade dos pequenos e médios negócios encerram suas atividades com menos de quatro anos de existência. As respostas podem vir de questões como erros da administração, excesso de burocracia e planos de negócios insuficientes.O aplicativo conta.MOBI atua como uma espécie de mentor das MPEs, já que promete fornecer assistência empresarial e contábil e um serviço de gestão financeira customizado com oferta de facilidades no pagamento de contas e na realização de cobranças. O objetivo é profissionalizar os microempreendedores, reduzir custos, economizar tempo e aumentar a produtividade. Em parceria com a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), o conta.MOBI pretende eliminar barreiras históricas para o bom funcionamento das microempresas.É bom lembrar que o cipoal de dificuldades para o bom funcionamento de empresas no Brasil convive, nos dias de hoje, com um cenário sociopolítico e econômico nada favorável, o que torna o desafio do conta.MOBI ainda maior. Segundo informações do Banco Mundial, o prazo para se abrir um negócio no país chega a 119 dias, contra uma média de 20 dias nos demais países do G20. Por aqui, o período gasto para a resolução de questões tributárias é de 2.600 horas, tempo que cai para 347 horas nos demais países. No ranking do G20, o Brasil está na 17ª posição. E mais: ainda conforme o Relatório Global de Competitividade, divulgado no último dia 29 de abril pelo Fórum Econômico Mundial (WEF), em parceria com a Fundação Dom Cabral, o Brasil perdeu 18 posições no ranking das economias mais competitivas do mundo, caindo para a 75ª colocação (em 2014, ocupava a 57ª posição).Há, portanto, muito campo de ação para a conta.MOBI e o seu aplicativo. Menos mal que um dos trunfos da startup repousa na eficiente estrutura tecnológica, que lhe permitirá solucionar dúvidas e problemas dos microempreendedores por meio de vários canais de comunicação, como telefone, chat online ou e-mail. “Focamos em um atendimento ágil e preciso. Este é um dos itens mais elogiados pelos usuários”, garante Capucio, CEO da empresa. O conta.MOBI também oferece serviços para os profissionais que ainda não se registraram como MEI e presta auxílio no processo de abertura da empresa.
Fonte: PEGN

Times inovadores: a melhor ferramenta da sua empresa

Ter as ferramentas certas em mãos nem sempre é sinônimo de sucesso. Entenda por que um time inovador faz toda a diferença nos negócios.

time-inovador

Em pouco tempo, aprendi que nem todos eram iguais. Nem todos tinham as mesmas competências e que distribuir o trabalho de diferentes projetos, indiscriminadamente, sem tomar por base o perfil e competências de cada um, acabava gerando péssimos resultados. #nemtodossãoiguaisMinha segunda experiência foi ainda mais interessante, pois se tratava de um projeto inovador, daqueles que dão frio na barriga por conta da alta incerteza, já que tentamos fazer coisas inexistentes.  Nesse momento, aprendi uma lição ainda mais relevante. Na medida em que o nosso projeto evoluía, as atividades necessárias para seu desenvolvimento exigiam competências diferentes. Um mesmo projeto demandava, a cada momento, de perfis de pessoas distintas. #cadamomentoumperfilEssas experiências ficaram guardadas até que, na Innoscience, elaboramos a Teoria das Competências para Inovar (TCI). Um dos trabalhos mais robustos sobre perfis de inovadores e times de inovação que conheço. Ele baseia todo o mini curso de formação de times de projetos inovadores desenvolvido em parceria com a Endeavor.Em resumo, sintetizamos a experiência de mais de 200 projetos de inovação para apoiar aqueles que querem inovar. Nossa abordagem também se inspirou no trabalho do Prof. Clayton Christensen, Jeffrey Dyer e Hal Gregersen que observaram 3.000 executivos, durante 6 anos, para identificar as principais competências de inovação, e no trabalho do Prof. Robert Sutton sobre times de inovação.Depois disso tudo, aprendemos que:1. A gestão de projetos inovadores difere da gestão de projetos operacionais;2. Os projetos inovadores passam por diferentes etapas com atividades variadas; e3. As pessoas tem competências mais e menos desenvolvidas para inovar.4. As pessoas são propensas a um dos quarto perfis que mapeamos: idealizador, refinador, experimentador ou executor;5. Há a possibilidade de aprender técnicas, atitudes e comportamentos para desenvolver competências para inovar;6. Times com mais de 5 pessoas tendem a apresentar piores resultados, pois demandam maior tempo dedicado à gestão das relações e da política interna do grupo.Legal, e como isso pode ser útil para você? Acredito que você deve estar vivenciando um dos dois desafios abaixo:
  1. Negócio inovador: Você pode estar montando uma startup de tecnologia, uma nova empresa, um negócio social.
  2. Projeto inovador: Você pode estar gerindo ou participando de algo novo dentro de uma empresa estabelecida de médio ou grande porte.
O conteúdo a seguir será útil nas duas situações. Veja com atenção.1.Identifique seu perfilPara montar seu time e explorar ao máximo as suas competências é preciso autoconhecimento. Você tem perfil idealizador, refinador, experimentador ou executor? Com esse entendimento será possível selecionar as pessoas mais adequadas para complementar o seu perfil.2. Perfil do seu timeDepois de conhecer o seu perfil é hora de identificar as competências e perfis do seu time. Não importa se elas são de marketing, vendas ou finanças. Se todos forem executores será difícil criar algo novo e questionar as ortodoxias existentes.3. Equilibre a formação do timeConhecendo o seu perfil e dos demais integrantes do time ficará mais fácil montar um time equilibrado, que esteja preparado não apenas para identificar uma oportunidade, mas para dar escala a uma nova ideia.4.Aloque as pessoas onde elas rendem maisTendo um grupo equilibrado você poderá destinar as pessoas certas para cada desafio. O desempenho de cada um é potencializado quando ele atua onde suas competências e seu perfil dominante são mais frequentemente aproveitados.5 Desenvolva as forças e reduza os gapsO melhor de tudo é que as forças e gaps, assim como o perfil dominante, não são definitivos. É possível fortalecer suas competências mais e menos desenvolvidas. É pouco provável que você transforme alguém que seja predominantemente executor no melhor idealizador, mas você poderá desenvolve-lo de forma que possa ser útil e não comprometa essa fase do projeto em função de sua tendência a “ir direto ao ponto”.Quisera eu ter, na época das minhas experiências iniciais de gestão de times, um conteúdo de suporte como esse desenvolvido com a Endeavor. Em termos de inovação, muito tem sido falado sobre ferramentas como lean startup, business model canvas e design thinking. São todas questões muito importantes, contudo, abordam praticamente nada a respeito das pessoas a serem selecionadas e como organizá-las para fazer a inovação acontecer.Um bom time, sem as melhores ferramentas, faz alguma coisa, agora, um time ruim, com as melhores ferramentas, não vai longe. Inscreva-se no mini curso e aprenda a Formar o Time Certo para Projetos Inovadores.Fonte: Endeavor

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