Patati Patatá: negócio milionário é gerenciado por jovem de 21 anos

Dupla que simboliza a marca que movimentou R$ 250 milhões em 2014 se apresenta neste fim de semana em Florianópolis
Patati Patatá: negócio milionário é gerenciado por jovem de 21 anos Rinaldi Produções/Divulgação
Igor Faria está entre os 30 jovens mais influentes do país, segundo a revista Forbes BrasilFoto: Rinaldi Produções / Divulgação
Igor Faria, 21 anos, tem motivos de sobra para dar risada. Eleito pela revista Forbes Brasil como um dos 30 jovens mais influentes do país em 2015, ele é diretor-geral da Rinaldi Produções, empresa responsável pelo fenômeno infantil Patati Patatá, que neste fim de semana faz duas apresentações no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis Show a Vida é Bela com Patati Patatá ocorre neste sábado e domingo em Florianópolis. Foto: Rinaldi Produções/Divulgação ​Mas a história começou bem antes de o empresário nascer. No final dos anos 80, o pai dele, o mágico Rinaldi Faria, 43, comprou os direitos do nome Patati Patatá, então um grupo de artistas circenses de São Paulo do qual fez parte, e adaptou a atração para dois palhaços. As apresentações em escolas tornavam-se frequentes e para dar conta da demanda foi preciso contratar mais gente para interpretar a dupla em diversas cidades. Nascia um dos negócios infantis mais bem-sucedidos do Brasil. DVDs, brinquedos e programa de TV são alguns dos desdobramentos da marca que movimentou R$ 250 milhões no ano passado.Após abandonar o sonho de ser jogador de futebol para se juntar ao time familiar em 2011, Igor Faria está focado na área digital, marketing, comunicação e eventos da empresa. Por e-mail, ele conta que está dirigindo a série Parque Patati Patatá, ainda sem data de estreia no canal Discovery Kids.- Será uma superprodução cheia de humor e música. Com certeza vai fazer história na televisão brasileira - afirma.Sobre o número de profissionais que atualmente interpretam os palhaços no Brasil, ele evita a resposta. Mas uma rápida pesquisa na internet mostra que pelo menos 40 duplas já circularam pelo país, além das não oficiais, que seus advogados tentam constantemente identificar. Por mês, cerca de 25 shows grandes são realizados pela Rinaldi Produções, sediada em São Paulo.Para representar a dupla é preciso passar por um treinamento que envolve aulas de canto e expressão corporal, ter no mínimo 1,80m de altura e no máximo 25 anos. Há também um grupo de compositores que trabalha especialmente na criação das canções."Todo dia agradeço a Deus por mais um dia de vida. Todo dia agradeço a Deus por você e sua família" é um dos trechos da música de abertura do DVD A Vida É Bela, que também dá nome à turnê que será apresentada na Capital.- As músicas do Patati Patatá são baseadas nas boas maneiras, em exaltar o quão gostoso é viver com quem amamos, sorrindo, se divertindo. Nosso intuito é levar entretenimento saudável para toda a família - explica Faria, que também investe no mercado de música gospel.Além dos projetos para consolidar a marca no Brasil, principalmente entre crianças de dois a seis anos, ele revela ter planos ainda maiores e, com toda a energia e ambição típicas da juventude, revela:- A expansão dos personagens para a América Latina é o próximo passo. Em seguida, queremos o mundo.
Fonte: Patati Patatá: negócio milionário é gerenciado por jovem de 21 anos - A Notícia

Lenovo quer cortar custos e acelerar produção de aparelhos da Motorola

Após resultados ruins, empresa chinesa também anunciou a demissão de 3.200 funcionários como parte de uma reestruturação global.

Em meio a resultados financeiros ruins, que causaram a demissão de 3.200 funcionários, a Lenovo anunciou que trabalha para acelerar o desenvolvimento e o lançamento de produtos pela recém-comprada divisão mobile da Motorola.

A Lenovo quer que a equipe da Motorola diminua o tempo de desenvolvimento de produtos, apontou o CEO da empresa, Yang Yuanqing durante um evento nesta semana. “Ao final do ciclo de vida o produto não é mais competitivo, especialmente o Moto G e o Moto X”, afirmou o executivo.

Yang quer que a empresa atualize seus smartphones e adicione novos modelos a cada seis meses. “No futuro, vamos melhorar no ciclo de desenvolvimento de produtos. Assim, nossos produtos serão competitivos em qualquer momento”, disse.

Além disso, a Lenovo também vai criar um portfólio mais simples de handsets, com menos modelos.

A Motorola Mobility, que a Lenovo comprou em 2014, estará entre os seus empreendimentos que enfrentarão demissões, afirmaram executivos da empresa. A Lenovo pagou 2,9 bilhões de dólares pela Motorola.

Durante seu pronunciamento, Yang disse que o negócio da Motorola exige 2 bilhões de dólares para funcionar. No entanto, o segmento de smartphones existente da Lenovo custa apenas 400 milhões de dólares em despesas, e vende basicamente a mesma quantidade de produtos.

“Então isso é muito alto”, disse o executivo sobre os custos da Motorola. “Pensamos que podemos economizar 850 milhões de dólares após a reestruturação.”

Fonte: Lenovo quer cortar custos e acelerar produção de aparelhos da Motorola - IDG Now!

‘Deixem seus filhos fazerem burradas’, aconselha Lemann

Em palestra nesta quinta-feira, o empresário Jorge Paulo Lemann falou das dificuldades que o ajudaram a ser um empresário melhor
© Reprodução/YouTube/Na Prática O empresário Jorge Paulo Lemann falou sobre as lições que aprendeu como empreendedor
O empresário brasileiro Jorge Paulo Lemann esteve hoje no evento Day 1, promovido pelaEndeavor, e falou para uma plateia deempreendedores sobre os ensinamentos que tirou de momentos difíceis de sua vida.“A maioria das pessoas olha a carreira de um empresário, vê o sucesso, e acha que se chega lá com facilidade. O empresário aparece se ele foi bem sucedido ou se ele faliu. Mas o que está no meio, as dificuldades, não aparece”, afirmou.Lemann disse, então, que espera que os empreendedores brasileiros “não desanimem”, e fez um pedido especial aos empresários com filhos. “Os pais educam os filhos para que dê sempre tudo certo. E esquecem que, fazendo besteira, burrada, se aprende muita coisa também. Deixem os filhos fazerem burradas”, aconselhou o empresário.Na palestra, Lemann lembrou de momentos difíceis de sua vida, dos quais ele tirou lições importantes para sua carreira. Um desses momentos foi quando ele se uniu com outros empresários para abrir uma financeira.“Éramos pessoas das melhores faculdades americanas, e montamos uma financeira. Meus sócios eram mais velhos e mais experientes do que eu. Resultado: falimos em quatro anos. Aquilo foi um baque colossal”, lembra. A lição que ficou deste momento foi: uma empresa não deve ter apenas pessoas parecidas com você.Outra lição importante Lemann tirou de sua experiência com o banco de investimentos Garantia. A empresa foi comprada pelo investidor quando ainda era uma pequena corretora. “Ía ser a melhor corretora de bolsa do Brasil. Um mês depois que compramos, a bolsa despencou e acabou o negócio que pretendíamos fazer”, lembra.Com isso, a empresa precisou se reinventar e acabou aproveitando uma oportunidade surgida pouco depois, com as ORTNs (Obrigações Reajustáveis do Tesouro Nacional). “Passamos a ser os grandes operadores de ORTN, foi uma oportunidade enorme para nós, e não foi o que planejávamos”, conclui Lemann.Já que o tema da palestra era “dificuldades”, o investidor aproveitou para comentar a situação do país hoje -- e foi otimista. “Hoje, no Brasil, vejo todo mundo reclamando. Mas o que eu enxergo são as oportunidades. Estamos passando por dificuldades, mas vamos aprender e vamos superar. Aprendam, como eu aprendi, com esses pequenos fracassos. É isso que vai salvar o Brasil”, concluiu.
Fonte: ‘Deixem seus filhos fazerem burradas’, aconselha Lemann - MSN

Lucro do Banco do Brasil sobe 6,3% no segundo trimestre

O Banco do Brasil registrou lucro líquido de R$ 3,008 bilhões, no segundo trimestre deste ano, com crescimento de 6,3%, na comparação a igual período de 2014 (R$ 2,829 bilhões). Os ativos do Banco do Brasil atingiram R$ 1,534 trilhão em junho deste ano, crescimento de 9,5% em 12 meses e 0,7% em relação ao trimestre anterior.
Foto: Getty Images

A carteira de crédito ampliada, que inclui títulos de valores mobiliários e garantias prestadas, atingiu R$ 776,8 bilhões em junho, crescimento de 8% em 12 meses. O financiamento imobiliário registrou aumento de 37,8% em 12 meses.

A carteira de crédito de clientes pessoa física do Banco do Brasil finalizou o segundo trimestre de 2015 com saldo de R$ 158,9 bilhões, crescimento de 3,4% no trimestre e de 11,6% em 12 meses. As linhas de menor risco de inadimplência (crédito consignado, CDC Salário, financiamento de veículos e crédito imobiliário) corresponderam a 76,9% do total da carteira.

O financiamento ao agronegócio encerrou o primeiro semestre de 2015 com R$ 168,3 bilhões. Esse montante é 7,1% maior do que o registrado ao final do primeiro semestre de 2014.

O saldo de crédito concedido às empresas encerrou junho com R$ 353,3 bilhões, crescimento de 5,4% em 12 meses.

O índice de inadimplência (relação entre as operações vencidas há mais de 90 dias e o saldo da carteira de crédito) chegou a 2,04%, em junho. Houve aumento da inadimplência em relação a igual mês de 2014, quando estava em 1,99%. Mas o BB destaca que a inadimplência do banco está abaixo do patamar total do Sistema Financeiro, que registrou 2,9%, em junho.

Fonte: Lucro do Banco do Brasil sobe 6,3% no segundo trimestre - Terra

O que todo empreendedor deve saber antes de abrir uma empresa

Abrir uma empresa não é só ter sonhos, e sim colocar os pés no chão e seguir diversas legislações brasileiras
Para abrir uma empresa basta ter uma boa ideia, clientes e força de vontade para trabalhar duro, certo? Não. Antes de alcançar o sonho do empreendedorismo, é preciso passar por algumas etapas chatas do processo: a burocracia brasileira.Para o coordenador de departamento de legalizações e comercial da Prolink Contábil, Telmon Oliveira, é fundamental se organizar e seguir diversos passos, que vão deixar o empreendimento regularizado e apto a exercer suas funções."Uma das prioridades que o empreendedor deve ter é uma parceria com contadores de confiança, que, por serem especialistas, irão cuidar de toda burocracia que envolve a gestão fiscal e contábil de uma empresa, o que, certamente, evitará dores de cabeça no futuro", explica.Veja seis passos fundamentais para passar pela papelada:1- Junta Comercial:é necessário fazer o registro da empresa e seu enquadramento correto, de acordo com o perfil. Também deve ser feita uma pesquisa do nome empresarial para saber se não existe outro; depois deve ser preenchido requerimento de empresário. Nessa etapa é necessário solicitar uma consulta à prefeitura municipal para saber se é possível exercer as atividades desejadas no local onde a empresa funcionará, além de solicitar alvarás e licenças. Não alugue nenhum ponto sem saber se seu negócio poderá funcionar nele;2- Autorizações:aprovação prévia de órgãos e entidades governamentais deve ser pedida, dependendo do tipo de negócio;3- Faça inscrição no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica):em quase todas as Juntas Comerciais essa inscrição pode ser feita juntamente com o arquivamento do Requerimento de Empresário. Porém, se sistema da sua cidade ou estado não esteja integrado, essa inscrição deve ser efetuada após o registro na Junta Comercial.4- ICMS:se a empresa exercer atividade industrial ou comercial, deve ser feita inscrição na Secretaria Estadual da Fazenda como contribuinte do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias).5- Serviços:se a empresa exercer atividade de serviços, providencie a inscrição na Secretaria de Finanças ou de Fazenda da Prefeitura. Em vários municípios essa solicitação se dá simultaneamente com a solicitação do Alvará de Funcionamento.6- Últimos cadastros:faça sua inscrição  no FGTS (Caixa Econômica Federal) e também nos conselhos de classe, quando for o caso (CREA, CRM, CRC etc.)
Fonte: O que todo empreendedor deve saber antes de abrir uma empresa - MSN

Sebrae-SP abre inscrições para Feira do Empreendedor

Os interessados em abrir uma empresa ou incrementar seu negócio já podem se inscrever na Feira do Empreendedor do Sebrae-SP. O evento, que está em sua quinta edição, será realizado entre 20 e 23 de fevereiro de 2016, no Pavilhão do Anhembi, zona norte da capital paulista.

Durante a feira, que espera reunir 120 mil pessoas, 400 empresas irão expor seus produtos e serviços. Além disso, os participantes contarão com consultorias individuais e palestras, além de obter informações sobre microcrédito e orientações referentes à melhoria na gestão do negócio próprio.

Evento será realizado em fevereiro de 2016, e espera receber 120 mil pessoas
Evento será realizado em fevereiro de 2016, e espera receber 120 mil pessoas
Foto: Evento será realizado em fevereiro de 2016, e espera receber 120 mil pessoas / Shutterstock

A entrada é gratuita, e as inscrições podem ser feitas no site: https://feiradoempreendedor.sebraesp.com.br/.

Fonte: Sebrae-SP abre inscrições para Feira do Empreendedor - Terra

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Plataforma de crowdfunding capta investidores para MPEs

Recém-lançada no Brasil, EqSeed permite o financiamento coletivo de pequenos negócios com a promessa de distribuição futura de ações

Alguns anos atrás, o crowdfunding se popularizou como uma maneira de usar o potencial da internet para angariar recursos. Hoje, as campanhas vão desde bandas que recorrem diretamente aos fãs para financiar a produção de seus álbuns até pessoas comuns de vários países que se unem para tentar quitar a dívida externa da Grécia. As possibilidades abertas pelo financiamento coletivo são tantas que a prática já chegou ao mercado de capitais. Trata-se do equity crowdfunding, ou o investimento online para viabilizar micro e pequenas empresas (MPEs).

Iniciativas do gênero já existem em outros países há algum tempo, mas só agora começam a chegar ao Brasil. Uma delas é a EqSeed, plataforma de equity crowdfunding recém-lançada no país. Greg Kelly, sócio-fundador da empresa, explica que descobriu este modelo de negócios em 2011, quando trabalhava no mercado de capitais da Inglaterra, seu país natal. Em pouco tempo, os investimentos em MPEs feitos com a ferramenta cresceram, e hoje somam mais de 85 milhões de libras.

Greg Kelly acompanhou o crescimento do equity crowdfunding na Inglaterra e resolveu investir neste modelo de negócio no Brasil
Greg Kelly acompanhou o crescimento do equity crowdfunding na Inglaterra e resolveu investir neste modelo de negócio no Brasil
Foto: Divulgação

“Acredito que é um modelo forte para atrair investimentos. Como sou casado com uma brasileira, decidi me mudar e lançar uma plataforma aqui, que tem uma grande cultura de pequenas empresas, mas não de investimento nelas”, argumenta Greg.

Facilitando investimentos O sócio-fundador da EqSeed afirma que a grande vantagem que a plataforma oferece às MPEs é a maior facilidade para atrair investimentos, processo muito complicado e demorado para os pequenos empreendimentos que tentam fazer isso da maneira tradicional.  “São negócios que têm de 2 a 5 pessoas, e elas não contam com muito tempo nem experiência para fazer este papel. Com a plataforma, é possível postar tudo e atrair os interessados para visitar a página”, explica.

Qualquer empresa pode criar uma campanha na plataforma, desde que seu faturamento seja de até R$ 3,6 milhões e a operação de captação seja aprovada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão que regula o mercado de capitais no Brasil. O aporte mínimo é de R$ 1 mil, e pode ser feito por qualquer pessoa física ou jurídica. No entanto, Greg explica que este tipo de investimento é de longo prazo, alto risco e baixa liquidez. “Por isso, recomendamos que a pessoa não ultrapasse 10% do seu patrimônio líquido, e que não precise deste dinheiro nos próximos cinco anos”, diz.

Por outro lado, caso a aposta dê certo, o retorno pode ser bastante significativo. Isso porque o investidor receberá uma proporção de ações equivalente ao capital investido. “Uma dificuldade que existe no Brasil é que a figura das sociedades limitadas não foi feita para receber investimento. Por isso, quem apoia uma campanha na EqSeed recebe notas conversíveis, que serão transformadas em ações quando passar de quatro anos ou quando o faturamento do negócio superar R$ 3,6 milhões e ela virar uma sociedade anônima (S/A)”

A ferramenta foi lançada no Brasil há apenas um mês, e Greg espera fechar o ano com três projetos de captação, cada um com pelo menos 50 investidores. Já para 2016, ele acredita que a ferramenta deve movimentar em torno de R$ 5 milhões. “Na Inglaterra, o sucesso foi tão grande que até as empresas maiores estão usando estas plataformas. Cerca de 60% dos negócios que obtêm sucesso são ligados à área de tecnologia, mas existem muitos tradicionais que também estão se saindo bem”, encerra.

Fonte: Plataforma de crowdfunding capta investidores para MPEs - Terra

Empresária cria lingerie para gestantes e mães que amamentam

Depois de perceber que não era a única a procurar por peças modernas e coloridas para este período, Thaise Calaça decidiu investir no setor

Em 2012, quando estava amamentando sua filha Helena, a hoje empresária Thaise Calaça descobriu uma lacuna no mercado de roupas femininas: ela queria comprar belas lingeries, que se adaptassem às formas de seu corpo naquele momento tão especial para toda mulher. Mas em todas as lojas em que entrava só achava aquelas peças beges, sem graça e largas demais. Além disso, em todos os estabelecimentos ouvia das vendedoras que ela não era a única a reclamar das lingeries para mulheres em fase de amamentação.  “Quando constatei que eu não iria encontrar o que procurava, percebi que essa poderia ser uma boa oportunidade de negócio”, conta ela.

Foi então que Thaise começou uma nova gestação – desta vez de um negócio próprio. Enquanto via sua filha desmamar e crescer, ela deu início a um período de 18 meses de estudos e pesquisas que resultou na criação da Amari Lingerie, empresa especializada em peças voltadas para gestantes e mães que amamentam.

Ao não encontrar lingeries bonitas para mães que amamentam, Thaise Calaça decidiu criar a Amari Lingeries
Ao não encontrar lingeries bonitas para mães que amamentam, Thaise Calaça decidiu criar a Amari Lingeries
Foto: Divulgação

Hoje com 34 anos, Thaise tem razões de sobra para se orgulhar de suas duas crias: Helena é uma bela garotinha de quatro anos e a Amari Lingerie é uma marca presente em 47 pontos de venda, em oito estados do Brasil. A empresa tem 13 funcionários, envolvidos na produção e na gestão, e alcança lojas de moda gestante, de enxovais para bebê e de lingerie multimarcas.

Planejamento e criatividade Um dos segredos do sucesso de Thaise foi sua capacidade de unir uma boa ideia a um bom planejamento. Muito antes de produzir o primeiro modelo, ela fez uma pesquisa de mercado, que ajudou a confirmar que havia demanda para seu conceito. “Selecionamos algumas clientes para testar as peças. A receptividade foi melhor do que esperava”, diz a empresária. Assim, com apoio do Sebrae, ela começou a desenvolver peças com cortes mais ousados e cores mais variadas, sempre de acordo com o que as clientes usavam quando ainda não eram mães.

Os dados coletados durante a pesquisa orientaram até mesmo a escolha do nome da marca, que, dependendo do idioma, pode significar “plenitude”, “belo”, “mãe” e “amado” – todas expressões diretamente ligadas à experiência transformadora da maternidade. As entrevistas com mães de várias regiões do país e conversas com diferentes fornecedores também ajudaram na concepção das peças. Os modelos, por exemplo, têm rendas, característica pouco encontrada nas lingeries tradicionais voltadas para este público, e foram pensados para garantir o conforto durante os períodos do pós-parto e da amamentação, sem abrir mão da sensualidade e da beleza.

A combinação de planejamento e criatividade logo deu frutos. Com apenas dois anos de existência da Amari, Thaise ganhou a etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, na categoria Pequenos Negócios. Ela foi classificada entre 420 inscritas. “A dificuldade foi a mesma que toda empresa iniciante enfrenta: ganhar a credibilidade do mercado, encontrar e capacitar a mão de obra, não ter um histórico de vendas para se pautar e programar a produção, por exemplo”, afirma Thaise.

A empresária, no entanto, não senta em cima dos louros e pretende continuar aumentando o  alcance de seus produtos. “Somos uma empresa jovem e temos ainda muito espaço para conquistar”, conclui.

Fonte: Empresária cria lingerie para gestantes e mães que amamentam - Terra

Aceleradora mineira vai selecionar 8 statups para mentoria

Startups mineiras interessadas em mentoria de negócios podem se inscrever para participar do Open Pitch Techmall, que será realizado dia 18 de agosto, na Avenida Flávio dos Santos, 372, Floresta, Belo Horizonte.

No evento, os empresários terão a oportunidade de apresentar suas ideiais para a aceleradora Techmall, que irá selecionar oito projetos para receber uma hora de mentoria individual.

Evento dará oportunidade para que empresários apresentem suas ideias e concorram a uma hora de mentoria individual
Evento dará oportunidade para que empresários apresentem suas ideias e concorram a uma hora de mentoria individual
Foto: Rawpixel / Shutterstock

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://www.sympla.com.br/techmall-open-pitch__39496.

Fonte: Aceleradora mineira vai selecionar 8 statups para mentoria - Terra

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